iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Cientista português vence bolsa de 150 mil euros para criar terapias de rejuvenescimento muscular  (Lida 131 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Ana-S



Pedro Sousa-Victor, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM; Portugal) é o único cientista em Portugal a receber este ano a Bolsa de Instalação da European Molecular Biology Organization (EMBO), no valor de 150.000 euros, financiamento por três anos, para desenvolver terapias de rejuvenescimento baseadas na utilização de células estaminais.

Pedro Sousa-Victor que regressou dos Estados Unidos em 2019, iniciando o seu laboratório no iMM, estuda o envelhecimento há vários anos".

Estamos interessados no processo de envelhecimento e no desenvolvimento de terapias de rejuvenescimento baseadas na utilização de células estaminais. A nossa estratégia envolve aplicar os conhecimentos de mecanismos de envelhecimento de células estaminais e das alterações do ambiente imune dos órgãos envelhecidos de um modo integrado para desenhar intervenções que permitam a reparação de tecidos e o seu rejuvenescimento, melhorando a saúde de indivíduos idosos", explica o cientista.

Um exemplo da aplicação destas estratégias é a sarcopenia, uma condição clínica com impacto na saúde e qualidade de vida de idosos. "Atualmente estamos a trabalhar no envelhecimento muscular e na utilização de células estaminais de músculo para o tratamento da perda de massa e força muscular com a idade, como se verifica na sarcopenia", explica Pedro Sousa-Victor, acrescentando que "com este financiamento teremos mais facilmente acesso a modelos animais (ratinhos) envelhecidos, que são um instrumento essencial para a nossa investigação, e para poderemos implementar novas técnicas de análise de células estaminais".

Sobre a importância deste financiamento, o cientista refere: "A atribuição deste financiamento da EMBO irá acelerar o estabelecimento das nossas linhas de investigação no iMM. Além disso, o acesso a plataformas tecnológicas da EMBO, irão facilitar a produção de dados nestes primeiros anos de atividade do laboratório. Esperamos assim estar mais bem preparados para dar contribuições importantes para o progresso da medicina regenerativa como solução para os problemas do envelhecimento".

Esta é a quinta vez que cientistas do iMM recebem esta distinção - Edgar Gomes em 2013, Nuno Morais em 2014, Vanessa Morais em 2015 e Claus Azzalin em 2016.

As Bolsas de Instalação da EMBO apoiam cientistas em início de carreira que estabelecem laboratórios independentes na República Checa, Polónia, Portugal e Turquia com o objetivo de fortalecer a investigação e ciências da vida nesses países.

Este ano nove cientistas receberam Bolsas de Instalação da EMBO – cinco na Polónia, duas na República Checa, uma na Turquia e uma em Portugal.

fonte: https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/cientista-portugues-vence-bolsa-de-150-mil-euros-para-criar-terapias-de-rejuvenescimento-a-partir-celulas-estaminais
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo