Microsoft Windows 11 será a geração mais acessível da história do sistemaAtualizado: 13/07/2021
A Microsoft tem como missão transformar o novo Windows 11 num sistema operacional (SO) mais acessível. A nova geração do SO será a “versão mais inclusiva” da sua história.
Jeffey Petty, chefe da Divisão de Acessibilidade do Windows Microsoft, informou que pretende “proporcionar uma experiência do Windows mais acessível tem o poder de ajudar a combater a divisão da deficiência. Assim, contribui com a educação e com a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho em todo o mundo”.
Este novo sistema operacional contém os recursos de acessibilidade das versões anteriores, nomeadamente o narrador, a lupa, as legendas automáticas e o reconhecimento de voz na língua nativa. No entanto, alguns destes recursos foram retrabalhados, tais como a legendagem automática, que por exemplo está entre as renovações e continuará a ajudar pessoas com deficiência auditiva a entender as ações do SO. Uma outra ferramenta deste pacote de novidades é o reconhecimento de voz do Windows, que neste novo sistema será capaz de redigir documentos inteiros através da voz.
A garantia de acessibilidade para pessoas com deficiência visual é uma das prioridades. Para este público-alvo, o Windows 11 incluirá um conjunto de indicativos sonoros para reconhecer as atividades do sistema operacional, desde a inicialização do computador a diferentes toques aos temas claros/escuros.
A empresa informa que o modo escuro pode ser um apoio para pessoas com alta sensibilidade à luz. Os temas de alto contraste também foram reformulados para conter um visual mais elegante, mantendo as suas propriedades de visualização simplificada.
De acordo com a Microsoft, a acessibilidade foi considerada desde o princípio na construção da nova geração do Windows. O próprio nome da seção de ferramentas de acessibilidade foi alterado de “Facilidade de Acesso” para simplesmente “Acessibilidade”.
Saiba mais sobre a aposta da acessibilidade digital da Microsoft no seu site.:
https://www.microsoft.com/pt-br/diversity/inside-microsoft/cross-disability/default.aspxFonte: inr.pt Link:
https://www.inr.pt/noticias-eventos/-/journal_content/56/11309/571668