ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: 1.ª edição dos Jogos de Portugal, destinados a pessoas portadoras de deficiência  (Lida 5161 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Fisgas

 
850 atletas vão fazer de Coimbra a capital do desporto adaptado durante dois dias




Coimbra vai receber, nos próximos dias 10 e 11, a 1.ª edição dos Jogos de Portugal, destinados a pessoas portadoras de deficiência.

A realização de uma prova é como a concretização de um sonho para a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD). Depois de, no ano passado, ter sido impossível realizar o evento, devido a limitações organizativas, a federação quer, este ano, dar um passo em frente no que diz respeito à evolução do desporto adaptado.

A competição vai trazer à cidade cerca de 850 atletas que, pela primeira vez, vão participar numa prova nacional que concentra 15 modalidades de desporto adaptado, 11 delas destinadas à competição (atletismo, basquetebol para atletas com deficiência intelectual, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, ciclismo, futsal para atletas com deficiência intelectual, futsal para atletas surdos, futebol de sete, goalball, natação e ténis de mesa) e as outras quatro (andebol em cadeira de rodas, judo e tricicleta) vão marcar presença como demonstração.

http://www.asbeiras.pt
« Última modificação: 04/11/2014, 10:06 por Sininho »
 

Offline Fisgas

 
Mafalda Ribeiro é embaixadora dos Jogos de Portugal em Coimbra 


 
Nos dias 10 e 11 de junho, Coimbra recebe os Jogos de Portugal que vão reunir na cidade dos estudantes 800 atletas em 15 modalidades. Um evento, cujo principal objetivo é promover o desporto para pessoas com deficiência. A escritora Mafalda Ribeiro, deficiente motora, é uma das embaixadoras desta iniciativa.

“Se o desporto move massas, então que o desporto adaptado para deficientes faça parte também desse fenómeno. É muito importante que valorizemos os nossos atletas que são autênticos vencedores em dose dupla: nas competições e na vida”, exclama a embaixadora a Record. “São eles que têm trazido troféus e medalhas para Portugal”, sublinha Mafalfa Ribeiro, que convida todos a estarem presentes na cidade de Coimbra e assim assistir a uma verdadeira festa do desporto. Não falte aos Jogos de Portugal, na próxima sexta-feira e no sábado. Estão todos convocados!

Record
 

Offline Cris

 
Em jeito de informaçao adicional informo que no dia 10 de junho - sexta-feira pelas 21:30 haverá um concerto do Micael Carreira no Municipal de Coimbra. O custo do bilhete é de 3,00€ e reverterá a favor da Federação Portuguesa de Desporto para Dificientes.
 
Eu vou lá estar e tu?
 

Offline Fisgas

 
APD Paredes participa no I Jogos de Portugal
 
A Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação Local de Paredes participa, este fim-de-semana, nos jogos de basquetebol para a Taça de Portugal e I Jogos de Portugal.
 

A competição decorre em Coimbra, de 10 a 12. A APD Paredes vai disputar a meia-final com a APD Leiria, esta sexta-feira, pelas 16h00 no Pavilhão dos Olivais. A final será disputada no dia 11, entre os vencedores das duas meias-finais, às 12h00 e a entrega de prémios será logo de seguida. As partidas serão transmitidas na RTP2 e Sportv2.

Os Jogos de Portugal são uma nova iniciativa da Federação Portuguesa de Desporto Para Pessoas com Deficiência / WIB - We Inspire Brands, que tem por objectivo a promoção do desporto para pessoas com deficiência em Portugal. Trata-se de um evento multidesportivo, inspirado nos Jogos Paralímpicos, que mobiliza diversos agentes desportivos, famílias dos atletas e o público em geral, em diversas modalidades.

 
 http://www.verdadeiroolhar.pt
 

Offline Fisgas

 
Sp. Braga presente nos Jogos de Portugal



José Macedo, José Gonçalves, Mário Peixoto, Eunice Raimundo, Domingos Vieira, Joaquim Soares e Alexandrina Oliveira são os sete atletas do Sporting de Braga que integram o leque dos 16 melhores classificados no ranking nacional de boccia, na respectiva classe, para participarem nos 1.ºs Jogos de Portugal, em Coimbra.

Os Jogos de Portugal realizam-se em Coimbra contando com a participação de aproximadamente 850 atletas, que disputarão 15 modalidades de desporto adaptado, onze delas em competição: atletismo, basquetebol para atletas com deficiência intelectual, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, ciclismo, futsal para atletas com deficiência intelectual, futsal para atletas surdos, futebol de sete, goalball, natação e ténis de mesa; como demonstração, marcarão presença o andebol em cadeira de rodas, o judo e a tricicleta.

Os Jogos de Portugal contam com a participação dos melhores atletas nacionais de várias modalidades, alguns com participações nos Jogos Paralímpicos e medalhados nos Campeonatos do Mundo e da Europa. Nesse contexto é um sinal de prestígio para os atletas que vão representar o Sporting de Braga nesta competição.

Depois desta participação, os atletas de alta-competição do Sporting de Braga estarão presentes no estágio da selecção nacional de Boccia, a realizar nos dias 18 e 19 de Junho, em Oliveira de Azeméis. Ainda no mês de Junho, José Carlos Macedo e Domingos Vieira irão representar Portugal no Cheshire Boccia Championships 2011, torneio de preparação internacional a realizar em Manchester (Inglaterra), entre os dias 24 a 27.

http://www.correiodominho.pt
 

Offline Fisgas

 
FPDD faz balanço positivo de Jogos de Portugal
iniciativa vai repetir-se em 2012 




 
A presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) fez este sábado um balanço "extremamente positivo" da 1.ª edição dos Jogos de Portugal e garantiu que a iniciativa vai repetir-se em 2012.


"Tivemos uma adesão completa por parte de atletas, técnicos e clubes", disse Leila Marques, acrescentando: "Conseguimos alcançar o nosso objetivo que é divulgar o desporto para pessoas com deficiência e fazer com que cada vez mais pessoas pratiquem desporto".


No total, a competição, que decorreu sexta-feira e hoje em vários locais da cidade de Coimbra e no estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, juntou 850 atletas, de 15 modalidades, algumas das quais de demonstração.


Leila Marques garantiu que para o ano haverá mais modalidades e mais atletas a participar, porque já "houve contactos nesse sentido".


Uma das modalidades que poderá ser incluída no programa do próximo ano é, segundo a presidente da FPDD, "a vela, um desporto no qual Portugal tem campeões".


Um dos objetivos dos Jogos de Portugal era a mobilização da população, que poderia assistir a todos os eventos mediante o pagamento de um bilhete único de dois euros, facto que não foi alcançado na totalidade.


"Houve modalidades com mais assistência que outras gostaríamos de ter mais, contávamos que na cerimónia de abertura houvesse mais adesão", afirmou Leila Marques.


A responsável da FPDD considerou mesmo que para o ano "é preciso investir mais na divulgação e comunicação".


Inspirados no programa paralímpico, os Jogos de Portugal têm como objetivo juntar a vertente competitiva à integração social.


Os atletas competiram nas modalidades de atletismo, natação, boccia, basquetebol em cadeira de rodas, goalball, futebol 7, futsal, ciclismo, remo e slalom.


Como desportos de demonstração no evento, que demorou um ano e meio a ser preparado, estiveram o ténis de mesa, orientação, remo, andebol em cadeira de rodas e tricicleta.

Siga-nos no Facebook e no Twitter.

record.xl
 

Offline Fisgas

 
Desporto Adaptado: Atletismo - Dezasseis portugueses garantem mínimos para Londres2012



Dezasseis atletas garantiram hoje mínimos A e B para os Jogos Paralímpicos Londres2012, durante as competições de atletismo dos Jogos de Portugal, que decorreram no estádio Magalhães Pessoa, em Leiria.Coimbra, 11 jun (Lusa) -- Dezasseis atletas garantiram hoje mínimos A e B para os Jogos Paralímpicos Londres2012, durante as competições de atletismo dos Jogos de Portugal, que decorreram no estádio Magalhães Pessoa, em Leiria.

Os Jogos de Portugal juntaram, em Coimbra e Leiria, 850 atletas com deficiência de 15 modalidades, com as provas de atletismo e natação permitirem a obtenção de mínimos para os próximos Jogos Paralímpicos.

Na área da deficiência visual, Luís Gonçalves, Nuno Alves, Ricardo Vale e Nelson Gonçalves conseguiram mínimos A, enquanto José Rodolfo Alves, Gabriel Potra, Firmino Baptista, Hugo Cavaco e Gabriel Macchi alcançaram mínimos B.

A marca obtida por Hugo Cavaco, de 17 anos, nos 200 metros T12, 24,69 segundos, permitiu-lhe passar a integrar o projeto de preparação Londres2012.

Na área da deficiência intelectual conseguiram mínimos os atletas Cátia Almeida, Raquel Cerqueira, Inês Fernandes,

José Monteiro, Lenine Cunha, Graça Fernandes e Ricardo Marques.

