Desporto Adaptado: Atletismo - Dezasseis portugueses garantem mínimos para Londres2012
Dezasseis atletas garantiram hoje mínimos A e B para os Jogos Paralímpicos Londres2012, durante as competições de atletismo dos Jogos de Portugal, que decorreram no estádio Magalhães Pessoa, em Leiria.Coimbra, 11 jun (Lusa) -- Dezasseis atletas garantiram hoje mínimos A e B para os Jogos Paralímpicos Londres2012, durante as competições de atletismo dos Jogos de Portugal, que decorreram no estádio Magalhães Pessoa, em Leiria.
Os Jogos de Portugal juntaram, em Coimbra e Leiria, 850 atletas com deficiência de 15 modalidades, com as provas de atletismo e natação permitirem a obtenção de mínimos para os próximos Jogos Paralímpicos.
Na área da deficiência visual, Luís Gonçalves, Nuno Alves, Ricardo Vale e Nelson Gonçalves conseguiram mínimos A, enquanto José Rodolfo Alves, Gabriel Potra, Firmino Baptista, Hugo Cavaco e Gabriel Macchi alcançaram mínimos B.
A marca obtida por Hugo Cavaco, de 17 anos, nos 200 metros T12, 24,69 segundos, permitiu-lhe passar a integrar o projeto de preparação Londres2012.
Na área da deficiência intelectual conseguiram mínimos os atletas Cátia Almeida, Raquel Cerqueira, Inês Fernandes,
José Monteiro, Lenine Cunha, Graça Fernandes e Ricardo Marques.
O mínimo A, é o segundo critério de abertura de cota para a participação de um país nos Jogos Paralimpicos, a seguir aos resultados obtidos em provas internacionais organizadas pelo Comité Paralímpico Internacional, nomeadamente em campeonatos do Mundo.
Também no estádio Dr. Magalhães Pessoa, Messias Dias (10 000 metros), Catarina Marques e Dina Oliveira (5000 metros) garantiram mínimos para participarem nos Jogos Surdolímpicos Atenas2013.
Na natação foram batidos um total de oito recordes, com Simone Fragoso e Teresa Neves a conseguirem melhorar dois máximos nacionais cada uma.
- Atletas que garantiram mínimos:
-- Deficiência visual:
Luís Gonçalves, 400 metros (A)
José Rodolfo Alves, 400 metros (B)
Gabriel Potra, 100 e 200 metros (B)
Firmino Baptista, 200 metros (B)
Hugo Cavaco, 200 metros Nuno Alves, 5000 metros (A)
Gabriel Macchi, 5000 metros (B)
Ricardo Vale, 5000 metros (A)
Nelson Gonçalves, lançamento do peso (A)
-- Deficiência intelectual
Cátia Almeida, 1500 metros (B)
Raquel Cerqueira, salto em comprimento (A) Inês Fernandes, lançamento do peso (A)
José Monteiro, 800 metros (B)
Lenine Cunha, salto em comprimento (A) Graça Fernandes, salto em comprimento (B) Ricardo Marques, lançamento do peso (A)
Lusa/fim