iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: “Inclusão, igualdade e excelência desportiva”  (Lida 10483 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
“Inclusão, igualdade e excelência desportiva”
 
Ciclismo e Andebol já estão no Comité Paralímpico de Portugal

A Federação Portuguesa de Ciclismo e a Federação de Andebol de Portugal fazem a partir de hoje parte do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), participando e contribuindo para a construção e afirmação do projecto paralímpico.
Um dos principais objectivos que o CPP estabeleceu para a sua actividade no quadriénio 2009/2012 consiste na entrada de novos membros, designadamente de Federações Desportivas Nacionais dotadas de Utilidade Pública Desportiva (UPD), visando a inclusão e aumento do número de praticantes nas estruturas regulares do desporto, com a consequente diversificação em relação à oferta de modalidades com acessibilidade a praticantes com deficiência.
O exemplo agora dado por estas federações desportivas nacionais vem reforçar o lema do CPP, “Inclusão, igualdade e excelência desportiva”, e contribuir para a realização dos fins do Comité Paralímpico de Portugal. “Aumentar o número de atletas com recurso a uma maior diversidade de modalidades, maior participação feminina, bem como, aumentar a taxa de atletas jovens a praticar desporto, são objectivos a que o CPP se propõe e para os quais será necessário garantir o envolvimento de um maior número de agentes desportivos”, afirma Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico de Portugal.
A Federação de Andebol de Portugal e o Comité Paralímpico de Portugal assinaram recentemente um protocolo de cooperação que tem como principal objectivo o desenvolvimento da prática de Andebol em Cadeira de Rodas. “Andebol 4 All” é o projecto que divulga a prática do Andebol em Cadeira de Rodas, entre outras actividades de cariz social, como sejam o Andebol para Cidadãos Privados de Liberdade. Proporcionar apoio técnico desportivo, designadamente na área da formação e do apetrechamento a clubes e associações desportivas, no âmbito da prática de Andebol em Cadeira de Rodas, são outros objectivos deste projecto.

Projecto de Preparação Paralímpica em grande forma
A constituição do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) é desde há muito uma necessidade sentida no contexto desportivo nacional, enquanto elemento que se pretende venha a adicionar qualidade ao sistema desportivo. Corresponde, portanto, a um imperativo legal nacional, mas também e não menos relevante, a uma exigência internacional.
O CPP tem a responsabilidade de planear, gerir, acompanhar e de avaliar o Programa de Preparação Paralímpica. É um projecto que se insere nas grandes preocupações mundiais, pelo que a sua Visão e a sua Missão estão para além da exclusiva dimensão desportiva, considerando-se como fim último a inclusão das pessoas com deficiência.
Optimizar a preparação dos atletas que reúnam condições para participarem nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, é o objectivo do Projecto de Preparação Paralímpica, apresentado recentemente pelo Comité Paralímpico de Portugal.
Os atletas, treinadores e técnicos envolvidos beneficiam de bolsas mensais (bolsas paralímpicas) e de financiamento à preparação e participação competitiva, sendo este financiamento gerido pelas respectivas federações, em função do plano de preparação de cada atleta. O apoio do Projecto reflecte-se na quantidade e qualidade da actividade dos atletas envolvidos, designadamente, nos treinos sistemáticos, nos estágios e na participação competitiva, quer em território nacional, quer no estrangeiro, potenciando a melhoria global dos resultados desportivos obtidos pela Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.

Fonte:Comité Paralímpico de Portugal

 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo