mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Lismedica

Anuncie Aqui
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
Anuncie Aqui

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: “Eugénio – O Génio das Palavras” Versão 2.0  (Lida 2585 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Sininho

“Eugénio – O Génio das Palavras” Versão 2.0


O Eugénio é uma ferramenta de apoio à escrita vocacionado para pessoas com dificuldades motoras ou cognitivas. Trata-se de um agente de software que monitoriza a vizinhança do cursor para propor um conjunto de sugestões de palavras que possam completar o texto do utilizador. Desta forma pode evitar-se algum esforço adicional e possíveis erros de escrita.

Com o passar do tempo o Eugénio também se vai adaptando ao estilo de escrita do utilizador, tornando-se por isso mais eficaz na ajuda prestada. Para utilizadores com dificuldades de acesso ao teclado físico do computador o Eugénio dispõe de vários teclados de ecrã que permitem a escrita com recurso ao rato.
Eugénio disponibiliza ainda outro método de acesso para utilizadores com grandes dificuldades motoras – o varrimento. Com este método é possível a selecção de teclas através de um ou dois manípulos externos. O sistema também funciona em conjunto com o sintetizador de fala DIXI+, permitindo ao utilizador ouvir o texto que escreveu, ou transmitir uma mensagem a outra pessoa.

Este sistema funciona no ambiente Microsoft Windows e possui uma página internet (http://www.l2f.inescid.pt/~lco/eugenio) a partir da qual pode ser obtido de forma gratuita. O programa foi desenvolvido em colaboração entre o Laboratório de Sistemas Interactivos (LabSI) da ESTIG, o Laboratório de Sistemas de Língua Falada (L²F) do INESC ID e o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB), através do projecto «CAPE - Comunicação Aumentativa em Português Europeu» financiado pelo programa CITE IV do Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.

Os autores deste trabalho receberam o Prémio de Mérito Científico “Maria Cândida Cunha 2004”. Este prémio foi criado para galardoar projectos de investigação e desenvolvimento que tenham contribuído para a melhoria da qualidade de vida e integração económica e social de pessoas com deficiência. Desde 1997 que este prémio está instituído no Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração de Pessoas com Deficiência (SNRIPD), enquanto iniciativa do Programa Ciência, Inovação e Tecnologia (CITE).

Encontra-se agora em desenvolvimento uma nova versão deste sistema mais vocacionada para a comunicação oral. Para que as palavras e frases propostas se encontrem mais adequadas a cada diálogo em particular o sistema irá utilizar outra informação do contexto além do texto escrito. Uma das capacidades já desenvolvidas consiste na determinação da localização do utilizador através de tecnologia de posicionamento (e.g. GPS) para a sugestão de vocabulário específico para cada local físico, que pode ser por exemplo uma sala de aula ou o bar da escola. As sugestões do sistema também irão ser formuladas com base no reconhecimento do tema da conversa e do próprio interlocutor. Para tal será utilizada tecnologia de reconhecimento de fala desenvolvida pelo Laboratório de Sistemas de Língua Falada (L²F) do INESC-ID.


Para mais informações, comentários ou sugestões contactar:

Luis Garcia  
Laboratório de Sistemas de Informação e Interactividade da ESTIG  
Rua Pedro Soares 7800-295 Beja PORTUGAL  
Tel: +351 284 311 540  
Fax: +351 284 327 184  
luisbgarcia@estig.ipbeja.pt  
http://www.estig.ipbeja.pt/~lfnhbg  



Luis Caldas de Oliveira  
Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC-ID  Rua Alves Redol 9, 1000-029 Lisboa PORTUGAL  
Tel: +351.213100268  
Fax: +351.213145843  
lco@inesc-id.pt  
http://www.l2f.inesc-id.pt/~lco


Para descarregar o programa, AQUI
In: Rede Inclusão
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

Offline mapb_1990

Re: “Eugénio – O Génio das Palavras” Versão 2.0
« Responder #1 em: 25/11/2014, 19:35 »
que saudades.
já usei este programa no secundário um tempinho.
depois deixei de o usar porque não compensava muito. só mesmo para palavras grandes (> que 3 silabas), pois perdia-se muito tempo a olhar para o teclado (a escrever) e o monitor (para ver se as palabras apareciam e qual era o numero)
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo