iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: “Gentes com Ir” mostra potencialidades de pessoas com deficiência  (Lida 622 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sininho

 

“Gentes com Ir” mostra potencialidades de pessoas com deficiência




O espectáculo “Gentes com Ir” tem como objectivo “sensibilizar a comunidade para as capacidades” e “potencialidades da população com deficiência”, informa a coordenadora artística e executiva do projecto da Cooperativa de educação e reabilitação do cidadão inadaptado do Montijo e Alcochete (Cercima). Joana Santos adianta que esta é uma “peça dinâmica, com grande exploração do espaço” e do “corpo” com “imensas transições de coreografia de grupo para duetos” e “solo”, surgindo também “alguns elementos visuais surpresa para cativar” e “estimular a curiosidade” dos espectadores.

A também psicomotricista pretende com este espectáculo que o “público perceba” e “sinta que as pessoas com deficiência, apesar das suas limitações, têm capacidade” e “conseguem explorá-las” e “potencializá-las”, de modo a “produzir uma excelente peça de dança”. A coordenadora artística do projecto ambiciona ainda “levar esta peça em tourné pelo país” e “conseguir financiamento para dar continuidade a este projecto”.
 
Quanto às maiores dificuldades vivenciadas, a coordenadora aponta a financeira que considera que “pode, por vezes, condicionar o desenvolvimento de uma actividade”. Contudo, ressalva que mesmo com “uma verba reduzida têm conseguido desenvolver um trabalho, acabando por investir menos em figurinos” e no “cenário”.
 
A também responsável pela área das terapias expressivas da Cercima considera que este é um “espectáculo original”, tendo em conta o “tipo de cenário criado” e a “incorporação” e “utilização deste no movimento”. Joana Santos entende que as pessoas devem ir ver esta peça, uma vez que “que vai aguçar a curiosidade dos espectadores” e “estimular a sua sensibilidade”, bem como pode ser vista “como uma agradável pausa cultural para um sábado à tarde”.
 
A coordenadora do projecto avalia como “extraordinária a dedicação” e “empenho que cada um dos intérpretes demonstra, ultrapassando as suas barreiras físicas, mentais” e “emocionais, libertando-se de preconceitos” e “ideias pré-concebidas para se entregarem na criação desta peça”. A psicomotricista lembra que estas “actividades promovem a coesão” e “inclusão social, estimulam as aprendizagens, desenvolvem as áreas psicomotoras” e “potenciam a autonomia pessoal e social”, fomentando as “potencialidades individuais” e a “criatividade”, de modo a “promover a criação artística”.
 
O espectáculo “Gentes com Ir” vai ser apresentado no próximo dia 10 de Janeiro, no Cinema Teatro Joaquim D’ Almeida, no Montijo, e é o resultado do projecto MuDaçando, Dança pela Mudança, co-financiado pelo INR, que foi dinamizado na Cercima entre Setembro e Dezembro de 2014. Esta peça conta com a participação de 15 intérpretes, dos quais três são técnicos, os restantes são jovens e adultos com necessidades especiais que pertencem a vários serviços da instituição.
 

“Setúbal na Rede”
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo