Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Campeões Paralímpicos  (Lida 403 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pantufas

Campeões Paralímpicos
« em: 10/08/2016, 20:37 »
 
Campeões Paralímpicos


8 Agosto, 2016




– Texto: António Figueiredo –
Fernando Ferreira, é o campeão, dos atletas do distrito de Viseu, no número de presenças nos Jogos Paralímpicos. Com a ida ao Brasil, a partir de setembro, soma oito participações consecutivas no maior encontro mundial de desporto. Praticante de Boccia, teve na primeira participação em 1988, nos Jogos de Seul , na Coreia do Sul a companhia de mais dois atletas de Viseu, João Alves e Paula Fonseca, na mesma modalidade.

Nesse ano, a delegação dos atletas de Viseu foi uma das maiores de sempre. Nuno Duarte e Olga Pinto participaram na disciplina de “Precisão de Distância e Altura”, modalidade, para atletas com “grandes incapacidades”, que entretanto deixou de estar incluída nos jogos paralímpicos. Albertina Dias participou nas provas de 100, 200 e 400 metros em atletismo.
No total foram seis os atletas de Viseu que estiveram nos Jogos de Seul. O mesmo número que, quatro anos depois, marcou presença em Barcelona. A novidade foi a presença de três atletas de Viseu na equipa nacional de futebol de 7: João Pedro, José Silvério e Fernando Barata. A seleção nacional conquistou o terceiro lugar. Nos Jogos de 1992, Fernando Ferreira e João Alves, mantiveram a presença no Boccia, assim como Albertina Cabral no atletismo.
Em 1996 a presença dos atletas de Viseu nos Paralímpicos teve uma significativa redução. Nos Jogos de Atlanta, nos Estados Unidos, apenas estiveram Fernando Ferreira e João Alves no Boccia.
Dezasseis anos sozinho
A partir de 2000, em Sydney, na Austrália, Fernando Ferreira passou a ser o único atleta de Viseu a marcar presença nos Paralímpicos. Com a deste ano, no Brasil, são cinco participações sempre sozinho. “ O facto de não ter companheiros em Viseu, para treinar e o acompanharem, torna a preparação mais difícil”, reconhece Filinto Carvalho, treinador pessoal de Fernando Ferreira, que tem acompanhado o atleta ao longo dos cerca de trinta anos de atividade desportiva.
Hoje Fernando Ferreira tem 46 anos. A primeira participação nos Jogos Paralímpicos foi aos 18. “Temos uma ligação muito forte. Somo como uma família. Muitas vezes passei mais tempo com o Fernando do que com o meu  lho”, revela o treinador.
Só com apoio da família se consegue
A presença contínua, nos Jogos Paralímpicos, de Fernando Ferreira, natural de Lamas no concelho de Sátão, só é possível com o “muito apoio que tem da família, mãe e irmãos”, refere Filinto Carvalho. Ainda hoje, depois de conquistar várias medalhas olímpicas e títulos mundiais, Fernando Ferreira tem que pagar do próprio bolso a inscrição e participação nas provas dos campeonatos nacionais de Boccia.
“O Estado dá uma bolsa ao atleta de poucos euros e a instituição onde ele é acompanhado não tem meios  nanceiros para o apoiar de outra maneira”, lamenta o treinador. Para os Jogos do Brasil “as expetativas são boas, porque o Fernando “é tecnicamente muito bom e tem muita força”, refere o treinador.
Filinto Carvalho sabe que as dificuldades são cada vez maiores porque os adversários asiáticos “são novos, têm muita força, treinam 4 a 5 horas, dedicam- se por inteiro à modalidade”. Em Viseu, o Fernando Ferreira treina sozinho, cinco vezes por semana e tem outras atividades. “ Se tivesse outro tipo de apoio ele teria chegado muito mais longe”, afirma com muita certeza o treinador Filinto Carvalho.




Fonte: http://www.jornaldocentro.pt/campeoes-paralimpicos/
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo