iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Documentário sobre modelo paraplégico distinguido nos EUA  (Lida 2946 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Documentário sobre modelo paraplégico distinguido nos EUA

“Born to Fly” conta a história do português João Matias, que também foi o primeiro deficiente físico a frequentar o curso de Desporto em Portugal, no ensino secundário.
 
 
02 de dezembro de 2016 às 17:41 | Cinema, Coolt
João Matias é um dos raros modelos europeus em cadeira de rodas
texto: Ricardo Farinha 

A história do primeiro modelo paraplégico português, João Matias, foi contada no documentário “Born to Fly”, realizado pelo italiano Alberto Rocco, autor de “A Bússola”.

“Até me ri quando o Alberto disse que queria fazer um filme comigo”, diz João Matias à NiT. O realizador estrangeiro, que vive em Portugal há vários anos, descobriu o modelo num vídeo no YouTube que o próprio tinha feito para um trabalho da faculdade, onde estudou Educação e Comunicação Multimédia, sobre a sua história de vida.

O filme, que está em competição em vários festivais, teve menções honrosas nas categorias de Documentário Internacional e Cinematografia no festival internacional de documentários independentes de Hollywood na segunda-feira, 28 de novembro; e ganhou esta quinta-feira, 1 de dezembro, duas menções especiais do júri nas categorias de Melhor Documentário Internacional e Melhor Realizador, no festival de cinema independente de Los Angeles.

“Na altura estava a escrever um livro sobre a minha história, mas o Alberto falou-me logo num filme. Fomos gravando e acabou por ser muito positivo.”

João Matias também se tornou conhecido por ter sido o primeiro deficiente físico a frequentar o curso de Desporto no ensino secundário em Portugal — acabou com uma média de 17 valores. A sua modalidade preferida é o ténis. Agora, com 29 anos, faz palestras motivacionais por escolas e universidades. “O objetivo deste filme é espalhar ainda mais essa mensagem”. Além de modelo, trabalha como agente na Fado Models.

“Born to Fly” demorou cerca de quatro anos a ser gravado, sobretudo “porque se trata de cinema independente” e não havia muitos meios. O primeiro teaser foi revelado em 2012.

“O Alberto não me deixava acompanhar a edição. Dizia que era uma surpresa. Aliás, nunca vi o filme completo, só partes.”

“O objetivo tem sido internacionalizá-lo e levá-lo aos festivais.” Mas agora que já conquistou alguns prémios, é tempo de “lançar todas as fichas e ser mais ambiciosos”. A ideia é que também seja exibido nos cinemas portugueses e que tenha os direitos televisivos vendidos a algum dos principais canais de televisão.

“Born to Fly” ainda não tem data de estreia marcada, mas João Matias pretende que seja em março ou abril de 2017, com uma exibição no Cinema São Jorge, em Lisboa, e outra no Teatro Rivoli, no Porto.



Fonte: Facebook
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo