Ação de Formação do Dia Paralímpico na Escola junta mais de uma centena de alunos
10-03-2016 15:53:30
Começou o Dia Paralímpico na Escola em Gondomar. A Escola Secundária de Gondomar recebeu na quarta-feira (09) mais de uma centena de alunos e professores de Educação Física para a Ação de Formação “Modalidades Paralímpicas em Contexto Escolar”.
O Dia Paralímpico na Escola é uma iniciativa do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar e os Agrupamentos de Escolas Nº1 de Gondomar, À Beira Douro, Rio Tinto e Santa Bárbara que pretende sensibilizar para os valores do Movimento Paralímpico e para a prática desportiva para todos.
A Ação de Formação contou com a dinamização teórico-prática de quatro modalidades do programa paralímpico – atletismo (lançamentos e saltos), boccia, goalball e voleibol sentado. Mais de cem alunos e professores de Educação Física puderam ficar a saber mais sobre estas modalidades e de que forma podem ser simplificadas e adaptadas para o contexto escolar.
A iniciativa continua na próxima semana com mais duas ações.
No dia 15 de março, terça-feira, das 15h00 às 18h00 terá lugar no Auditório Municipal de Gondomar o Colóquio “O Movimento Paralímpico”. Pretende-se que seja um debate e partilha de opiniões sobre o que é a realidade paralímpica, contando para isso com a presença de atletas e treinadores que estarão disponíveis para partilhar a sua história com o público. Estarão presentes a nadadora Renata Pinto, que alcançou 3 medalhas nos Jogos Europeus da Juventude em 2015; o atleta de Boccia Fernando Pereira, medalha de prata em pares, nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008; o praticante de Atletismo Cristiano Pereira Recordista do Mundo INAS, dos 1.500 m; e ainda o atual coordenador da Federação Portuguesa de Voleibol, Daniel Lacerda. A ação está aberta a todos aqueles que queiram comparecer e participar neste debate, dirigindo-se também aos pais e à comunidade.
O Dia Paralímpico na Escola acaba precisamente com o “Dia Paralímpico”, de experimentação de modalidades desportivas que será no dia 16 de março, quarta-feira, das 8h00 às 13h20 e das 14h00 às 17h00. Ao todo estão previstas 14 modalidades, distribuídas por três polos desportivos:
Agrupamento de Escolas À Beira Douro – Escola Básica 2, 3 de Medas
· Badminton em cadeira de rodas, Boccia, Canoagem, Capoeira, Corridas/ Circuito de perícia em cadeira de Rodas, Natação, Remo, Vela e Voleibol Sentado
Agrupamento Escolas Santa Bárbara - Escola Básica de Fânzeres
· Andebol em cadeira de rodas, Atletismo, Basquetebol em cadeira de rodas, Boccia, Ténis, Ténis de Mesa e Voleibol Sentado
Agrupamento de Escolas Rio Tinto – Escola Básica 2,3 de Rio Tinto
· Boccia, Dança, Goalball, Judo e Voleibol Sentado
Esta iniciativa pretende incentivar a prática desportiva e ainda fomentar os valores do Comité Paralímpico de Portugal e do Movimento Paralímpico.
Fonte: PCD