Deficiente-Fórum
..:: Deficiente-Forum - Temas da Actualidade ::.. Responsável: Nandito => Bem - Estar, Saude e Qualidade de Vida => Notícias de saúde => Tópico iniciado por: migel em 26/10/2010, 21:00
-
Encontros à Volta da Esclerose Múltipla
(http://www.anossavoz.com/fotos/SPEM.jpg)
O Papel do Enfermeiro na Esclerose Múltipla
Encontros à Volta da Esclerose Múltipla
O Papel do Enfermeiro na Esclerose Múltipla
Quarta-feira, 27 de Outubro • 18:00 - 20:00
Local:
SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla
Rua Zófimo Pedroso, 66 (Freguesia Marvila, junto ao Poço do Bispo)
Lisboa
É função do enfermeiro promover a pessoa com doença como um agente de mudança de si próprio. O método de ajuda compreende combinações de técnicas de suporte, de orientação e ensino. O espaço para adquirir conhecimentos de suporte e esclarecer dúvidas e receios são "terapêuticas" que influenciam a tomada de decisões, controle de comportamento e aquisição de habilidades na sustentação da vida e da saúde, na recuperação de doença e no enfrentar dos seus efeitos (George, 2000).
Neste quinto Encontro contaremos com a presença da Enf. Cristina Araújo, responsável pela consulta de esclerose múltipla no Hospital dos Capuchos.
MODERADORA:
Enf. Cristina Araújo (Hospital dos Capuchos)
PROGRAMA:
• Papel do Enfermeiro na EM
o Adesão à Terapêutica / Técnicas
o Triagem do surto
o Optimizar o bem estar / Estilos de vida saudáveis
• Discussão
• Avaliação
• Encerramento
>> Inscrição Gratuita
Por motivos de organização, pedimos a confirmação da sua presença através do:
Email: eventos@spem.org
Tlm: 934 386 910
Tlf: 218 650 480
Normalmente o tratamento é a grande questão para as pessoas com EM. Decidir fazer o tratamento não é fácil, visto que ainda não há cura. Cada terapêutica pode mudar o curso a doença em forma diferente, cada uma tem riscos ou efeitos secundários (Donato Parmalee, 2010) além de ter que se lidar com muita carga emocional. É nestes momentos que a enfermeira é muitas vezes solicitada para responder a muitas questões, dar a conhecer as expectativas reais da prescrição, ensinar e escutar, de forma a alcançar uma adesão responsável por parte da pessoa com EM.
Também a incerteza do aparecimento dos surtos causa grandes situações de crise e por vezes pânico. Implementar estratégias de reconhecimento e de formas de actuar, promove a segurança e confiança e o impacto torna-se minor nesse momento.
As consequências na vida física e psicosocial inflenciam vários aspectos no dia-a-dia de cada um e dos que os rodeiam. Isto requere aconselhamento para se modificar diversos aspectos na nossa rotina, que com treino e persistência poderão se alcançar, tendo como objectivo a melhoria de qualidade de vida. Relembra-se os estudos publicados que correlacionam a vida saudável/bem estar com uma estabilidade e retardamento da progressão da doença.
Ainda que impossível encontrar soluções definitivas, nesta sessão pretende-se dotar a pessoa de esclarecimentos face aos conceitos abordados, que facilitem a tomada de decisões no seu dia-a-dia, de forma responsável e confiante.
PRÓXIMOS ENCONTROS:
Novembro: “EM e Decisão Clínica”
- Dr. João de Sá (Neurologista - Hospital Sta Maria)
4 Dezembro: Congresso SPEM
>> Dia Nacional da Pessoa com EM
Janeiro: “Direitos e Protecção Social da Pessoa com EM”
- Dra. Luísa Albuquerque (Apoio Jurídico SPEM)
- Dra. Sara Nava (Assistente Social SPEM)
Fevereiro: “Fisioterapia e Neuroreabilitação”
- Equipa de Neuroreabilitação SPEM
Fonte:SPEM