ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Vírus da gripe A predomina nesta época Outono/Inverno  (Lida 544 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Vírus da gripe A predomina nesta época Outono/Inverno



A vacinação contra a gripe pandémica deve prosseguir, conclui um estudo da Direcção Geral de Saúde, que sublinha o facto de a estirpe H1N1 ser dominante na estação fria que agora chega. A gripe pandémica provocou em Portugal 124 mortes.

 
Um quinto da população está imunizada contra a gripe A, seja porque foi vacinada, seja porque contraiu a doença no ano passado, seja ainda porque foi contagiada pelo vírus mesmo sem ter sentido sintomas.

Estas são as contas feitas por um estudo da Direcção Geral de Saúde (DGS) que hoje, sexta-feira, Francisco George dá a conhecer no Porto, no Congresso Nacional de Saúde Pública.

O relatório defende que "a vacinação contra a gripe pandémica deverá prosseguir, visto que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, se admite que a estirpe A(H1N1) 2009 irá ser predominante na próxima época sazonal".

Recorde-se que a composição da vacina decidida para este ano pelos peritos da OMS é trivalente, integrando três estirpes em circulação, entre as quais precisamente a H1N1. As outras estirpes são a H3N2 e a B.

Desde o começo de Outubro têm vindo a chegar as doses da vacina sazonal que, este ano, as autoridades estipularam em um milhão e 800 mil. Para atingir a cobertura considerada ideal para a população idosa, foi decidido que, nesta época e nos dois próximos anos, 330 mil idosos carenciados podem recebê-la gratuitamente nos centros de saúde.

As autoridades sanitárias continuam a incitar a população a recorrer à vacinação com as doses disponíveis nos centros de saúde e hospitais e que foram adquiridas no ano passado para combater a pandemia.

De acordo com o relatório da DGS, até Julho passado tinham sido distribuídos dois milhões de vacinas; destas foram ministradas 700 mil.

O relatório da DGS sobre a pandemia de 2009/10  lembra que o primeiro caso detectado em Portugal teve confirmação logo no final de Abril do ano passado e foi importado do México. No final de Agosto, havia já dois mil casos diagnosticados através de análises, método entretanto abandonado.

A gripe A esteve na origem de 124 mortes, na sua maior parte decorrentes de pneumonias virais (em 79,7% dos casos). A idade média das vítimas foi de 47,6 anos, e na sua maioria estas eram do sexo masculino (59,7%). Em termos de regiões, a mais afectada foi o Norte (46 mortes), seguida da Região de Lisboa e Vale do Tejo (29) e pela do Centro (26).

Nos hospitais, deram entrada 1.436 doentes com diagnóstico  de gripe A, tendo 193 destes permanecido em Cuidados Intensivos.
A Linha de Saúde 24, posta a funcionar no âmbito do plano de contingência, atendeu mais de um milhão de chamadas.

*com Lusa

 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo