Deficiente-Fórum

..:: Deficiente-Forum - Modalidades Desportivas ::.. Responsável: Fisgas => Outros => Eventos => Tópico iniciado por: 100nick em 29/11/2024, 15:09

Título: II Congresso de Desporto Adaptado
Enviado por: 100nick em 29/11/2024, 15:09
No âmbito do nosso Projeto (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir, a FPDD é parceira da Palmela Desporto e APPACDM de Setúbal no II Congresso de Desporto Adaptado, que decorrerá no Concelho de Palmela no início do próximo mês de dezembro.
Mais informações, programa e inscrições no site do Congresso https://congressodesportoa.wixsite.com/desporto-adaptado
Contamos convosco!
O Projeto (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir tem o apoio financeiro do INR,IP e do IPDJ,IP


(https://scontent.flis7-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/468897166_560049446777969_9143979315519720118_n.jpg?stp=dst-jpg_p526x296_tt6&_nc_cat=102&ccb=1-7&_nc_sid=127cfc&_nc_ohc=NWyeI_dIh-gQ7kNvgG1Svd3&_nc_zt=23&_nc_ht=scontent.flis7-1.fna&_nc_gid=AYHR9W98fXIw4ZHEKSGo5Th&oh=00_AYDJItn37kg_ouuOLWrpsTU-5lS81NaTPV8CH5wbMNCPdQ&oe=674F9377)



Fonte: FPDD
Título: Re: II Congresso de Desporto Adaptado
Enviado por: SLB2010 em 06/12/2024, 11:24
Congresso sensibiliza para importância do Desporto Adaptado

Publicado em segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

(https://www.ammamagazine.com/images/noticias/2024/12_/12_02_17(1).jpg)
Congresso sensibiliza para importância do Desporto Adaptado de 5 a 7 dez
 
O II Congresso de Desporto Adaptado vai proporcionar dois dias de palestras, conferências e ações de formação, com o objetivo de sensibilizar para a importância da atividade física e desporto para pessoas com deficiência. O programa integra uma componente teórica, no dia 5 de dezembro, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, e uma componente prática, a 7 de dezembro, no Pavilhão e Piscina Municipal de Pinhal Novo e Escola Secundária de Pinhal Novo
 
Pretende-se sensibilizar as/os participantes para a importância da prática desportiva e realização de exercício físico por pessoas com deficiência (formação, treino desportivo e competição), como forma de manter e melhorar a sua condição física e saúde, promovendo a socialização e a qualidade da vida em comunidade. O Congresso tem também como objetivos desmistificar alguns conceitos relativos à atividade física e desporto para pessoas com deficiência e proporcionar às/aos participantes a prática de modalidades desportivas, para uma maior consciencialização no momento da prescrição de exercícios.
 
O programa do dia 5 integra a Conferência de Abertura “Desporto Adaptado - Meios, Recursos e Tendências/Necessidades” e os Painéis “Educação Física e Desporto Escolar vs Formação de Professoras/es e Técnicas/os”, “Direito Desportivo e Apoios para o Desporto Adaptado”, “Treinadoras/es, Movimento Associativo e Escola - Fórum/Mesa Redonda” e “Programas de Desenvolvimento do Desporto Adaptado, Boas Práticas Institucionais”. No dia 7, haverá iniciação à prática das modalidades de Goalball, Andebol em Cadeira de Rodas e Atletismo e vai ser apresentado o projeto Fitness Inclusivo para Todos (FIT).
 
O Congresso de Desporto Adaptado é uma iniciativa da Palmela Desporto, E.M., Câmara Municipal de Palmela e Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal (APPACDM), com a parceria do Centro de Formação Ordem de Santiago, Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e Desporto Escolar.
 
Programa
 
5 dezembro | Cine-Teatro S. João, Palmela
9h00
Abertura do Secretariado
​9h30
Sessão de Abertura​
Câmara Municipal de Palmela
Palmela Desporto, E. M.
APPACDM Setúbal
Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD)
Desporto Escolar da Península de Setúbal
​10h00
Conferência de Abertura​
Desporto Adaptado - Meios, Recursos e Tendências/Necessidades
Dr. José Celestino – Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal (APCAS)
10h20
Painel I - Educação Física e Desporto Escolar vs Formação de Professoras/es e Técnicas/os
Orador: Professor Pedro Reis – Desporto Escolar
10h40
Oradores: Escola Vale Milhaços/ EB 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho
11h00
Orador: Professor Pedro Pires
O Desporto Adaptado no plano curricular das licenciaturas
11h15
Debate
11h30
Coffee break
 
Painel II - Direito Desportivo e Apoios para o Desporto Adaptado
11h45
Orador: Alexandre Miguel Mestre
Direito Desportivo no Desporto Adaptado
12h05
Orador
Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)
Ética no Desporto Adaptado
12h15 – Testemunho de atletas
12h45 - Debate
13h00
Almoço
14h30
 
Painel III - Treinadoras/es, Movimento Associativo e Escola - Fórum/Mesa Redonda
FPDD – José Carlos Pavoeiro
APCAS – Patricia Melo
Futebol Clube do Porto – Joana Teixeira
Treinador Centro João Paulo II – David Henriques
Moderador: All aboard – Filipa Bento
15h30
Coffee break
15h45
Painel IV - Programas de Desenvolvimento do Desporto Adaptado, Boas Práticas Institucionais​
15h45
Câmara Municipal de Palmela
16h00
Agrupamento de Escolas de Palmela
16h20
Câmara Municipal de Coimbra
Realidade de Coimbra no Desporto Adaptado de Alto Rendimento
Moderador: Professor Nuno Januário
17h30
Encerramento
 
