
Funchal, na Madeira, apresenta hoje um nível de radiação ultravioleta (UV) muito alto, enquanto os valores para sete regiões de Portugal Continental estão com níveis altos, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Com valores altos estão as regiões de Bragança, Évora, Lisboa, Sines, Penhas Douradas, Viana do Castelo e Ponta Delgada, nos Açores.
De acordo com o IM, a incidência de radiação será maior entre as 12:00 e as 14:00.
No caso de índice alto, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar enquanto que para o índice muito alto, além destes cuidados, deve acrscentar-se a utilização de guarda-sol e evitar a exposição das crianças ao Sol.
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM.
O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo.
O IM prevê para hoje períodos de céu muito nublado, aguaceiros com condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões do interior Centro e Sul, vento fraco, neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura máxima de descida da mínima na região Norte.
Em Lisboa e no Porto prevê-se uma temperatura máxima de 21 graus e em Faro 22.
Diário Digital / Lusa