Aos 19 anos, Vicente Pereira é o melhor nadador do mundo com síndrome de DownApós ter pulverizado vários recordes mundiais, aponta ao grande objetivo: a ida aos Jogos Paralímpicos.
25/11/2024 às 20:00
texto
Sónia Ramalho
De todos os quatro estilos de natação, a mariposa é o que mais dores de cabeça dá aos nadadores, seja pelos movimentos exigentes e complexos, pela coordenação corporal ou elevado gasto energético. Ainda assim, Vicente Pereira não tem dúvidas em afirmar que é o seu estilo preferido.
Com apenas 19 anos, o jovem atleta tem feito história na natação adaptada e já conquistou um palmarés invejável entre os nadadores com síndrome de Down. É campeão do mundo e recordista mundial dos 100 e 50 metros livres, assim como 100 e 50 metros mariposa. E este mês de novembro, na sua mais recente competição, surpreendeu tudo e todos ao participar em duas provas internacionais, em Inglaterra e nos Estados Unidos – Down Syndrome Swimming Great Britain e USA Down Syndrome Swimming and Athletes Without Limits – nas quais voltou a conquistar várias medalhas de ouro.
Só em Londres, bateu três recordes do mundo, enquanto na prova realizada em Orlando, nos Estados Unidos, conquistou oito recordes mundiais, entre os quais nos 100 metros estilos. “Foi algo inédito numa competição de natação, como disse um dos treinadores americanos”, explica com orgulho Nelson Pereira, pai de Vicente.
Feitas as contas, em duas semanas, Vicente “bateu ao todo 11 recordes do mundo”, revela. “Não só é o nadador mais rápido, como o melhor do mundo com síndrome de Down. Nos dois campeonatos da Europa e nos dois campeonatos do mundo que fez, desde 2021, foi sempre considerado o melhor nadador”, revela Nelson. “Se juntarmos a estas provas que fez agora em Orlando e Londres, até a nós nos surpreendeu”.
Veja mais aqui:
https://www.nit.pt/fit/ginasios-e-outdoor/aos-19-anos-vicente-pereira-e-o-melhor-nadador-mundo-com-sindrome-de