Bibá Pitta "apadrinha" Jornadas de Equitaçao Adaptada Dia 1 de Junho, na Academia Equestre João Cardiga, em Leceia-Oeiras
Bibá Pitta é uma das figuras públicas que já aceitou o convite para ser “madrinha” das Jornadas de Equitação Adaptada, que se realizam no próximo dia 1 de Junho, nas instalações da Academia Equestre João Cardiga (AJC), em Leceia-Oeiras.
A iniciativa insere-se nas comemorações, dos 50 anos da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e, dos 20 anos da Academia João Cardiga, no âmbito da parceria existente entre as duas instituições.
Organizadas sob o lema da “Inclusão, Igualdade e Desporto”, estas Jornadas de Equitação Adaptada, para além de assinalarem os aniversários das duas instituições Parceiras (APPACDM e AJC), têm como principais objectivos; Partilhar experiências entre jovens de diversas instituições; Permitir uma maior interacção com (e na) comunidade; Sensibilizar e divulgar a prática da equitação terapêutica, da equitação desportiva de competição e Promover a Pessoa na sua individualidade.
A competição contará com a participação de 50 atletas provenientes das seguintes instituições; APERCIM – Associação para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Mafra, Escola Superior Agrária da Paiã – departamento de Equitação Terapêutica, APCL – Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, Associação Nacional do Turismo Equestre da Golegã, APPACDM e da própria Academia J Cardiga.
A organização das Jornadas de Equitação Adaptada está a cargo da APPACDM e da Academia J Cardiga, contando com o apoio de várias entidades, nomeadamente a Oriflame.
Sobre a APPACDM
A APPACDM de Lisboa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1962, certificada pelo referencial de qualidade, EQUASS_Assurance – Nível I.
Desde logo assumiu como missão Promover a inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidade na sociedade, com qualidade de vida no respeito pelos princípios que consagram o direito ao exercício de plena cidadania, papel que assumimos na sociedade com empenho e motivação procurando melhorar a qualidade dos nossos serviços, junto das pessoas com deficiência e incapacidades colocando a nossa experiência e conhecimento ao serviço da mesma.
Actualmente presta serviços nos concelhos de Almada, Cascais e Lisboa a 718 crianças jovens e adultos, contando com uma equipa multidisciplinar de 276 colaboradores, as necessidades específicas das pessoas com deficiência intelectual nas respostas sociais de Creche, Escola de Educação Especial, Centro de Recursos para a Inclusão, Centro de Actividades Ocupacionais, Centro de Formação, Lares Residenciais.
Sobre a Academia Equestre João Cardiga
A Academia J Cardiga, é uma Instituição de Solidariedade Social, que comemora este ano, duas décadas de actividade, ao serviço da “Equitação para todos, no respeito pela diferença”.
.
A Academia J Cardiga é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, inserida no Centro Hipico com o mesmo nome, fundado em 1992. Este ano, a instituição comemora o seu 20 anos de actividade, ao serviço da “Equitação para todos, no respeito pela diferença”.
Reconhecida pela Federação Equestre Portuguesa, Escola Nacional de Equitação, e Instituto do Desporto e Juventude, a AJC acolhe, hoje, 250 associados, 75 dos quais portadores de deficiências diversas, e assenta a sua actividade nos valores da “Solidariedade, Respeito pela Diferença, Inclusão Social e Espírito Desportivo.
Nestas duas décadas, a AJC destacou-se na preparação de cavalos e na formação de cavaleiros, através de uma equipa multidisciplinar, constituída por técnicos de equitação credenciados, técnicos de saúde e um vasto grupo de voluntários que contribuem para a sua sustentabilidade, sobretudo na Equitação com fins terapêuticos, acolhendo a Pessoa na sua individualidade, da criança ao idoso.
Na competição a Academia está representada nas disciplinas de Dressage, Paradressage, Equitação Adaptada, Special Olympics, Equitação Tradicional e Horseball, com mais de duas dezenas de atletas, nas diversas disciplinas, tendo alcançado numerosos títulos e merecido a atribuição, por parte da Câmara Municipal de Oeiras, da medalha de mérito municipal, grau prata.
AMMA