Espinho recebe encontro nacional de portadores de dispositivos cardíacos
No próximo dia 1 de Maio, a partir das 10h30, a cidade de Espinho vai ser palco das comemorações do 10.º aniversário da APPPC - Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI's (Cardioversores Desfibrilhadores Implantáveis) -, um encontro no qual se espera a presença de mais de 150 portadores de dispositivos cardíacos.
O evento terá início com uma caminhada na Avenida da Praia (concentração junto à Câmara Municipal de Espinho), durante a qual alguns participantes vão utilizar t-shirts que permitem efectuar electrocardiogramas (ECG) para que no final sejam analisados os resultados obtidos. De acordo com António Gomes, presidente da APPPC, para além deste dispositivo de monitorização, ao longo de todo o percurso vão ser colocados desfibrilhadores automáticos externos (DAE), de forma a garantir a segurança de todos os participantes.
Pelas 14h30, no Centro Luso Venezuelano (Rua da Portela Nogueira da Regedoura), vai realizar-se uma palestra sobre o tema “Monitorização Remota – uma nova realidade de seguimento à distância dos portadores de pacemaker e cardioversores desfibrilhadores implantáveis (CDI’s)”, dirigida por Paulo Costa, técnico de Cardiologia e Pacing do Hospital de Santo António no Porto.
Após esta sessão seguir-se-á uma palestra subordinada ao programa “Maio mês do Coração”, conduzida pelo Prof. Doutor Lopes Gomes, cardiologista e presidente da Direcção Regional da Fundação Portuguesa de Cardiologia da Zona Norte.
A comemoração do 10.º aniversário da Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI's celebra-se no dia em que se iniciam as comemorações de “Maio, Mês do Coração”. Este ano, o tema será dedicado à reabilitação cardíaca, definida pela Organização Mundial de Saúde como “o conjunto de actividades necessárias para assegurar ao doente cardíaco a melhor condição física, mental e social, que lhe permita retomar um lugar o mais normal possível na vida da comunidade”.
A APPPC tem por objectivos promover e divulgar informação sobre a utilização de Pacemakers e CDI's, fomentar o convívio entre os utilizadores e portadores, bem como, realizar acções de formação, esclarecimento e bem-estar social em prol dos portadores de dispositivos cardíacos.
Fonte:LPM Comunicações