Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Espanha confirma mais de 100 casos de linfoma raro associado a implantes mamários  (Lida 616 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Nandito

 
Espanha confirma mais de 100 casos de linfoma raro associado a implantes mamários

SIC Notícias
25 jun 2025 15:45



Mailson Pignata/GETTY

Em causa está o Linfoma Anaplásico de Células Grandes associado ao implante mamário (BIA-ALCL), um tipo raro de Linfoma não Hodgkin que se manifesta habitualmente através de um edema ou inchaço na mama.

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários confirmou a existência de 102 casos de pacientes com um linfoma raro associado ao uso de implantes mamários.

Em causa está o Linfoma Anaplásico de Células Grandes associado ao implante mamário (BIA-ALCL), um tipo raro de Linfoma não Hodgkin que se manifesta habitualmente através de um edema ou inchaço na mama.

Segundo o Infarmed, este tipo de linfoma também pode manifestar-se, embora seja menos comum, através de um nódulo na mama ou na axila, e ‘aparece’, na maioria dos casos, entre três e 14 anos após a colocação dos implantes. Não é, no entanto, o mesmo que cancro da mama.

O relatório, citado pelo El Mundo, dá ainda conta de que este tipo de linfoma parece estar mais associado à utilização de implantes texturados, os mais comuns.

Dos 102 casos confirmados, 88 envolveram pacientes com próteses texturadas, dois casos com próteses de poliuretano e, nos restantes, o tipo de prótese é desconhecido.

A Agência Espanhola de Medicamentos acrescenta que a maioria dos casos “teve uma evolução clínica benigna” após a remoção dos implantes e da cápsula ao redor das próteses. No entanto, em alguns casos foi mesmo necessário tratamento e houve até registo de quatro mortes.

O Infarmed, que é a Autoridade Nacional do Medicamento em Portugal, explica no seu site que o risco de desenvolver BIA-ALCL pode ir de 1 em 100 000 a 1 em 1 000, e que a maioria dos casos é “facilmente curada” através da cirurgia de remoção das próteses.

Não é, no entanto, ainda clara qual a associação direta entre a colocação de implantes mamários e este linfoma raro. No relatório espanhol, apela-se a “investigações adicionais” para compreender melhor o fenómeno.

“Os implantes mamários apresentam riscos inerentes, incluindo situações comuns como rutura ou contratura, ou mais raras como o BIA-ALCL. Os implantes mamários têm um prazo de validade e necessitam de ser substituídos ao fim de algum tempo. É fundamental ter informação e aconselhamento antes de tomar a decisão”, alertam os especialistas espanhóis.







Fonte: sapo.pt                       Link: https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/espanha-confirma-mais-de-100-casos-de-linfoma_685c0c31611f12436f15c2de
"A justiça é o freio da humanidade."
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo