iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: BRAGAMenino com incapacidade impedido de praticar natação em Braga, Câmara diz que problema está res  (Lida 1208 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
BRAGAMenino com incapacidade impedido de praticar natação em Braga, Câmara diz que problema está resolvido
Piscinas municipais no centro da polémica

Há 2 dias  em 24/03/2023 às 19:30Por Luís Moreira


Foto: DR
A Câmara de Braga resolveu as dificuldades de acesso à piscina municipal da Rodovia, hoje relatadas a O MINHO pelos pais de um rapaz de 11 anos, com deficiência, e que não tinha acesso a balneários para se vestir. “A situação está resolvida. O SCBraga já foi contactado. No entanto na 2.ª feira irei responder ao email enviado pelos pais por conter inverdades”, disse a O MINHO a vereadora que tutela o Desporto, Sameiro Araújo.

Em e-mail enviado a O MINHO, os progenitores dizem que o filho tem necessidades especiais atestadas por atestado médico multiusos com incapacidade de 60%.
E explicam: “Em início de fevereiro tomei conhecimento que o Sporting Clube de Braga tinha aulas de natação adaptada, e tendo em conta que já há algum tempo procurava este tipo de exercício para o meu filho, por adorar água e gostar de nadar, dirigi-me à secretaria da escola de natação do clube para realizar a sua inscrição. Fui muito bem acolhida e o clube prontificou-se, imediatamente, a proporcionar uma aula experimental para verificar se o meu filho gostaria da atividade, e seria adequada a sua inscrição”.


E a mãe diz que lhe foi dito que “informariam os funcionários da piscina municipal de Braga (Rodovia), para contarem com a presença do meu filho, tendo, desde logo, alertado que o mesmo, apesar de não ter qualquer incapacidade motora, tem necessidade constante de orientação e necessitaria de ajuda no balneário”.

Não queriam que acedesse ao balneário

E o relato prossegue, assim; “É aqui que começam os meus problemas. Logo no dia da aula experimental, não me queriam deixar aceder ao balneário. Um funcionário da piscina prontificou-se a ajudar o meu filho a equipar-se, porém, assim que entrou no balneário masculino com ele, saiu e informou-me que ele não se equipava. Voltei a reforçar que ele necessitava de ajuda para o fazer, pelo que me foi disponibilizado um balneário que não sei precisar se seria dos professores ou nadador salvador”.

No dia seguinte – continua – “contactei o clube com vista a saber o feedback do professor, ao que fui informada que a aula tinha decorrido muito bem e seria muito bom ele ingressar as aulas de natação adaptada”.


Porém, sublinha – “fui logo informada pelo clube que, uma vez que a piscina municipal não tem balneário para pessoas com incapacidade e que eu não poderia entrar no balneário masculino nem o meu filho no balneário feminino, pelo que iria ser requerido ao município (proprietário das instalações) autorização para que o meu filho usasse os balneários dos técnicos com a minha companhia, e assim poder ser acolhido nas aulas de natação adaptada. Deixei uma cópia do atestado multiusos do meu filho para ser apresentado ao município como prova da sua condição”.

E a mãe conta, ainda: “O tempo passou, chegamos ao final de Fevereiro, entro em contacto com o clube e sou informada que ainda não há autorização por parte do município.Fui tentando contatos com o clube por forma a saber se haveria resposta ao que fui informada, no dia de hoje, quase dois meses depois, que o Municípionão autoriza a entrada do menino no balneário dos técnicos e que, para aceder às aulas terá que ser acompanhado pelo pai”.

O MINHO voltará ao assunto, logo que a vereadora dê as explicações que anunciou para segunda-feira e o modo como o problema foi resolvido.


Fonte: https://ominho.pt/menino-com-incapacidade-impedido-de-praticar-natacao-em-braga-camara-diz-que-problema-esta-resolvido/
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo