iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Projeto artístico inclusivo no Porto quer abrir portas a 15 alunos com deficiência  (Lida 237 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Projeto artístico inclusivo no Porto quer abrir portas a 15 alunos com deficiência

Projeto "Eu sou porque tu és" reúne alunos surdos, cegos e com paralisia cerebral e quer provar "que é possível ter uma carreira artística". Primeiro espetáculo acontece na sexta-feira na ESMAE.


Agência Lusa
Texto
05 mar. 2024, 22:19 

Casa de abrigo, única no país para mulheres com deficiência, vítimas de violência doméstica e que foram retiradas de contextos de agressões físicas, psicológicas ou sexuais de que eram alvo por quem devia cuidar delas, 23 de maio 2023.  (ACOMPANHA TEXTO DO DIA 25 DE MAIO DE 2023) ESTELA SILVA/LUSA
▲"Paralelamente, percebemos ser muito difícil às próprias famílias, os educadores, aceitarem que eles possam seguir uma carreira artística"

ESTELA SILVA/LUSA



Um projeto de criação artística inclusiva em curso no Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, no Porto, envolvendo 15 alunos com deficiência, quer abrir-lhes as portas de uma carreira na cultura, revelou esta terça-feira à Lusa a responsável.


Segundo Gisela Firmino, em causa está o seguir em frente do projeto “Eu sou porque tu és”, que há um ano trabalha com alunos surdos, com paralisia cerebral e cegos, duas vezes por semana, com o objetivo de trabalhar as questões emocionais e criar um espetáculo.

O projeto desenvolvido e posto em prática pela Casa de Vilar – Associação Cultural e Artística é apoiado no âmbito do Prémio Infância 2023 do BPI | Fundação La Caixa, lê-se na informação disponibilizada.

“Paralelamente, percebemos ser muito difícil às próprias famílias, os educadores, aceitarem que eles possam seguir uma carreira artística”, explicou a responsável do projeto, num cenário que “colide com o entusiasmo dos alunos”.

A fim de tentar suplantar esta situação, resolveram avançar com três ações de sensibilização, denominadas “A Arte com e para Artistas” sendo que, na quinta-feira, a primeira, destinada aos artistas surdos, decorrerá no ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, acrescenta o comunicado.

“Neste dia, a ideia é ter um painel com artistas surdos, mas também as estruturas que estão a trabalhar com artistas surdos profissionais para mostrar que é possível”, acrescentou Gisela Firmino, explicando que “todas as ações terminam com um espetáculo”, em que as pessoas são “convidadas a assistir a algo relacionado com a temática em debate”.

Neste caso, será o Zoo Story, espetáculo em que “…a palavra dita é substituída pela palavra gestualizada, através do desempenho de dois intérpretes surdos…”, Marta Sales e Tony Weaver, na sexta-feira, no Teatro Helena Sá e Costa, às 21h30, acrescenta a nota de imprensa.

“Tudo isto está interligado”, insistiu a responsável do projeto para quem é importante provar aos familiares e educadores “que é possível ter uma carreira artística” e que “é importante que os atores surdos continuem o seu trabalho inseridos no projeto devido aos desafios que esta caminhada lhes vai colocar”.

A segunda e terceira sensibilizações, ainda sem data definida, destinam-se a artistas com paralisia cerebral e cegos e que representam todo o universo de alunos com quem trabalham, desta forma aprofundando as questões relacionadas com a deficiência, disse Gisela Firmino.



Observador
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo