Seleção de futebol de cegos inicia preparação por vaga nos Jogos Paralímpicos de ParisREGYS SILVA
17.1.23

Foto: CBDV/Renan Cacioli
A seleção Brasileira de futebol de cegos foi convocada na segunda-feira, 9, para a primeira fase de treinamentos de 2023. O técnico Fábio Vasconcelos convocou 16 jogadores do time principal, que ficarão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.
Ele manteve a base do grupo vice-campeão da Copa América, realizada no ano passado, na Argentina. O foco da equipe é a busca pela vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
O Brasil terá duas oportunidades de garantir a vaga nos Jogos: ser campeão dos Jogos Parapan-Americanos de 2023, que serão sediados em Santiago, no Chile, em novembro, ou ser um dos três primeiros colocados da Copa do Mundo, em Birmingham, na Inglaterra.
A Copa está programada para agosto e está inserida dentro dos Jogos Mundiais da IBSA, evento que reunirá, além do futebol de cegos, halterofilismo, judô, goalball, xadrez, boliche, tiro esportivo, tiro com arco, showdown, críquete e tênis.
A competição de futebol de cegos na próxima edição dos Jogos Paralímpicos vai ser disputada por oito seleções, seguindo o formato dos Jogos de Tóquio 2020.
Segundo os critérios divulgados pelo IPC (sigla em inglês para Comitê Paralímpico Internacional), classificam-se para os próximos jogos:
• Campeão do Campeonato Europeu 2022;
• Campeão do Campeonato Africano 2022;
• Campeão do Campeonato Asiático 2022;
• Campeão dos Jogos Parapan-Americanos 2023;
• Campeão, vice e terceiro colocado da Copa do Mundo 2023;
• País sede (França)
Quatro países estão garantidos para os Jogos Paralímpicos de Paris 2021: França, sede do evento; Turquia, vice-campeã europeia ao perder justamente para os franceses; Marrocos, campeão africano; e a China, campeã asiática.
.
APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024
Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!
Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.
Fonte:
https://www.surtoolimpico.com.br/2023/01/selecao-de-futebol-de-cegos-inicia.html