iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

TotalMobility
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Deficientes visuais participam de Campeonato de Goalball neste final de semana  (Lida 787 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fisgas

 
Deficientes visuais participam de Campeonato de Goalball neste final de semana



O Campeonato Regional Centro-Norte de Goalball, avalizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, será neste final de semana em Campo Grande. Os jogos começam neste sábado (8), no centro poliesportivo do Colégio Mace, das 7h30 às 17h30.

A modalidade Goalball foi criada em 1946, pelo austríaco Hanz Lorenzen e o alemão Sepp Reindle, com o objetivo de reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que ficaram cegos.

A quadra tem as mesmas dimensões da de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento), de cada lado da quadra tem um gol com nove metros de largura e 1,3 de altura. As linhas de posicionamento dos jogadores, a linha do gol e algumas outras importantes para a orientação dos jogadores são marcadas por um barbante preso com fita adesiva, permitindo que os atletas possam senti-las.

Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. Posicionados no espaço de três metros a partir da linha do gol, os atletas devem defender as bolas lançadas pela equipe adversária e lançá-las em direção do gol adversário, rasteira, fazendo tocar em alguns pontos da quadra. Ganha o jogo quem fizer mais gols dentro dos 24 minutos que dura uma partida, dividido em dois tempos de 12 minutos.

Como cada equipe fica em seu espaço delimitado, não existe contato entre elas nesta modalidade, tornando-a mais fácil e de aparente segurança para novos esportistas.

As equipes são formadas por três titulares e até três outros reservas; todos vendados ou utilizando óculos opacos que impeça a visão de qualquer um dos jogadores. É permitida a participação de todo atleta B1, B2 ou B3, porém, todos jogam vendados.

A bola possui guizos em seu interior que emite sons – existem furos que permitem a passagem do som – para que os jogadores saibam sua direção. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg e é mais ou menos do tamanho da de basquete.

O Goalball é um esporte baseado nas percepções táteis e auditivas, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo ou nos intervalos, paradas técnicas e fim do jogo.

O Campeonato Regional Centro Norte de Goalball será realizado mediante a parceria entre a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais – CBDV e o Instituto Sul Matogrossense para Cegos “Florivaldo Vargas” –ISMAC, contando com o apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul - FUNDESPORTE, Colégio MACE, Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul- SANESUL e Agência Municipal de Transporte e Trânsito - AGETRAN.

Paralelamente a este evento, será o III Curso de Capacitação em Arbitragem de Goalball. As inscrições são gratuitas. A clínica será ministrada pela coordenadora nacional de arbitragem, Carla da Mata. Com vasta experiência internacional, inclusive, com participação nas paraolimpíadas de Pequim-2008 e Londres-2012, a responsável pelas aulas irá apresentar as regras na teoria e na prática durante a etapa regional da modalidade.
 
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo