Quais os grandes desafios do Movimento Paralímpico Internacional
Comité Paralímpico Brasileiro, um exemplo de sucesso
Federações de Remo, Vela e Andebol dão o seu testemunho
Sensibilização de mais federações e agentes desportivos. 
“Movimento Paralímpico no Mundo – Presente e Futuro” é o tema do Seminário Internacional organizado pelo Comité Paralímpico de Portugal, dia 8 de Junho, no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. Afirmar o movimento paralímpico internacional, conhecer casos de sucesso e aprofundar o conhecimento sobre o paralimpismo são objectivos desta iniciativa. O seminário conta com a presença do Presidente do Comité Paralímpico Internacional, Sir Philip Craven, entre outros prestigiados convidados nacionais e internacionais (programa anexo).
Segundo Humberto Santos, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) “com a organização deste evento o CPP procura partilhar experiências e conhecimento sobre o Movimento Paralímpico no Mundo e dinamizar o Movimento Paralímpico Lusófono”. E adianta “esta iniciativa, já em desenvolvimento, pretende unir os países de língua oficial portuguesa, proporcionando melhores condições aos atletas”.
Criar uma nova cultura desportivaA presença no evento de Sir Philip Craven, Presidente do Comité Paralímpico Internacional, faz uma chamada de atenção para a realidade portuguesa e, através desta projecção internacional, ambiciona-se a promoção dos diferentes agentes desportivos do país. Sob o lema “Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva”, o CPP deseja desenvolver processos inclusivos, alargando o desporto paralímpico à generalidade dos clubes. Para tal, é decisivo o envolvimento das federações de modalidades e dos clubes e criar uma nova cultura desportiva.
No seminário, durante a manhã, é feita uma reflexão sobre os movimentos paralímpicos a nível mundial, com referências específicas aos casos brasileiro, português e lusófono. À tarde, são apresentados três exemplos de “Igualdade de Oportunidades e Inclusão”, com a presença das Federações Portuguesas de Remo, Vela e Andebol, que abordam o trabalho que estão a desenvolver no desporto adaptado. É também exposto o “Projecto Paralímpico Londres 2012”, pelo Chefe da Missão Portuguesa, Carlos Lopes, e um caso prático, pelo Comité Paralímpico Espanhol.
in comiteparalimpicoportugal.pt