mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Lismedica

Anuncie Aqui
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
Anuncie Aqui

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: 'Deus mudou o meu caminho e sou mais feliz', diz mãe que voltou à faculdade para ajudar filho autist  (Lida 136 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SLB2010

'Deus mudou o meu caminho e sou mais feliz', diz mãe que voltou à faculdade para ajudar filho autista


Fisioterapeuta largou o emprego, mudou de cidade e começou a estudar pedagogia."Meu maior sonho é que todas as crianças autistas tivessem todo o tratamento necessário".

Por Nadyenka Castro, G1 MS

12/05/2018 15h18


 Danielle e Murilo (Foto: Danielle Cathcart/Arquivo Pessoal)

A fisioterapeuta e estudante de pedagogia, Danielle Cathcart Salgado, de 38 anos, largou o emprego, mudou de cidade e voltou à faculdade 13 anos depois. Tudo para ajudar no desenvolvimento do filho, diagnosticado com autismo com pouco mais de 2 anos.

" Murilo desenvolveu normalmente até os 2 anos. De repente começou a apresentar comportamentos diferentes, mais introspectivo e parou de falar. [...] Fui chamada na escola. [...] Eles me relataram que meu filho evitava a interação com os colegas, muito quieto e andava pela sala", conta Danielle.

Depois da conversa na escola, a mãe foi para o trabalho e fez buscas na internet. "Ali fui apresentada ao nome autismo". A partir daí, começou a rotina médica e Murilo foi diagnosticado com autismo moderado.

O diagnóstico veio num momento muito bom da carreira da fisioterapeuta. "Estava morando em Dourados, trabalhando incessantemente na empresa que estava comprando de sociedade num projeto novo."

"Não conseguia mais trabalhar, minha produtividade foi diminuindo por tanta preocupação, tomei a decisão de largar tudo, voltar para Campo Grande e investigar o que acontecia com meu filho. O chão caiu por alguns dias, mas a tristeza se transformou em luta".

Nova fase
Em Campo Grande, com o filho recebendo devidos cuidados, Danielle voltou à faculdade. " Eu sempre tive vontade de fazer pedagogia, mas faltava um estímulo a mais. Encontrei no autismo do Murilo, deixei a fisioterapia e comecei a pedagogia e em seguida a especialização em educação especial e inclusiva".

Tudo que Danielle faz profissionalmente é voltada à área do autismo. Do estágio na rede pública de ensino aos cursos de aperfeiçoamento. Além de ajudar no desenvolvimento do filho, ela colabora para que tantos outros autistas e familiares tenham mais qualidade de vida. "Me realizo ajudando a ensinar esses anjinhos".

"Hoje eu me encontrei. Deus mudou o meu caminho completamente e sou muito mais feliz. Termino meu estágio na prefeitura em junho e acabo a faculdade também", conta.


Murilo está com 6 anos e Danielle tem muitos motivos para comemorar e continuar a lutar. "O Murilo vem melhorando a cada dia com as terapias e o meu maior sonho é que todas as crianças autistas tivessem todo o tratamento necessário para melhora da sua qualidade de vida e das suas famílias". Ela continua. "Na escola pública encontrei o melhor atendimento para o Murilo, o esforço dos profissionais para fazerem o melhor nos alegra muito".

Além de Danielle, o esposo dela também mudou a rotina. "Ele também abdicou de alguns trabalhos para poder levá -lo [o Murilo] nas terapias. Um pai amoroso e dedicado ao nosso anjinho", diz sobre o marido, o jornalista Mário Salgado, de 38 anos.


Mãe e filho juntos (Foto: Danielle Cathcart/Arquivo Pessoal)

Não existem dados oficiais sobre o autismo em Mato Grosso do Sul e no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) afete uma em cada 160 crianças no mundo, o que representa aproximadamente 70 milhões de pessoas no planeta e cerca de 2 milhões somente no território brasileiro.

Para se ter um diagnóstico preciso e o registro do número de pessoas que têm autismo em Mato Grosso do Sul, o governo do estado vai criar um cadastro estadual.


Fonte: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/deus-mudou-o-meu-caminho-e-sou-mais-feliz-diz-mae-que-voltou-a-faculdade-para-ajudar-filho-autista.ghtml
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo