Equitação Adaptada de competição nacional marca presença no maior evento equestre mundial Escrito por Sofia Pires

Ana Mota Veiga ocupa o 51.º lugar no ranking geral, da tabela mundial e Sara Duarte, com o novo cavalo Damasco OS, cedido pela Coudelaria Oliveira Santos, está na 66.ª posição.
Segundo o chefe de equipa, João Cardiga, “a presença no maior evento equestre mundial, que se realiza a cada quatro anos é, para esta pequena equipa, uma batalha ganha”.
Depois de ter perdido o cavalo Neapolitano que a tinha levado a dois paralímpicos, Sara Duarte teve que começar do zero a sua preparação. É com Damasco OS, um cavalo de raça lusitana com apenas seis anos, cedido pela Coudelaria Oliveira Santos, que consegue a proeza de se qualificar para o Mundial em apenas cinco meses. As notas obtidas nas provas team e individual, ambas acima dos 60% (63,644%), garantiram-lhe o apuramento.
Ana Mota Veiga, com Vento da Devesa, que já estava apurada pelo Europeu de 2013, com 63,769%, também eleva a fasquia das suas percentagens, ao obter 66,9% na individual Team e 67,6% na Kur.
Segundo João Cardiga “estes resultados são animadores”, sobretudo no que diz respeito ao Damasco OS, um cavalo com apenas seis anos, que iniciou o seu treino com em fevereiro. “Com apenas cinco meses de trabalho intensivo, chegar a um internacional e conseguir o objetivo, é estimulante. Mas sabemos que ainda estamos longe de atingir as metas ambicionadas. A Ana e o Vento já estavam apurados, pelo que foi um pouco mais tranquilo”, sublinha.
Maria de Lurdes, presidente da direção da Academia, acrescenta: “Tudo isto, a par da estreia de quatro novos atletas, portadores de deficiência, em competição e qualificados para o campeonato nacional. Pela primeira vez a Academia J Cardiga, coloca uma equipa de cinco pessoas no pódio, em diversos graus.
“Na verdade, se conseguirmos assegurar o “Top 10” nos jogos equestres mundiais, teremos “ a cereja no topo do bolo”. Sonhar não paga imposto…”, conclui.
Nos Jogos Equestres Mundiais 2014, Portugal terá equipas presentes em seis disciplinas, num total de 19 atletas, o que constitui a maior representação de sempre.
fonte:
http://www.pluralesingular.pt/index.php/curtas/desporto/item/1129-equitacao-adaptada-de-competicao-nacional-marca-presenca-no-maior-evento-equestre-mundial