mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Lismedica

Anuncie Aqui
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
Anuncie Aqui

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Covilhã homenageia campeões de futsal nos Special Olympics  (Lida 188 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online SLB2010

Covilhã homenageia campeões de futsal nos Special Olympics


12/10/2018



A seleção portuguesa masculina de futsal, vencedora da medalha de ouro nos Jogos Special Olympics, realizados em Andorra e na Catalunha, foi hoje recebida na Câmara Municipal da Covilhã, que pretendeu dessa forma reconhecer a importância da integração.

Portugal foi representado na modalidade, nos jogos destinados a pessoas com deficiência intelectual, pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Covilhã, que participou com oito atletas.

A formação composta por Simão Martins, Gonçalo Maria, Nuno Pereira, Paulo Cáceres, Samuel Nunes, Steve Sá, José Dias e Ricardo Torrão venceu todas as partidas disputadas na competição.

Simão Martins tem já garantida a convocatória para os Jogos Mundiais Special Olympics do próximo ano, no Dubai, enquanto Paulo Cáceres estará presente na natação.

A comitiva lusa, que disputou a prova entre 4 e 7 de outubro, subiu também ao lugar mais alto do pódio na outra disciplina em que competiu, a petanca, com uma equipa da Cooperativa Vários, de Tondela.

“É a vontade de eles se transcenderem que queremos aqui reconhecer”, disse Vítor Pereira, presidente da autarquia, durante a cerimónia no Salão Nobre, na qual agraciou o treinador, a enfermeira que acompanhou o grupo e os oito atletas com uma medalha do município, gesto que deixou alguns elementos da comitiva emocionados.


FOTOS (C) CATARINA CANOTILHO/JF

António Marques, presidente da APPACDM da Covilhã, instituição organizadora da última edição dos Jogos de Portugal Special Olympics, salienta a aposta no desporto para o desenvolvimento integral dos utentes e considera ser um vetor “essencial” no trabalho feito.

“Queremos criar condições para estes jovens se superarem. Temos como objetivo, através da atividade desportiva, tornar a sua vivência mais alegre, a sua autoestima mais elevada, criar condições para que eles se sintam vitoriosos”, realça António Marques.

João Neto, o treinador, acentua não ser a vertente competitiva o mais importante, dada a relevância destas experiências para os atletas com deficiência intelectual desenvolverem diferentes áreas da sua personalidade, embora realce valorizar os resultados.

O técnico vincou que, embora não tenham sido os Jogos Europeus, a prova disputada em Andorra e em La Su d’Urgel, na Catalunha (Espanha), teve uma participação muito aproximada a uma competição dessa natureza e permitiu o contacto com muitas comitivas.

“Valorizamos os resultados e tentamos sempre fazer o melhor. Só o facto de tentarmos já é valorizado, porque há aspetos trabalhados indiretamente e eles sentem-se felizes e reconhecidos. Estes torneios acabam por permitir que isso seja conseguido, permitem competir e conviver com muitas outras delegações”, frisou João Neto.

Fonte: https://www.jornaldofundao.pt/desporto/covilha-homenageia-campeoes-futsal-nos-special-olympics/
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo