Vitamina C pode diminuir risco de acidente vascular cerebral?
Vitamina C pode diminuir risco de acidente vascular cerebral? no dia 21 de Fevereiro de 2014
Para o estudo, os investigadores da Universidade de Rennes, em França, contaram com a participação de 65 indivíduos que tinham sofrido um acidente vascular cerebral hemorrágico intracerebral, que ocorre quando há uma ruptura dos vasos sanguíneos no cérebro. O acidente vascular hemorrágico apesar de ser menos comum que o acidente vascular isquémico é mais mortal.
Os pacientes foram comparados com outros 65 indivíduos saudáveis. Após terem analisado os níveis de vitamina C dos participantes, os investigadores apuraram que 41% tinham níveis normais desta vitamina, 15% tinham níveis considerados insuficientes e em 45% não foi detectado a presença desta vitamina nas amostras de sangue colhidas.
O estudo apurou que, em média, os pacientes que tinham sofrido um acidente vascular cerebral não tinham vitamina C, enquanto aqueles considerados saudáveis apresentavam níveis normais desta vitamina.
"OS nossos resultados mostram que a deficiência na vitamina C deve ser considerada um factor de risco de este tipo de acidente vascular severo, tal como a hipertensão arterial, consumo de álcool e excesso de peso", revelhou, em comunicado de imprensa, o autor do estudo, Stéphane Vannier.
O investigador acrescentou que é necessária mais investigação para explorar detalhadamente o modo como a vitamina C ajuda a reduzir o risco de acidente vascular cerebral. Na sua opinião esta vitamina pode por exemplo regular a pressão arterial.
A vitamina C pode ser encontrada em frutas e legumes, como laranjas, mamão, pimentão, brócolos e morangos.
Alert