Estudo da Universidade de Viena
Óleo de peixe pode travar e atenuar psicose durante um ano
O óleo de peixe pode beneficiar os jovens com probabilidades de desenvolvimento de esquizofrenia ou outras patologias psicóticas. Doze semanas de tratamento são suficientes para conferir protecção durante um ano, refere um estudo da Universidade de Viena, Áustria, publicado nos "Archives of General Psychiatry".
Na investigação foram acompanhados 81 jovens, com uma média de idade de 16 anos, que estavam em risco (de leve a major) de desenvolverem psicose. Durante 12 semanas, 41 participantes tomaram diariamente cápsulas de óleo de peixe que continham 1,2 g de ómega-3 (ácidos gordos polinsaturados) e 40 receberam um placebo. Dos 76 pacientes que concluíram o estudo, dois jovens (4,9%) do grupo que recebeu óleo de peixe e 11 827,5%) do grupo de controlo evoluíram para psicose, uma diferença de 22,6% entre os dois grupos, reportam os investigadores no artigo.
Segundo o estudo, o efeito fio constatado até um ano após a toma das cápsulas, o que, segundo os especialistas, representa uma efeito mais duradouro do que qualquer outra intervenção, incluindo as farmacológicas.
No comunicado enviado à imprensa pela universidade, os cientistas explicaram que os efeitos benéficos das cápsulas de óleo de peixe podem resultar das alterações que provocam nas membranas celulares e nas interacções com os sistemas de neurotransmissores.
O estudo liderado por Paul Amminger também verificou que muitos jovens adultos estão relutantes em tomar drogas antipsicóticas devido ao efeito estigmatizante, mas também devido aos efeitos secundários, tais como disfunção sexual, alterações metabólicas e ganho de peso. Deste modo, os ácidos gordos ómega-3 podem oferecer uma alternativa saudável e eficaz.
Fonte:Correio dos Açores