iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Aspirador Vertical  (Lida 566 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Isanches

Aspirador Vertical
« em: 31/08/2018, 20:39 »
Olá,


Um aspirador vertical trata-se de um electrodoméstico que funciona com bateria recarregável ou com cabo de alimentação à corrente eléctrica, que permite aspirar pavimentos duros ou carpetes e tapetes.

Consiste numa cabeça com escova, tubo, depósito para lixo no topo ou em baixo ao pé da escova e componentes eletrónicas.
Cortesia de Best vaccum cleaner info

Quase todos funcionam com tecnologia ciclónica de aspiração, que permite grande eficiência na separação do pó, assegurando níveis de reemissão mínimos.

Diferencia-se dos aspiradores tradicionais porque:
* É mais leve e compacto, e portanto mais manobrável e fácil de arrumar.
* É mais eficaz a aspirar.
* Pode permitir destacar da estrutura principal um pequeno corpo, que funcionará como aspirador de mão, sendo portanto mais versátil.
* Pode ter uma escova em formato triangular, facilitando melhor a limpeza de cantos e à volta de obstáculos.
* Os modelos sem fios são mais manobráveis, mas estão dependentes da autonomia das suas baterias.
* Alguns aspiradores verticais têm a possibilidade de abrir o depósito de lixo de forma que o pó não caia fora do balde de lixo.

Mais autonomia para pessoas: que não consigam aspirar de pé, que não consigam transportar o aspirador devido ao peso ou por aspirarem sentadas, etc.

Desvantagens:
* Depósito para o lixo é menor do que dos restantes aspiradores, logo serve para limpezas mais curtas.
* Precisa de escovas diferentes para pavimentos duros, para continuar a ter a mesma eficácia que nas carpetes e tapetes.
* Os modelos com motor na escova podem espalhar os maiores detritos pela sala, ao contrário dos restantes.
* Os apiradores robot ( ver tópico: https://www.deficiente-forum.com/limpeza-de-casa/t82934/) dão mais autonomia, mas são menos potentes.

Critérios a considerar:
* Potência: quanto mais potente fôr, maior será a potência de aspiração.

* Baterias (para modelos sem fios):
  - Autonomia da bateria: depende da potência e do tipo de acessórios utilizados, pode variar de 15 a 75 minutos, mas 15 minutos é o suficiente para realizar a maior parte das limpezas;
  - Número de baterias recarregáveis incluídas: para aumentar a autonomia do aspirador;
  - Se é possível remover a bateria: para ser possível substituir uma bateria quando tiver descarregada por outra carregada para continuar a limpeza;
  - Tempo de carregamento;
  - Durabilidade: algumas baterias têm ciclos de carregamento e descarregamento limitados, e a sua potência também pode diminuir a partir de um determinado número de ciclos. Atualmente as baterias duram entre 2 a 3 anos, mas existem baterias ilimitadas;
  - Base de carregamento: para facilitar o carregamento e permitir que o aspirador esteja sempre pronto a utilizar, uma base também é mais prática pois o utilizador não tem assim que baixar-se.

* Peso: apesar de serem mais leves do que os aspiradores tradicionais, pode haver grande variedade de peso, podendo ir de 1,8 a 8,5 Kg;

* Tubo: tem de ser suficientemente grande para o utilizador chegar a mais áreas sem ter de mudar de posição, mas por outro lado tem de se adaptar à altura do utilizador (geralmente a altura varia de 71 a 118 cm). Se fôr telescópico, é mais fácil adaptar a altura. Também convém ter uma estrutura ergonómica (pega no topo ou pedal para mudar o ângulo do varão para chegar a sítios difíceis, por exemplo), ou com dobradiças inteligentemente posicionadas em pontos estratégicos do corpo para permitir chegar às zonas mais inacessíveis com conforto (como debaixo dos móveis), além de proporcionarem melhor arrumação.

* Depósito para o lixo:
  - Capacidade: varia de 400 a 1000 ml. Escolher um depósito suficientemente grande para não ter de interromper a tarefa de aspirar para o despejar, mas que não torne o aspirador demasiadamente pesado.
  - Sistema de abertura fácil e prático (só com uma mão, por exemplo).

* Controlos:
  - Controlo para ligamento/desligamento.
  - Controlo de potência variável, para se adaptar ao tipo de limpeza pretendida.
  - Controlos na pega (como um indicador de carga da bateria).

* Ruído ao funcionar: varia de 77 a 82 dB.
* Opção de aspiração de líquidos.
* Opção de aspirador de mão.
* Iluminação LED para facilitar a visualização do pó.
* Montagem fácil das componentes, (só com uma mão, por exemplo)
* Acessórios extra: Suporte de Parede / filtro HEPA (para minimizar alergias) / escova com motor / Escova giratória / etc.
* Garantia: verificar se abrange todos os componentes, para os que têm baterias a duração da garantia pode ser diferente para essa componente. Também considerar seguros de prolongamento de garantia.
* Devido à variedade de componentes, privilegiar marcas e lojas com bom apoio ao cliente (reparação rápida e eficiente).

Preço: de 40 a 500€.

Investigar opiniões, críticas. On-line: na amazon ou Deco, etc.

Marcas presents em Portugal: SINBO / SOGO / TAURUS / BOSCH / DI4 / BLACK-DECKER / POLTI / NILFISK / AEG / ROWENTA / HOOVER / ELECTROLUX / DELONGHI / HOTPOINT / KÄRCHER / BISSELL / DYSON

Partilhem as vossas opiniões, experiências e críticas sobre o produto para ajudar e informar a comunidade.

Também são bem-vindas informações que completem o tópico, como restrições de mobilidade que o produto colmata, dicas de utilização, etc.


Cpts
« Última modificação: 31/08/2018, 20:42 por Isanches »
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Sardinha, rodrigosapo

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo