/
Em Évora sensibilizou-se para a inclusão das pessoas com deficiência Nota! Noticia de: 09/12/20
O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana recebeu, esta quarta-feira, uma ação integrada na campanha de sensibilização denominada por “desMarca a Diferença”.
Esta campanha decorreu em todo o território nacional, direcionada para a divulgação dos direitos e promoção da inclusão das Pessoas com Deficiência e que terminou no picadeiro do Comando Territorial de Évora da GNR.
Na ação realizada em Évora marcaram presença a Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, o Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Clero, o Comandante dom Comando Territorial de Évora, o Coronel Joaquim Vivas, o Diretor da Segurança Social José Domingos Ramalho e o Presidente da Câmara de Évora Pinto Sá, bem como alguns utentes da APPACDM e da ARAS, instituições com utentes da área da deficiência de Évora.
Na tarde desta quarta-feira, ficou bem patente a importância da hipoterapia, em que o cavalo se torna num agente facilitador, capaz de alterar a resposta do sistema nervoso central da pessoa com deficiência, promovendo vivências fundamentais para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas, comunicativas e psicossociais. Sessões de hipoterapia que são promovidas com regularidade em Évora, como recentemente noticiámos.
Com esta campanha a GNR pretendeu também mostrar as suas respostas mais personalizadas e adaptadas aos problemas concretos da população, sobretudo da mais vulnerável, como é o caso do “Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência” (PAPcD). Criado em 2014, o referido programa visa a promoção dos direitos e garantias de condições de vida dignas das pessoas com deficiência, procurando envolver de forma proactiva a comunidade para atender, compreender e respeitar as necessidades e diferenças de cada um, permitindo a igualdade de oportunidades e prevenindo situações de negligência, violência e maus-tratos.
Considerando o compromisso humano, social e cívico, a GNR tem ainda estabelecido diversas parcerias e protocolos com associações e escolas um pouco por todo o país, disponibilizando o seu efetivo animal para sessões de hipoterapia (cavalos) e cinoterapia (cães), dando o seu contributo para esta área tão sensível, mas extremamente gratificante.



Fonte: odigital.pt Link:
https://odigital.pt/em-evora-sensibilizou-se-para-a-inclusao-das-pessoas-com-deficiencia/