iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Basta fumar um cigarro por dia para aumentar o risco de morte prematura  (Lida 470 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sininho

 

Basta fumar um cigarro por dia para aumentar o risco de morte prematura



As pessoas que fumam apenas um ou menos cigarros por dia correm um risco maior de morte prematura em relação aos que nunca fumaram, revela um estudo publicado na segunda-feira (05/12).


créditos: EPA/CHRISTOPH SCHMIDT

Fumar um cigarro ou menos (em média) por dia ao longo da vida aumenta em 64% o risco de morte prematura. Esse risco sobe para 87% entre os que fumam entre um a dez cigarros por dia, afirmam cientistas do Instituto Nacional do Cancro dos Estados Unidos num estudo publicado na revista médica JAMA Internal Medicine.

"Os resultados deste estudo confirmam a vigência das advertências contra o tabaco e o facto de que não existe um nível de consumo sem riscos", disse Maki Inoue-Choi, diretora da Divisão de Epidemiologia do Cancro e autora principal do estudo.

O tabagismo é responsável por cinco milhões de mortes por ano. Entre os fumadores leves, o risco de mortalidade diminui para aqueles que param de fumar em comparação com os que mantêm o hábito.

Leia também: O tabaco faz rugas e descai os seios? 10 razões para abandonar o vício

Veja ainda: 15 passos para deixar de fumar
A mortalidade prematura entre os fumadores leves resulta principalmente do cancro do pulmão. O risco de morrer de cancro de pulmão é nove vezes maior para as pessoas que fumam regularmente pelo menos um cigarro por dia. Entre os que fumam até dez cigarros por dia, a probabilidade de morrer de cancro de pulmão é 12 vezes maior que a dos não fumadores, lê-se na pesquisa.

Embora os perigos do tabaco sejam documentados desde 1964, quando a máxima autoridade médica dos Estados Unidos emitiu pela primeira vez um relatório a alertar para os perigos do tabagismo, os efeitos sobre a saúde de um consumo baixo de cigarros - menos de dez por dia - não tinham sido ainda estudados.

Para este estudo, os cientistas analisaram os dados médicos de mais de 290.000 adultos brancos de entre 59 e 82 anos, dos quais 22.337 (7,7%) fumavam, 156.405 (54%) eram ex-fumadores e 111.473 (38,4%) nunca tinham fumado. Entre os fumadores, 159 afirmaram fumar menos de um cigarro por dia e cerca de 1.500 relataram consumir entre um e dez cigarros por dia.

artigo do parceiro:
Nuno Noronha

in sapo.pt
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo