Deficiente-Fórum
..:: Deficiente-Forum - Informação ::.. Responsável: Claram => Informática Inclusiva => Notícias » Informática Inclusiva => Tópico iniciado por: migel em 30/12/2017, 12:05
-
APPACDM de Coimbra lança Explor’House: uma aplicação de tarefas do dia-a-dia para pessoas com deficiência intelectual.
https://www.facebook.com/appacdm.coimbra/videos/791025541087643/
Explor’House é uma aplicação para telemóvel e/ou tablet na qual são realizadas tarefas do quotidiano nas diferentes divisões de uma casa, com a possibilidade de explorar outras atividades, como jogos e puzzles, desenvolvido por Ana Mendes (Terapeuta Ocupacional da APPACDM de Coimbra) e Jorge Costa.
Com o recurso a esta aplicação existe intervenção ao nível das funções cognitivas, com repercussões na autonomia em atividades da vida diária, bem como na qualidade de vida de jovens/adultos com deficiência intelectual, nos vários contextos de vida.
Criar uma aplicação com o cenário virtual de uma casa para realização de diferentes tarefas em cada divisão, onde o indivíduo participa nas rotinas diárias de uma família, foi o motor impulsionador do projeto, co-financiado pelo INR. Este surge da necessidade e importância constante em intervir ao nível das atividades de vida diária, como a higiene dentária, o vestir, entre outras, abordando os objetos utilizados e a sequenciação das diferentes ações de uma forma mais dinâmica.
Veja, através do seguinte vídeo, algumas partes da nossa aplicação e as reações de alguns dos utilizadores da mesma.
Facebbok