Programa – Componente Prática
 
7 dezembro | Pavilhão e Piscina Municipal de Pinhal Novo e Escola Secundária de Pinhal Novo
10h00-11h30
Iniciação à prática da modalidade de Goalball
Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo
 
11h30-13h00
Iniciação à prática da modalidade de Andebol em Cadeira de Rodas
Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo
 
​14h30-16h00
Iniciação à prática das modalidades de Atletismo
Escola Secundária de Pinhal Novo
 
​16h00-17h30
Apresentação do projeto Fitness Inclusivo para Todos (FIT)
Piscina Municipal de Pinhal Novo -  Ginásio de Musculação e Cardiofitness


Fonte: AMMA
Título: Re: II Congresso de Desporto Adaptado
Enviado por: Oribii em 10/12/2024, 14:46
Congresso alertou sobre importância do Desporto para pessoas com deficiência

Publicado em segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

(https://www.ammamagazine.com/images/noticias/2024/12_/12_09_03.jpg)

O II Congresso de Desporto Adaptado juntou, a 5 de dezembro, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, cerca de uma centena de representantes de entidades, clubes, escolas e autarquias, para reflexão e partilha de conhecimento e experiências sobre a importância da prática de exercício físico e desporto pelas pessoas com deficiência.

 

O programa do primeiro dia integrou a Conferência de Abertura “Desporto Adaptado - Meios, Recursos e Tendências/Necessidades” e os Painéis “Educação Física e Desporto Escolar vs Formação de Professoras/es e Técnicas/os”, “Direito Desportivo e Apoios para o Desporto Adaptado”, “Treinadoras/es, Movimento Associativo e Escola - Fórum/Mesa Redonda” e “Programas de Desenvolvimento do Desporto Adaptado, Boas Práticas Institucionais”.

 

«Depois de uma primeira edição de grande interesse, que conferiu visibilidade e abriu espaço para uma discussão mais alargada e aprofundada sobre o tema, foi com entusiasmo e determinação que o Município, a empresa municipal Palmela Desporto e a Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal (APPACDM) partiram para a construção desta segunda edição do Congresso. Contámos, para isso, com a preciosa ajuda dos nossos parceiros, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, o Desporto Escolar e o Centro de Formação Ordem de Santiago. E o resultado foi um programa que acreditamos ser muito rico», referiu o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, durante a Sessão de Abertura. Para além de alertar a opinião pública para os benefícios da prática de exercício físico para a saúde, bem-estar, socialização e integração na comunidade das pessoas com deficiência, esta iniciativa pretende também desmistificar conceitos relativos a este tema, sublinhou.

 

O Presidente do Conselho de Gestão da Palmela Desporto, E.M., José Barreto, fez votos de que esta segunda edição do Congresso «contribua para continuar a sensibilizar todos os participantes» para este tema, incentivando o trabalho em rede e as relações de proximidade, com os contributos de «personalidades com relevante trabalho nesta área».

 

«Há muito que a APPACDM tem procurado dar um contributo fundamental para o desenvolvimento do Desporto Adaptado, que tem uma importância extraordinária, porque contribui para a inclusão, através da socialização e capacitação», explicou Ana Valente, em representação da Direção da APPACDM. Na sua opinião, estas iniciativas são fundamentais para refletir sobre «o que podemos fazer de mais e melhor para promover estes heróis, que têm que se debater com muitos estigmas».

 

«Este é um tema muito caro e é uma preocupação para nós a inclusão destas crianças, numa ótica de igualdade de oportunidades e desporto para todos», afirmou também João Calado, do Desporto Escolar da Península de Setúbal. A Sessão de Abertura contou ainda com a presença de José Pavoeiro, da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, que elogiou o «bom trabalho» que estas entidades locais estão a desenvolver, incentivando-as a não desistirem.

 

Programa de Desenvolvimento do Desporto Adaptado em crescimento

O programa do Congresso integrou um momento de apresentação de políticas municipais inclusivas e do Programa de Desenvolvimento do Desporto Adaptado, pela Vereadora da área do Desporto da Câmara Municipal de Palmela, Maria João Camolas, e pelo Dirigente do Gabinete de Desporto e Atividade Física, Estêvão Gonçalves.

 

O Município tem adotado políticas inclusivas, com o objetivo de diminuir as dificuldades com que as pessoas com deficiência se deparam no dia-a-dia e criar condições de igualdade de oportunidades. A nível desportivo, são exemplos ações como o 1.º Campeonato da Europa de Orientação de Precisão (2014), a Ação de Formação de Orientação de Precisão Teórica e Prática (2015), o 1.º Meeting de Orientação de Precisão (2016) ou a Competição de Judo Adaptado integrada na Competição de Judo dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal (2017 e 2019).

 

O Programa de Desenvolvimento do Desporto Adaptado teve início em março de 2022 e tem vindo a ser implementado em parceria com escolas, clubes, IPSS e outras entidades e instituições do concelho e da região.

 

No ano letivo 2023/2024, o Programa proporcionou a prática das modalidades de Natação Adaptada (quatro escolas, 35 alunos/as e 7 atletas de competição), Boccia (cinco escolas, 36 alunas/os), Judo (duas escolas, 15 alunas/os) e Equitação (duas escolas, 15 alunas/os). No ano letivo 2024/2025, é objetivo da Autarquia dar continuidade ao projeto, aumentando o número de ações, modalidades praticadas e munícipes abrangidas/os.

 

O Congresso incluiu ainda uma componente prática, a 7 de dezembro, no Pavilhão e Piscina Municipal de Pinhal Novo e Escola Secundária de Pinhal Novo, com iniciação à prática das modalidades de Goalball, Andebol em Cadeira de Rodas e Atletismo e apresentação do projeto Fitness Inclusivo para Todos (FIT).



Fonte: AMMA