10.º Festival Nacional da Canção para Pessoas com Deficiência Intelectual celebrou Emoção, Inclusão e Talento na LousãCentro TV
25 Outubro 2025 11:41

10.º Festival Nacional da Canção para Pessoas com Deficiência Intelectual celebrou Emoção, Inclusão e Talento na Lousã
A ARCIL promoveu, no passado sábado, a 10.ª edição do Festival Nacional da Canção para Pessoas com Deficiência Intelectual, que decorreu no Teatro Municipal da Lousã. O evento reuniu artistas de todo o país num espetáculo vibrante, marcado pela emoção, inclusão e celebração da diversidade. Ao longo dos seus 10 anos de existência, o Festival [...]
A ARCIL promoveu, no passado sábado, a 10.ª edição do Festival Nacional da Canção para Pessoas com Deficiência Intelectual, que decorreu no Teatro Municipal da Lousã.
O evento reuniu artistas de todo o país num espetáculo vibrante, marcado pela emoção, inclusão e celebração da diversidade.
Ao longo dos seus 10 anos de existência, o Festival tem sido coordenado pela Diretora Técnica do CACI da ARCIL, Ana Araújo, contando nos últimos cinco anos com a direção técnica e musical do professor de música Sérgio Fernandes, também da ARCIL. Este trabalho contínuo e dedicado tem sido essencial para o crescimento e consolidação do Festival como uma referência nacional na promoção da inclusão através das artes performativas.
Este ano, o destaque foi para a atuação da equipa anfitriã, Os Contradições da ARCIL, que conquistou o primeiro lugar do concurso com uma performance repleta de energia, criatividade e emoção. A vitória foi recebida com grande entusiasmo, evidenciando o poder da música como ferramenta de empoderamento e inclusão social.
O Festival contou com a participação de 10 instituições, que apresentaram propostas musicais originais e inspiradoras, num ambiente de respeito, partilha e celebração das potencialidades das pessoas com deficiência intelectual. Mais do que um concurso, este evento afirma-se como um manifesto cultural pela inclusão e pelo intercâmbio entre entidades de reabilitação.
A noite foi ainda abrilhantada pela atuação especial dos NO MAKA, que trouxeram ao palco a sua sonoridade única e energia contagiante, tornando esta edição verdadeiramente inesquecível.
Organizado pela ARCIL, com o apoio da Câmara Municipal da Lousã e cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., o Festival reafirma-se como uma referência nacional na promoção da inclusão através das artes performativas.
Sapo.pt