iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Um quarto dos portugueses está em risco de cancro. Doença mata quase 10 milhões por ano em todo o mu  (Lida 297 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

Um quarto dos portugueses está em risco de cancro. Doença mata quase 10 milhões por ano em todo o mundo

Nuno de Noronha
4 fev 2020 08:00

Saúd Dia Mundial da Luta Contra o Cancro Tumores malignos Doenças oncológicas Tabaco OMS Doenças Cancro Saúde IARC


Os 10 sintomas menos conhecidos do cancro da mama
Um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres em todo o mundo vai desenvolver cancro, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.


AFP
O número de novos casos de cancro em Portugal deve ultrapassar os 58 mil este ano, com as mortes por doença oncológica a ascenderem a quase 29 mil, segundo estimativas globais de 2018 da Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC).

De acordo com os dados compilados por esta agência da Organização Mundial de Saúde (OMS), um quarto da população em Portugal está em risco de desenvolver cancro até aos 75 anos e 10% corre risco de morrer de doença oncológica.

Conhece alguém com cancro? Faça-lhe um grande um favor e não diga isto

O cancro do pulmão, que é o que mais doentes afeta em termos mundiais, surge em Portugal em quarto lugar de incidência, com cerca de 5.200 casos este ano.

Numa análise por sexos, o cancro com maior incidência nos homens é o da próstata, seguido do colorretal.

Nas mulheres, o cancro da mama aparece em primeiro lugar, sendo também o colorretal o que tem a segunda maior incidência.

O cancro colorretal é um dos tipo de cancro com mais novos casos em Portugal todos os anos, estimando-se a deteção de mais de 10 mil doentes. Segue-se o cancro da mama, com sete mil doentes, e o da próstata, que será diagnosticado em mais de 6.600 homens.


Em termos de mortalidade, o cancro do pulmão é o mais mortal em Portugal, seguido do cancro do cólon, do estômago e da próstata. O cancro da mama surge em quinto lugar, numa análise a 36 tipos de doença oncológica.


De acordo com a IARC, cerca de 155 mil pessoas vivem em Portugal com cancro diagnosticado há mais de cinco anos.

18 milhões de casos por ano
Em todo o mundo, mais de 18 milhões de novos diagnósticos de cancro e 9,6 milhões de mortes são estimados todos os anos. Os números indicam que um em cada oito homens e uma em cada 11 mulheres morrem devido a doença oncológica.

Um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres em todo o mundo desenvolve cancro nalguma fase da sua vida.


Fonte: https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/um-quarto-dos-portugueses-esta-em-risco-de-cancro-doenca-mata-quase-10-milhoes-por-ano-em-todo-o-mundo
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo