Deficiente-Fórum

..:: Deficiente-Forum - Temas da Actualidade ::.. Responsável: Nandito => Cultura => Eventos => Tópico iniciado por: Sininho em 10/03/2011, 11:42

Título: Seminário “Transição para a Vida Pós Escolar: Conceitos e Práticas”
Enviado por: Sininho em 10/03/2011, 11:42
Seminário “Transição para a Vida Pós Escolar: Conceitos e Práticas”  

No âmbito da comemoração dos 30 anos do CEFPI promove, no dia 28 de Março, o Seminário “Transição para a Vida Pós Escolar: Conceitos e Práticas”.

(https://lh4.googleusercontent.com/-a7n0-e-EqX0/TXieJ_LEHGI/AAAAAAAAA30/u_7AsfYMueQ/s1600/Semin-Trans-Vida-PosEscol.jpg)

O presente seminário será o primeiro de outros que decorrerão ao longo deste ano em que se assinala o 30º aniversário do CEFPI.


É neste contexto, e como forma de dar corpo ao protocolo estabelecido entre o CEFPI e a Direcção Regional de Educação do Norte visando garantir aos profissionais que trabalham na área da exploração de oportunidades de desenvolvimento vocacional e integração sócio-profissional dos alunos com limitações acentuadas no domínio cognitivo, um acompanhamento sistemático na organização dos projectos de vida dos Alunos e respectivas famílias, que se justifica o presente Seminário. Esta iniciativa visa contribuir para a construção de um referencial teórico que garanta coerência e sustentabilidade na pragmatização dos Planos Individuais de Transição (PIT), potenciando, deste modo, a partilha de saberes no âmbito da avaliação vocacional de alunos com incapacidade intelectual.


A medida “Currículo Específico Individual”, entendida no quadro da equidade educativa e no prosseguimento de uma política orientada pelos princípios e não discriminação e do combate á exclusão social, tendo como público alvo os alunos com dificuldades muito acentuadas no acesso ás aprendizagens e competências definidas no currículo nacional, pressupõe, obviamente, a mobilização das Escolas, no tecido sócio-empresarial, das organizações / instituições afectas á educação e reabilitação das crianças e jovens com incapacidade intelectual, não isentando, deste esforço colectivo, a intervenção da administração educativa neste processo de transição para a vida pós-escolar.


Programa:

9h30 – Recepção dos participantes


10h00 – Sessão de abertura
Representante do Ministério da Educação
Representante do Instituto do Emprego e Formação Profissional


10h30 – Conferencia – La Transición a la Edad Adulta e Vida Activa de las Personas con Discapacidad entre la Escuela e la Inclusión Sociolaboral
Oradora: Maria Pallisera Diaz – Investigadora sobre Transição e Inclusão Socio-Laboral de Pessoas com Deficiência, Doutora em Pedagogia e Professora Titular do Departamento de Pedagogia da Universidade de Girona.


11h15 – Pausa para café


11h30- Comunicação – Um Emprego, Sim, mas…
Oradora: Laurentina Santos – Psicóloga da Unidade de Avaliação e Orientação, Profissional do CEFPI, Mestre em Psicologia Clinica
Moderador: José Alberto Leitão – Director do Departamento de Formação profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional


12h30 – Almoço


14h00 – Conferencia – Planos Individuais de Transição no Contexto da Educação Inclusiva
Oradora: Filomena Pereira – Directora de Serviços de Educação Especial e Apoios Sócio Educativos da Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, Mestre em Educação Especial
Moderador: Luís Rothers – Professor da Escola Superior de Educação do Porto


15h15 – Pausa para café


15h45 – Painel – A Escola Inclusiva face aos Desafios da Empregabilidade
Agrupamento de Escolas de Paredes
CerciFafe
APPC do Porto
Moderadora: Eva Gonçalo – Directora Regional Adjunta – DREN


17h00 – Sessão de encerramento
Representante do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social
Representante da ANQ


Inscrição:


Auditório do CEFPI – Centro da Vilarinha
Rua de Vila Nova 1323 - Porto
Ficha de inscrição online AQUI (https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dEtWN2xuVU9EeE9LM3MzZXpzbm13V1E6MQ)
Via: Ajudas.com