O mínimo A, é o segundo critério de abertura de cota para a participação de um país nos Jogos Paralimpicos, a seguir aos resultados obtidos em provas internacionais organizadas pelo Comité Paralímpico Internacional, nomeadamente em campeonatos do Mundo.

Também no estádio Dr. Magalhães Pessoa, Messias Dias (10 000 metros), Catarina Marques e Dina Oliveira (5000 metros) garantiram mínimos para participarem nos Jogos Surdolímpicos Atenas2013.

Na natação foram batidos um total de oito recordes, com Simone Fragoso e Teresa Neves a conseguirem melhorar dois máximos nacionais cada uma.


- Atletas que garantiram mínimos:

-- Deficiência visual:


Luís Gonçalves, 400 metros (A)
José Rodolfo Alves, 400 metros (B)
Gabriel Potra, 100 e 200 metros (B)
Firmino Baptista, 200 metros (B)
Hugo Cavaco, 200 metros Nuno Alves, 5000 metros (A)
Gabriel Macchi, 5000 metros (B)
Ricardo Vale, 5000 metros (A)
Nelson Gonçalves, lançamento do peso (A)
-- Deficiência intelectual
Cátia Almeida, 1500 metros (B)
Raquel Cerqueira, salto em comprimento (A) Inês Fernandes, lançamento do peso (A)
José Monteiro, 800 metros (B)
Lenine Cunha, salto em comprimento (A) Graça Fernandes, salto em comprimento (B) Ricardo Marques, lançamento do peso (A)



Lusa/fim
 

Offline Fisgas

 
Coimbra. Tem mais encanto na hora da partida


Dezasseis atletas portuguses garantiram na sexta-feira e no sábado os mínimos para competição


Basquetebol em cadeira de rodas, a encher bancadas desde 1946


Londres está a pouco menos de três horas de avião e os Jogos Paralímpicos a pouco mais de um ano. O terminal de chegada só agora começa a ganhar forma, mas os balcões de check-in já abriram em todo o mundo. Vistos, passaportes, licenças, anuências. Enquanto dezenas de atletas tentavam em Coimbra o carimbo para Londres-2012, o i suava em bica para completar a maratona de reconhecimento das 15 modalidades dos Jogos de Portugal. Pavilhões, escolas, pistas, complexos - não fizemos sequer os mínimos, mas descobrimos outro lado da competição.

"Ó menina, eu sou sozinha. Só vim cá apoiar esta rapaziada." Maria de Lurdes levantou-se cedo, adiantou o almoço e foi para a janela esperar que a vizinha estacionasse o carro ao lado da sua porta. Aos 72 anos, não se ajeita para apanhar o autocarro e por isso decidiu aproveitar a boleia para o Dolce Vita. Do outro lado da estrada, ao pé do centro comercial, estava a decorrer a primeira edição dos Jogos de Portugal, que durante dois dias procuraram divulgar o desporto adaptado. Cruzámo-nos com Maria de Lurdes à saída do Complexo Olímpico de Piscinas. Disse-nos que gostava de ver mais coisas, mas que não queria fazer esperar a vizinha, que ia nesse dia para o Porto, apanhar um avião (não soube dizer se o voo era para Londres e ainda nos lançou um olhar furtivo: "eu também não gosto que se metam na minha vida..."). Explicámos que os Jogos acabavam naquela tarde e encolheu os ombros: "É pena que não façam estas coisas mais vezes".

Aprovadas pelo Comité Internacional, as provas de atletismo e natação eram as únicas que permitiam a obtenção dos mínimos para os próximos Jogos Paralímpicos. Ainda assim, em Coimbra reuniram-se mais de 800 atletas, que competiram em 15 modalidades - além do atletismo (que conseguiu 16 mínimos A e B, sendo que índice A é o segundo critério para a participação de um país nos JO) e da natação, boccia, basquetebol em cadeira de rodas, goalball, futebol 7, futsal, ciclismo, remo e slalom. Em demonstração estiveram ainda o ténis de mesa, orientação, remo, andebol em cadeira de rodas e tricicleta.

Com os pavilhões sempre a meio gás (Maria de Lurdes assegurou-nos de que ainda tinha tentado convencer uma amiga, mas sem sucesso) e os festejos acabaram por ficar a cargo das equipas e dos familiares. Entre o silêncio monástico e a exaltação, perdemos a conta aos suspiros e aos olhares embevecidos. Estava a terminar um emocionante encontro de goalball (disputado por atletas com deficiência visual), quando a bola de 1,250 quilos nos bateu acidentalmente na perna. "Ai desculpe, desculpe. Isto às vezes acontece", sussurrou-nos um rosto aflito. As palavras saíram entre dentes e antes de sermos repreendidos pelo árbitro por causa do ruído, ainda houve tempo para um desabafo: "Só tenho pena que não se possa fazer barulho. Às vezes tenho vontade de berrar o nome do meu marido".

Do sossego para a loucura desenfreada, os Jogos fecharam ao som das tampinhas de Joaquim Francisco. Na bancada, sem camisa e mergulhado num lençol de água, o fervoroso pai estremecia a cada ponto da equipa de Leiria. Em campo, as cadeiras de rodas faziam faísca sempre que se disputava a bola laranja. Faltavam poucos minutos para terminar o encontro de basquetebol e Joaquim só acalmou para se queixar ao i das injustiças que afastaram a equipa do filho da vitória no campeonato. "Cortaram-lhes as pernas, e olhe que alguns deles já nem as têm", lançou uma gargalhada estridente e voltou a agitar um garrafão cheio de tampas de plástico. Quando o jogo terminou, saltou desvairado para o campo. Antes de abraçar o filho, voltou-se para nós e gritou: "Estes é que são os verdadeiros campeões".


http://www.ionline.pt
 

Offline Fisgas

 
Jogos de Portugal com balanço "extremamente positivo"


Leila Marques, presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), garantiu em Coimbra que o evento vai repetir-se em 2012.

"Tivemos uma adesão completa por parte de atletas, técnicos e clubes", afirmou Leila Marques. "Conseguimos alcançar o nosso objectivo que é divulgar o desporto para pessoas com deficiência e fazer com que cada vez mais pessoas pratiquem desporto", adiantou.

A iniciativa realizou-se nesta sexta-feira e sábado em diversos locais da cidade de Coimbra e no estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e reuniu 850 atletas, de 15 modalidades, algumas das quais de demonstração.

Os atletas competiram nas modalidades de atletismo, natação, boccia, basquetebol em cadeira de rodas, goalball, futebol 7, futsal, ciclismo, remo e slalom. Como desportos de demonstração no evento estiveram o ténis de mesa, orientação, remo, andebol em cadeira de rodas e tricicleta.

A presidente da FPDD já revelou que no próximo ano o evento contará com mais modalidades e mais atletas a participar, uma vez que já "houve contactos nesse sentido".

Os Jogos de Portugal têm como objectivo unir a vertente competitiva à integração social e a mobilização da população era um factor fundamental. Através da aquisição de um bilhete único de dois euros, a população poderia assistir a todos os eventos, mas não houve muita adesão, como afirma Leila Marques: "Houve modalidades com mais assistência que outras, gostaríamos de ter mais, contávamos que na cerimónia de abertura houvesse mais adesão". "É preciso investir mais na divulgação e comunicação", indicou a responsável da FPDD.


DN
 

Offline Fisgas

 
Ciclismo adaptado: André Sobreira vence 1.ª edição dos Jogos de Portugal
 

   
 
O atleta algarvio André Sobreira venceu a 1.ª edição dos Jogos de Portugal, na categoria de ciclismo adaptado, num evento promovido pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, que reuniu em Coimbra, no passado dia 10, mais de 600 atletas em 10 modalidades.

Na categoria de ciclismo adaptado, ou handbike, o atleta da ParaSport – Associação de Promoção do Desporto Adaptado, André Sobreira, demonstrou a sua superioridade vencendo com o tempo final de 35.59.01 minutos, com 5 minutos de avanço sobre o 2.º classificado.

Sobreira, oriundo de Lagos, participou recentemente na Maratona de Manheim, na Alemanha, na qual foi 43.º entre 122 participantes.

O ciclista algarvio deverá ser a primeira escolha para o Campeonato do Mundo a realizar em Setembro na Dinamarca, informa a ParaSport. 

http://www.regiao-sul.pt
 

Online migel

 
COIMBRA - Jogos de Portugal  



Ouro para os atletas do Clube Naval de Ponta Delgada

Os atletas de natação adaptada do Clube Naval de Ponta Delgada, brilharam uma vez mais no Campeonato Nacional de Verão de natação adaptada, integrado nos Jogos de Portugal, que se disputaram em Coimbra, nos dias 10 e 11 de Junho.
Henrique Cruz e André Bicudo, do CNPDL, acompanhados pelo técnico Filipe Lima, alcançaram mais uma série de bons resultados, subindo ao pódio por cinco vezes para arrebatarem 4 medalhas de 1º lugar e uma de 2º classificado, para juntar ao seu vasto palmarés.
A prova foi realizada numa piscina olímpica (50 m) para a qual não estão habituados, o que não impediu que batessem recordes pessoais e nacionais de escalão na classe S14, nomeadamente nas provas de 50 livres e 200 livres, com André Bicudo a ser o detentor destes Recordes Nacionais no escalão Júnior (RNJ).
Nestas provas os atletas do CNPDL, tiveram oportunidade de nadar junto de muitos atletas para Olímpicos, mostrando assim a sua qualidade e capacidade de estar entre os melhores a nível nacional.
A prova foi aberta a várias classes de deficiências, incluindo motoras, surdez, entre outras.

Resultados finais:

André Bicudo 50 m livres 32,84 (1º) (RNJ) 100 m livres 1,15,11 (1º) 200 m livres 3,00,75 (1º) (RNJ) Henrique Cruz 50 m bruços 49,40 (1º) 100 m bruços 1,55,83 (2º) 50 m livres - 43,17 (8º).
Por todos estes excelentes resultados, foi uma época de grande sucesso para a natação adaptada do CNPDL, em que se conseguiram bater 3 recordes nacionais no escalão Júnior e 1 recorde de POrtugal por parte do jovem nadador André Bicudo, bem como, as sempre presentes boas prestações do veterano Henrique Cruz, que ainda se mostra capaz de superar alguns dos seus recordes pessoais. Tudo fruto de um trabalho dedicado destes atletas com necessidades especiais que são um exemplo do verdadeiro sentido do que é o Desporto.



Fonte:Correio dos Açores


 

Offline Fisgas

 
«Leões» conquistaram 15 medalhas nos Jogos de Portugal
 


 
Teresa Neves bateu dois recordes nacionais, enquanto João Vaz e João Soldado alcançaram mínimos para o Europeu de síndrome de Down, nos primeiros Jogos de Portugal para atletas com deficiência, que decorreram na cidade de Coimbra.

Pela primeira vez reuniram-se atletas de todo o tipo de deficiências e diversas modalidades num só evento, transmitindo à cidade do Mondego uma dinâmica e alegria só comparável às festas da "Queima das Fitas", pois a actividade desportiva e a social estiveram sempre presentes criando momentos inesquecíveis. A natação adaptada do Sporting participou com cinco atletas (José Ribeiro, João Soldado, João Vaz, Teresa Neves e Inês Conde), sendo quatro deles da deficiência mental e um atleta da deficiência motora. Ana Carvalho e Nuno Silva não compareceram no evento, por se encontrarem em estágio de preparação com a selecção nacional do Special Olympics Portugal, que participará no Special Olympics World Summer Games Athens 2011. Estes valorosos atletas que conquistaram 15 medalhas (sete medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze) e bateram dois recordes nacionais, tiveram um desempenho fantástico, como vem sendo hábito, fruto da sua motivação e dedicação extensível a técnicos e familiares, que não se negam a esforços para alcançar os objectivos, constituindo verdadeiros exemplos e grandes lições de vida.

A atleta mais nova do Sporting, Teresa Neves (deficiência motora, classificação - S10), com apenas duas participações em provas nacionais, é já detentora de quatro recordes nacionais, sendo dois deles (400 metros livres e 100 metros mariposa) estabelecidos nesta competição. A Teresa é uma grande promessa do desporto adaptado português, pois tem apenas 13 anos de idade, esperando-se que possa vir a evoluir ainda mais e a projectar-se internacionalmente. Na deficiência mental, apesar de a equipa não estar completa, pelas razões já referidas, os que estiveram foram fantásticos, sendo de destacar João Vaz e João Soldado que obtiveram mínimos de participação no Campeonato Europeu de Síndrome de Down que decorrerá também em Coimbra, no mês de Novembro. Parabéns aos técnicos Rui Gama e Diogo Ribeiro pelo trabalho desenvolvido e pelo contributo para o crescimento da natação adaptada do Sporting.

Special Olympics World Summer Games Athens 2011

Na passada segunda-feira, dia 20 de Junho, os atletas «leoninos» Nuno Silva e Ana Carvalho e o seu treinador Rui Gama, rumaram a Atenas, na Grécia, integrados na selecção nacional do Special Olympics Portugal, que participará nos Jogos Mundiais. A comitiva é composta por 52 pessoas, sendo 36 atletas das modalidades de natação, atletismo, golfe, futebol e basquetebol. Os jogos irão decorrer entre 25 de Junho e 4 de Julho. Em competição, estarão mais de sete mil atletas de 180 países a competir em 22 modalidades diferentes. Será sem dúvida um momento alto para o desporto adaptado nacional em geral e para os nadadores do Sporting em particular.
 
 
 http://www.sporting.pt
 
« Última modificação: 25/06/2011, 19:56 por Fisgas »
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo