iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Dia Paralímpico - Lisboa 16  (Lida 550 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline 100nick

Dia Paralímpico - Lisboa 16
« em: 13/05/2016, 15:01 »
 
Dia Paralímpico - Lisboa 16




ANDDI
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

Online migel

Re: Dia Paralímpico - Lisboa 16
« Responder #1 em: 15/05/2016, 10:56 »
 
CPP celebra Dia Paralímpico em Lisboa



O CPP celebra dia 14 de maio, o Dia Paralímpico, no Terreiro do Paço, em Lisboa que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e de outras personalidades.
dia paralimpico

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) celebra este sábado, 14 de maio, o Dia Paralímpico, um evento dirigido ao público em geral que visa estimular a importância da inclusão social e conhecer o espírito de superação dos atletas paralímpicos, promovendo uma maior participação desportiva e a afirmação deste movimento.

O Terreiro do Paço, em Lisboa, foi o local escolhido para o evento, no qual estarão presentes o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos; o vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia, Edmundo Martinho; o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina; o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Entre as 10h00 e as 18h00,  os visitantes terão oportunidade de experimentar mais de 20 modalidades paralímpicas e surdolímpicas, como boccia, escalada, voleibol sentado ou basquetebol em cadeira de rodas, entre muitas outras.

Logo após a abertura, pelas 10h20, iniciam-se as atividades desportivas e pelas 12h00 estará presente o mMnistro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

O Dia Paralímpico, que conta com o alto patrocínio da Presidência da República, irá contar com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, pelas 13h00.

Quem também vai marcar presença no evento é a apresentadora da TVI, Isabel Silva e a jornalista da SIC Sara Antunes de Oliveira, duas das caras do movimento #sempena2016 que vão desafiar todos os presentes a aderirem à iniciativa.


Fonte:  http://www.oje.pt/cpp-celebra-dia-paralimpico-lisboa/
 

Online migel

Re: Dia Paralímpico - Lisboa 16
« Responder #2 em: 16/05/2016, 10:27 »
 
Atletas Paralímpicos derrubam diferenças no Terreiro do Paço


Atletas Paralímpicos derrubam diferenças no Terreiro do Paço
| Foto: Ulises Rodriguez - Reuters


O Terreiro do Paço, em Lisboa, é palco para uma demonstração por parte do comité paralímpico nacional. Durante oito horas, curiosos e atletas podem experimentar mais de 20 modalidades desportivas paralímpicas e surdolímpicas.

A finalidade desta iniciativa sob o nome "#sempena", é mostrar à comunidade e aos cidadãos que os atletas paralímpicos, apesar de serem atletas de alta competição tal como os outros, são discriminados e pouca atenção têm.

Estes atletas nacionais também valorizam a camisola nacional e até trazem para Portugal mais prémios que nas categorias ditas "normais”, em determinadas competições.
Acabar com o preconceito
A jornalista da Antena 1, Inês Forjaz esteve no Terreiro do Paço e conversou com atletas e alguns dos curiosos que experimentaram como é ser atleta paralímpico.



A ideia embutida desta iniciativa passa por colocar um ponto final no preconceito que existe para com estes atletas e dar a conhecer modalidades e alguns dos atletas que vão estar nos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, em setembro próximo.

Quem esteve já presente nesta iniciativa foi o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo que reconheceu existir uma diferença entre as bolsa atribuídas entre os atletas, em claro prejuízo para os das modalidades paralímpicas.

Uma diferença financeira considerável que João Paulo Rebelo diz comprometer-se no inicio de uma “rota convergente” para essa igualdade nos valores das bolsas atribuídas.


Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico de Portugal e o organizador desta iniciativa, mostra-se contente com o compromisso do secretário de Estado e na possibilidade de estes atletas poderem deixar de estar debaixo de um “manto” de preconceito face aos outros.


Neste Dia Paralímpico, que se comemora este sábado, 14, entre as 10 e as 18 horas, qualquer pessoa poderá experimentar uma ou mais das 20 modalidades paralímpicas e surdolímpicas, que estão à disposição no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Andebol e basquetebol em cadeira de rodas, o boccia, o goal ball, judo, tiro, ciclismo, ténis de mesa escalada esgrima, são modalidades presentes neste espaço, junto ao Tejo, com entrada gratuita.


Fonte: RTP
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo