iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: CAMPEONATO EUROPEU DE NATAÇÃO ADAPTADA  (Lida 872 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Pantufas

CAMPEONATO EUROPEU DE NATAÇÃO ADAPTADA
« em: 10/05/2021, 13:52 »
 
PEDRO CALADO NA APRESENTAÇÃO DO CAMPEONATO EUROPEU DE NATAÇÃO ADAPTADA


Artigo | 07/05/2021 15:48
O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, preside à Conferência de Imprensa para apresentação do Campeonato Europeu de Natação Adaptada, que tem lugar amanhã, dia 08 de maio, pelas 11h00, no Complexo das Piscinas da Penteada, no Funchal.

Pelas 12h00, o vice-presidente estará presente, também, na Cerimónia do 96 º aniversário do Clube de Futebol Andorinha de Santo António, que decorrerá nas infraestruturas daquela coletividade desportiva.

Mais tarde, pelas 18h00, o governante participa, em representação do Presidente do Governo Regional, na cerimónia de entrega de prémios dos Campeonatos Regionais de Ténis e Squash referentes à época de 2020, que terá lugar na Quinta Magnólia.

Fonte: https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/127794/Pedro_Calado_na_apresentacao_do_Campeonato_Europeu_de_Natacao_Adaptada
« Última modificação: 19/05/2021, 08:36 por migel »
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: pantanal

Online migel

 
Federação de natação garante que European Open de natação adaptada na Madeira será prova de excelência

9 mai 2021 11:12

Natação adaptada federação portuguesa de natação
Beatriz Gonçalves e Cheila Vieira em 14.º nos Europeus de natação artística

Prova vai decorrer em conceito de ‘bolha’, de 16 a 22 maio, no Funchal.
Federação de natação garante que European Open de natação adaptada na Madeira será prova de excelência


Alexandra Couto
O presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN) sublinhou hoje a “excelência da Madeira em receber eventos”, na apresentação do European Open de 2020, que vai decorrer em conceito de ‘bolha’, de 16 a 22 maio, no Funchal.

“A Madeira representa a excelência organizativa, a excelência na capacidade de receber as equipas, a excelência nas condições e nas infraestruturas disponíveis para receber estes eventos. Se tivesse de traduzir numa palavra seria excelência de um destino, a Madeira é isto para a organização de eventos, quer nacionais quer internacionais”, afirmou António José Silva, durante a conferência de imprensa de apresentação da prova, no Funchal.

A capital madeirense será palco do grande evento internacional coorganizado pela segunda vez - com o ano pioneiro a acontecer em 2016 - pela FPN e pela Associação de Natação da Madeira (ANM), com o apoio do Governo Regional.

Estão previstos mais de 400 nadadores, provenientes de 48 países, que marcarão presença na última oportunidade de se apurarem para os Jogos Paralímpicos Tóquio2020.

António José Silva garantiu que este evento representa o início da ‘era pós-covid’ para a natação, ressalvando que nada seria “mais apropriado do que ter um campeonato europeu open de natação adaptada, com a presença dos quatro continentes e com 1.100 pessoas envolvidas”.

O objetivo da seleção nacional, que terá oito nadadores, passa por aumentar o número de atletas qualificados para os Jogos Paralímpicos na capital japonesa.

“Foram mais de 140 mil euros que empenhámos neste evento, estamos certos de que mais do que o dinheiro aqui investido haverá um retorno muito positivo social e económico, sobretudo para as unidades hoteleiras e para todo o turismo que vai receber estas pessoas que vêm à região”, salientou Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional, mencionando as dificuldades em convencer a autoridade regional de saúde na realização de eventos, daí que este se trate do primeiro.


O nadador Emanuel Gonçalves, também representante da ANM, relembrou o primeiro campeonato europeu que se realizou no Funchal, em 2016, onde competiu, mencionando os 28 recordes mundiais conquistados na mesma piscina, com a esperança de que sejam “muitos mais este ano”.

A Madeira volta a receber um grande evento internacional em 2022, o Campeonato do Mundo de natação adaptada, “uma prova de excelência desportiva”, segundo o presidente da FPN, observando que o Europeu servirá de “antecâmara da organização daquilo que será a prova mais importante”.



Fonte: https://desporto.sapo.pt/modalidades/natacao/artigos/federacao-de-natacao-garante-que-european-open-de-natacao-adaptada-na-madeira-sera-prova-de-excelencia
 

Offline SLB2010

 
Europeus de natação adaptada no Funchal vão definir seleção lusa para Tóquio2020

Os oito nadadores portugueses que vão participar na competição, que decorrerá entre 16 e 22 de maio, têm mínimos para os Jogos Paralímpicos, nos quais Portugal tem uma quota de participação.


A seleção para Tóquio será feita através da posição no ranking

Portugal parte para os campeonatos europeus de natação adaptada, que decorrerão na Madeira, com o objetivo de conquistar medalhas, mas a competição vai também definir os cinco atletas lusos que irão participar nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.

Os oito nadadores portugueses que vão participar na competição, que decorrerá entre 16 e 22 de maio, têm mínimos para os Jogos Paralímpicos, nos quais Portugal tem uma quota de participação de quatro atletas masculinos e um feminino.

A seleção para Tóquio será feita através da posição no 'ranking', o que confere aos europeus do Funchal "uma certa tensão interna, vivida num ambiente salutar", referiu Daniel Viegas, Diretor Técnico da Natação Adaptada (DTN), à agência Lusa.


"Queremos atingir medalhas, tal como aconteceu nas duas últimas edições, mas a competição será também uma oportunidade de cada nadador se superar para tentar a melhor posição no 'ranking'", disse.

O DTN garante que, apesar de existir uma espécie de "luta individual", o ambiente na seleção portuguesa aos europeus, na qual "todos procuram a superação", é "muito positivo".

"As quotas impostas pelo Comité Paralímpico Internacional para os Jogos Tóquio2020 obrigam-nos a fazer escolhas, achámos que a mais justa seria através do 'ranking'", afirma Daniel Viegas, destacando o facto de todos os nadadores estarem "empenhados na competição".

A treinar normalmente desde setembro passado, depois de uma paragem imposta pela pandemia de Covid-19, os nadadores portugueses e a maioria dos estrangeiros que vão marcar presença no Funchal, participam pela primeira vez numa grande competição internacional desde março de 2020.

"Os nadadores portugueses têm treinado regularmente desde setembro, mas têm falta de competição, apesar de terem participado em algumas provas nacionais de natação regular", explica o DTN,

A ausência de público no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal poderá, segundo Daniel Viegas, ter efeitos diferentes na prestação de cada um dos nadadores.

"Temos nadadores que se agigantam com a presença de público, e outros que cedem à pressão de perceberem que as bancadas estão cheias. Por isso, o facto de a competição ser à porta fechada, terá impactos diferentes em cada um", explica.


No Funchal, onde deverão marcar presença 380 atletas, de 47 países, Portugal estará representando por Susana Veiga, vice-campeã mundial e europeia, David Garchat, que conquistou duas medalhas nos europeus de 2016, Daniel Videira, Diogo Cancela, Gino Caetano, Ivo Rocha, Marco Meneses e Renata Pinto.



Fonte; https://www.tsf.pt/desporto/europeus-de-natacao-adaptada-no-funchal-vao-definir-selecao-lusa-para-toquio2020-13720105.html
 

Online migel

 
A convite da Federação Portuguesa de Natação participei hoje na cerimónia de abertura do Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, realizado na cidade do Funchal, Madeira. 🏊🏻‍♀️🏊🏼
🇵🇹 Para os atletas portugueses esta será a última grande competição mundial antes dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, que terão lugar no Japão de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021.

 No decurso desta tarde competiram nas respetivas finais Renata Pinto, que conquistou a medalha de bronze nos 100 metros bruços SB9, Daniel Videira que foi sexto nos 100 metros costas S6 e ainda Marco Meneses, sétimo nos 50 metros livres S11, tendo todos eles estabelecido novos records nacionais.   

Esta competição terá continuidade amanhã, com mais 5 portugueses em prova e dela sairão os 5 atletas que representarão Portugal na modalidade de natação em #Tóquio2020





Facebook : Ana Antunes
 

Online Pantufas

 
Europeus de natação: Portugal à procura de finais e qualificações olímpicas


Alexis Santos é uma das figuras da natação portuguesa


Fotografia: Robert Perry/EPA


"Seria muito bom conseguirmos colocar quatro nadadores nos oito primeiros lugares, ou seja, presentes em finais, e 12 dentro das 16 primeira posições", assumiu José Machado, Diretor Técnico Nacional.

Portugal vai estar representado por 16 nadadores nos Campeonatos da Europa, em Budapeste, competição para a qual parte com ambições de chegar a finais e de conseguir aumentar as cinco presenças já asseguradas nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020.


Europeus de natação adaptada no Funchal colocam grandes desafios organizativos
"Seria muito bom conseguirmos colocar quatro nadadores nos oito primeiros lugares, ou seja, presentes em finais, e 12 dentro das 16 primeira posições", assumiu José Machado, Diretor Técnico Nacional (DTN), à agência Lusa, na antevisão à competição de natação pura, que arranca na segunda-feira, na capital húngara.

José Machado admitiu as expectativas em relação à obtenção de mínimos para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, referindo que "há alguns nadadores que estão bem perto das marcas de qualificação".

"Além dos lugares na classificação, o que nos deixaria satisfeitos seria ter mais nadadores a garantirem o acesso aos Jogos", afirmou o DTN, lembrando que Portugal já tem mais um atleta qualificado para Tóquio2020, do que teve para o Rio2016.

Entre os 16 nadadores que vão marcar presença nos Europeus, cujas provas de natação pura decorrem entre segunda-feira e 23 de maio, figuram quatro dos cinco que já têm mínimos para Tóquio 2020: Alexis Santos (200 metros estilos), Tamila Holub (1.500 livres), Diana Durães (1.500 livres) e Ana Catarina Monteiro (200 mariposa).

O único olímpico ausente é Gabriel Lopes (200 estilos), por ainda estar a treinar condicionado devido a sequelas de covid-19.


Aos quatro já qualificados para Tóquio2020 juntam-se Diogo Carvalho, Francisco Quintas, Francisco Santos, João Costa, José Paulo Lopes, Miguel Nascimento e Tomás Veloso, em masculinos, e Francisca Martins, Rafaela Azevedo, Raquel Pereira, Rita Frischknecht e Victoria Kaminskaya.

O responsável técnico reconheceu que a preparação dos atletas tem sido diferente do habitual devido à pandemia, referindo que, "durante a primeira fase de confinamento, foi tudo muito complicado, mas a partir de setembro os atletas têm conseguido treinar quase normalmente".

"Treinar tem sido possível, competir é que é mais complicado. Estes Europeus vão ser a primeira grande competição internacional desde o início do ano passado", vincou.

José Machado considera que a ausência de espetadores na piscina pode ter efeitos diferentes nos nadadores, pois "uns tentam superar-se ainda mais com a presença de público, e outros conseguem descontrair quando percebem que as bancadas estão vazias".

Lista dos 16 nadadores convocados


- Alexis Santos (Sporting): 50 metros costas, 50 bruços, 200 estilos e estafeta 4x100 livres.

- Diogo Carvalho (Galitos): 200 estilos e estafeta 4x100 livres.

- Francisco Quintas (Sporting): 50, 100 e 200 bruços.

- Francisco Santos (Sporting): 100 costas, 200 costas e estafeta 4x100 livres.

- João Costa (Vitória de Guimarães): 100 costas e 200 costas.


O Jogo
 

Offline rodrigosapo

 
Portugueses em três finais no primeiro dia dos Europeus de natação adaptada


Daniel Videira, nadador português

16 Maio 2021 às 11:42
Renata Pinto junta-se a Daniel Videira e Marco Meneses, nadando a final direta dos 100 metros bruços SB9.

Os nadadores portugueses Daniel Videira e Marco Meneses garantiram este domingo a presença em duas finais dos Europeus de natação adaptada, que decorrem no Funchal, tendo ambos estabelecido recordes nacionais.


"Tudo é possível na vida", diz canoísta Alex Santos que vai aos Jogos Paralímpicos
Nos 100 metros costas S6 (deficiência motora), Daniel Videira nadou a sua série em 1.21,28 minutos, fazendo cair o anterior máximo nacional (1.23,79), que lhe pertencia, e parte para a final com o sexto melhor tempo.

Marco Meneses assegurou presença na final de 50 metros livres S11 (deficiência visual), ao nadar a distância em 28,58 segundos, melhorando o seu próprio recorde nacional, que era de 29,24 segundos.

Ivo Rocha nadou a eliminatória dos 50 metros livres S5 (deficiência motora) em 43,95 segundos, terminando em sétimo e falhando presença na final.

À tarde, Portugal vai estar representado em três finais, com Renata Pinto a juntar-se a Daniel Videira e Marco Meneses, nadando a final direta dos 100 metros bruços SB9.

Na natação adaptada, os atletas estão divididos por 14 classes, sendo as classes entre o um e o 10 para nadadores com deficiência motora, as classes entre 11 e 13 destinadas à deficiência visual, e a 14 para a deficiência intelectual.



Fonte: OJogo
 

Online migel

 
Portuguesa Renata Pinto conquista bronze nos europeus de natação adaptada

Europeus da natação adaptada, que em 2016 também se realizaram na Madeira, tem a categoria 'open', pelo que contarão com a presença de nadadores de todo o mundo.
Lusa
16 de Maio de 2021 às 18:36
Portuguesa Renata Pinto


FOTO: Direitos Reservados/ Instagram

A portuguesa Renata Pinto, de 21 anos, conquistou este domingo a medalha de bronze nos 100 metros bruços SB9, dos Europeus de natação adaptada, que decorrem no Funchal, tendo estabelecido novo recorde nacional da distância.
Na primeira final da competição, Renata Pinto nadou a distância em 1.25,02 minutos, fazendo cair o anterior máximo nacional (1.25,42), que lhe pertencia, terminando a prova atrás da espanhola Sarai Gascon (1.20,63) e da húngara Bianca Pap (1.21,65), que conquistaram o ouro e a prata, respetivamente.


Adiada no ano passado devido à pandemia de covid-19, a competição, que decorre até dia 22, junta no complexo de piscinas olímpicas do Funchal 380 atletas, entre os quais oito portugueses, de 47 países.

Os Europeus da natação adaptada, que em 2016 também se realizaram na Madeira, tem a categoria 'open', pelo que contarão com a presença de nadadores de todo o mundo, alguns ainda à procura de um lugar nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, que decorrerão entre 24 de agosto e 05 de setembro.



Fonte: CM
 

Online migel

 
Portugal com quatro atletas na segunda jornada dos Europeus de natação adaptada
por Mário Aleixo - RTP
   

Os portugueses continuam a ter um bom desempenho nos Europeus de natação adaptada Lusa
Quatro portugueses, entre os quais Renata Pinto, que no domingo conquistou uma medalha de bronze, competem esta segunda-feira, no segundo dia dos Europeus da natação adaptada, no Funchal, última oportunidade de apuramento para os Jogos Paralímpicos Tóquio2020.

Renata Pinto, que conquistou a medalha de bronze nos 100 metros bruços SB9, nada esta segunda-feira as eliminatórias dos 200 metros estilos SM9, enquanto Ivo Rocha tenta um lugar na final dos 50 metros costas S5.

Diogo Cancela nada à tarde a final direta dos 100 metros costas S8, enquanto Marco Meneses participa na prova decisiva dos 100 metros mariposa S11.

Na natação adaptada, os atletas estão divididos por 14 classes, sendo as classes entre o um e o 10 para nadadores com deficiência motora, as classes entre 11 e 13 destinadas à deficiência visual, e a 14 para a deficiência intelectual.


Fonte: RTP
 

Online migel

Re: CAMPEONATO EUROPEU DE NATAÇÃO ADAPTADA
« Responder #8 em: 19/05/2021, 08:39 »
 
PEDRO CALADO ENALTECE IMPACTO ECONÓMICO DO EUROPEU DE NATAÇÃO ADAPTADA



Artigo | 16/05/2021 18:25

O Campeonato da Europa de Natação adaptada, que iniciou-se este domingo no Complexo de Piscinas Olímpicas da Penteada, contou com várias personalidades na sua cerimónia de abertura.

Entre elas, esteve Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional que sublinhou a importância do evento, no sentido do mesmo ser um veículo que “pode levar o nome da Madeira além-fronteiras”. Nesse sentido, Calado vinca que o evento é importante para a madeira “não só pela parte desportiva mas essencialmente pela parte social” e pela a “ecónomica” pois em “termos económicos é extremamente importante pois temos mais de 1100 pessoas que estão aqui na Região”.

António José Silva (Presidente da Federação Portuguesa de Natação), Miguel Gouveia (Presidente da Câmara Municipal do Funchal), Ana Sofia Antunes (Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência), José Manuel Lourenço (Presidente do Comité Paralímpico de Portugal), João Rodrigues (Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos e Membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal) e Vítor Pataco (Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude), foram outras personalidades presentes na abertura do evento internacional de natação.


Fonte: JM
 

Online migel

Re: CAMPEONATO EUROPEU DE NATAÇÃO ADAPTADA
« Responder #9 em: 19/05/2021, 08:42 »
 

SECRETÁRIA DE ESTADO REALÇA “BONS EXEMPLOS” DO FUNCHAL NA ÁREA DA INCLUSÃO

Lúcia M. Silva
Artigo | 17/05/2021 12:20

Esta manhã, após uma audiência com o presidente da Camara Municipal do Funchal, seguida de uma visita ao Museu ‘A Cidade do Açúcar’ e a uma exposição de equipamentos e acessibilidades às praias, na Praça Colombo, a secretária de Estado disse ter ficado a conhecer “bons exemplos”, nomeadamente no que concerne às soluções encontradas pela autarquia funchalense no que concerne o acesso à praia e apoio aos banhistas com deficiência.

Na Praça Colombo, Ana Sofia Antunes ficou a conhecer o sistema “audioplage” que está instalado na Praia Formosa e que permite alertar os nadadores-salvadores para uma situação de perigo sentida por uma pessoa com deficiência visual.

“Este é um bom exemplo que pode e deve ser replicado a nível nacional”, afirmou a governante na ocasião.

Relativamente ao trabalho inclusivo que também foi levado a cabo no Museu do Açúcar pela Câmara do Funchal, a secretária de Estado salientou que este poderá ser “um bom exemplo” daquilo que poderá ser feito ao nível da preparação dos espaços culturais para visitas de todos os públicos, “sejam eles pessoas com dificuldades sensoriais ou motoras”.

Na Região também por causa do Campeonato da Europa de natação adaptada da Madeira, que decorre desde ontem no Complexo de piscinas olímpicas da Penteada, Ana Sofia Antunes destacou a importância deste evento porque, embora as quotas para os atletas paralímpicos nos Jogos Olímpicos de Tóquio já estejam definidas em termos de número, ainda é preciso definir quem vai ocupar essas mesmas quotas e “é isso que os nossos atletas nacionais estão aqui a discutir”.

Acompanhando a secretária de Estado nesta visita, o presidente da Câmara Municipal do Funchal disse que o trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver na área da inclusão é, para si, um motivo de “orgulho poder mostrá-lo”.

“Importa, com os recursos que temos, trabalhar e mostrar ao país que não há centralidade para trabalhar as políticas de inclusão. Todos nós, onde quer que estejamos, seja na empresa, seja no meio do poder local, a nível regional ou nacional, podemos colocar no terreno práticas inclusivas e que são, no fundo, uma demonstração de como estamos numa sociedade mais desenvolvida, mais solidária, mais inclusiva, onde não deixa ninguém para trás”, argumentou afirmou Silva Gouveia.



Fonte: JM
 

Online migel

Re: CAMPEONATO EUROPEU DE NATAÇÃO ADAPTADA
« Responder #10 em: 20/05/2021, 13:52 »
 
Diogo Cancela foi quinto em final dos europeus de natação adaptada


Diogo Cancela


Fotografia: Reprodução/Facebook FP Natação


O nadador Diogo Cancela terminou na quinta posição a final dos 100 metros mariposa S8.

O nadador Diogo Cancela terminou esta terça-feira na quinta posição a final dos 100 metros mariposa S8, dos europeus de natação adaptada, que decorrem até sábado, no Funchal.


Diogo Cancela, que não tem o braço direito, nadou a distância em 1.07,08 minutos, a 4,01 segundos do grego Dimosthenis Michalentzakis, que arrecadou a medalha de ouro.

Adiados no ano passado devido à pandemia de covid-19, os Europeus de natação adaptada, que decorrem até dia 22, juntam no complexo de piscinas olímpicas do Funchal 380 atletas, de 47 países, entre os quais oito portugueses.

Na natação adaptada, os atletas estão divididos por 14 classes, sendo as classes entre o um e o 10 para nadadores com deficiência motora, as classes entre 11 e 13 destinadas à deficiência visual, e a 14 para a deficiência intelectual


O Jogo
 

Online migel

Re: CAMPEONATO EUROPEU DE NATAÇÃO ADAPTADA
« Responder #11 em: 20/05/2021, 13:56 »
 

CAMPEONATO DE NATAÇÃO ADAPTADA TEM "RETORNO ECONÓMICO INEGÁVEL", DIZ RUI BARRETO

Artigo | 19/05/2021 13:47

O secretário regional da Economia disse hoje, durante a assinatura do protocolo de atribuição de apoio financeiro à Associação de Natação da Madeira, que a realização Campeonato Europeu de Natação Adaptada, a decorrer nas piscinas olímpicas da Penteada, tem um "um retorno económico inegável" para a Região.

O governante estima que o evento desportivo organizado pela ANM, que conta com um apoio financeiro (55 mil euros) da Secretaria Regional da Economia, terá um impacto de um milhão de euros na economia regional.

Segundo Rui Barreto "o Governo Regional não podia deixar de se associar a este evento que é, porventura, o maior evento desportivo realizado este ano em Portugal", sublinhando que é bem demonstrativo "da capacidade que a Madeira tem de organizar grandes eventos desportivos, grandes eventos internacionais, mas é também uma prova de superação da nossa gente, da Federação, da Associação de Natação da Madeira e de todos aqueles que se associaram e que trabalharam neste evento".

Durante o período em que decorre o campeonato (de 16 a 22 de maio), estarão envolvidos mais de duas centenas de voluntários para apoiar os cerca de 750 atletas oriundos de vários países do mundo. "Tem aqui muita gente envolvida, mais de 250 voluntários, e é uma combinação perfeita e um motivo de grande orgulho para Madeira e para os Madeirenses, para aqueles que projetaram esta infraestrutura e para a nossa economia".

Para o secretário da Economia "é um sinal de afirmação da Madeira, a demonstrar internacionalmente que somos capazes, que temos os meios e que podemos realizar eventos internacionais desta envergadura", acrescentado é também o reflexo do "excelente relacionamento" que existe com a Federação Nacional de Natação, que tem escolhido a Madeira para realizar grandes provas internacionais.

"Nós damos o nosso contributo com este protocolo para garantir que os atletas e as comitivas tenham o transporte através da empresa Horários do Funchal, entre as unidades hoteleiras e as piscinas olímpicas da Penteada".

De referir que o Campeonato Europeu de Natação Adaptada, "World Para Swimming European Open Championships", é uma grande prova internacional de natação adaptada, na qual são apurados atletas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.


Fonte: JM
 

Offline rodrigosapo

Re: CAMPEONATO EUROPEU DE NATAÇÃO ADAPTADA
« Responder #12 em: 20/05/2021, 14:59 »
 
Portugal fecha com recorde nacional o segundo dia dos europeus de natação adaptada


Competição decorre até sábado no Funchal

Os portugueses Diogo Cancela e Marco Meneses terminaram esta segunda-feira nas quinta e sexta posições, respetivamente, e estabeleceram um recorde nacional nas finais nas quais participaram nos europeus de natação adaptada, que decorrem no Funchal.

Nos 100 metros mariposa S11 (deficiência visual), Marco Meneses nadou a final direta em 1.22,55 minutos, fazendo cair o anterior recorde nacional (1.22,98), que lhe pertencia, e terminou a prova na sexta posição, a 14,02 segundos do ucraniano Viktor Smyrnov, que arrecadou o ouro.


Durante a manhã, Renata Pinto, que neste domingo conquistou a medalha de bronze nos 100 metros bruços SB9, conseguiu o nono tempo (3.01,92 minutos) nos 200 metros estilos SM9, ficando fora da final.

Nos 50 metros costa S5, Ivo Rocha nadou a eliminatória em 45,63 segundos, fazendo cair o anterior recorde nacional (47,11) que já lhe pertencia.

Apesar da marca, Ivo Rocha conseguiu o nono tempo das eliminatórias, ficando de fora da final.

Adiados no ano passado devido à pandemia de covid-19, os Europeus de natação adaptada, que decorrem até dia 22, juntam no complexo de piscinas olímpicas do Funchal 380 atletas, de 47 países, entre os quais oito portugueses.


Na natação adaptada, os atletas estão divididos por 14 classes, sendo as classes entre o um e o 10 para nadadores com deficiência motora, as classes entre 11 e 13 destinadas à deficiência visual, e a 14 para a deficiência intelectual.

Fonte: https://www.record.pt/modalidades/natacao/amp/portugal-fecha-com-recorde-nacional-o-segundo-dia-dos-europeus-de-natacao-adaptada


 

Offline pantanal

Re: CAMPEONATO EUROPEU DE NATAÇÃO ADAPTADA
« Responder #13 em: 21/05/2021, 08:50 »
 
Susana Veiga conquista medalha de prata nos Europeus de natação adaptada


REPRODUÇÃO/FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE NATAÇÃO


https://sicnoticias.pt/desporto/2021-05-19-Susana-Veiga-conquista-medalha-de-prata-nos-Europeus-de-natacao-adaptada-73a25fb0
 19.05.2021 às 23h19   
Lusa

Susana Veiga bateu o recorde nacional da distância, que já lhe pertencia.
A portuguesa Susana Veiga conquistou esta quarta-feira a medalha de prata na prova dos 100 metros livres S9 (deficiência motora) dos Europeus de natação adaptada, que decorrem até sábado, no Funchal.

Susana Veiga, que é vice-campeã mundial e europeia dos 50 metros livres, nadou a distância em 1.04,33 minutos, marca que lhe permitiu bater o recorde nacional da distância (1.05,08), que já lhe pertencia.

A espanhola Sarai Gascon arrecadou o ouro, com a marca de 1.02,93 minutos, e a sua compatriota Núria Marques Soto ficou com o bronze, ao nadar em 1.05,26.

Ao quarto dia de competição, Portugal segue com duas medalhas, a de prata conquistada hoje, e uma de bronze, conseguida por Renata Pinto nos 100 metros bruços SB9.

Fonte: SICN
 
 

Offline pantanal

Re: CAMPEONATO EUROPEU DE NATAÇÃO ADAPTADA
« Responder #14 em: 21/05/2021, 08:52 »
 
Seis portugueses em prova na quinta jornada dos Europeus de natação adaptada

Sportinforma / Lusa
20 mai 2021 09:46
Natação

natacao Natação adaptada europeus de natação adaptada
Portugal com quatro atletas na segunda jornada dos Europeus de natação adaptada

Competição decorre no Funchal e Portugal já soma duas medalhas.

Portugal acolhe pela primeira vez uma competição europeia de natação adaptada do Comité Paralímpico Internacional, que vai decorrer no Funchal, apenas uma época depois de a natação para pessoas com deficiência ter sido integrada na federação portuguesa da modalidade. Alexandra Couto
Seis portugueses entram hoje em competição no quinto dia dos Europeus de natação adaptada, que decorrem no Funchal, competição na qual Portugal soma duas medalhas.

David Grachat, que em 2016 conquistou duas medalhas nos Europeus, disputados também no Funchal, disputa as eliminatórias dos 400 metros S9, enquanto Susana Veiga participa na final direta da mesma distância e categoria, agendada para a tarde.

Durante a manhã, Daniel Videira nada as eliminatórias dos 50 metros livres S6, e participa no apuramento para a final dos 100 metros SB5, tal como Ivo Rocha.

No dia com mais portugueses em competição, Diogo Cancela participa nas eliminatórias dos 50 metros livres S8, e Marco Meneses nada os 100 metros livres S11.

Adiados no ano passado devido à pandemia de covid-19, os Europeus de natação adaptada, que decorrem até dia 22, juntam no complexo de piscinas olímpicas do Funchal 380 atletas, entre os quais oito portugueses, de 47 países.


A Rússia lidera o quadro de medalhas, com 15 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze, num 'medalheiro' no qual Portugal soma uma medalha de prata, conquistada por Susana Veiga, e uma de bronze, conseguida por Renata Pinto.

Na natação adaptada, os atletas estão divididos por 14 classes, sendo as classes entre o um e o 10 para nadadores com deficiência motora, as classes entre 11 e 13 destinadas à deficiência visual, e a 14 para a deficiência intelectual.


Fonte: Sapo desporto
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo