iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Perda de peso pode reduzir o risco de cancro da mama nas mulheres  (Lida 132 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Ana-S



m estudo publicado no “Journal of the National Cancer Institute” — uma conceituada publicação médica norte-americana — mostrou que a perda de peso pode reduzir o risco de cancro da mama em mulheres com mais de 50 anos, usando como ponto de partida investigações anteriores que ligavam a obesidade ou excesso de peso à doença.

De acordo com o estudo, isto acontece porque as mulheres com mais peso produzem mais estrogénio, uma hormona que aumenta o desenvolvimento de células cancerígenas. A investigação, cujos resultados foram divulgados em dezembro de 2019, pretendia descobrir se a perda de peso poderia ajudar a reduzir esse risco.

A equipa de investigadores analisou mais de 180 mil mulheres com 50 anos ou mais. A análise dos dados acabou por descobrir que aquelas que emagreceram e não voltaram a ganhar o peso perdido num período de cerca de dez anos tinham menor tendência a ser diagnosticadas com cancro da mama, quando comparadas com aquelas cujo peso se manteve estável no mesmo período de tempo.


Este indicador foi ainda mais acentuado entre as mulheres que tinham obesidade ou excesso de peso antes de o perder. Adicionalmente, quanto maior o número de quilos perdidos, maior a redução do risco de cancro da mama.

O estudo indica, ainda, que o peso não é o único fator que afeta o aparecimento da doença, existindo outras práticas que ajudam a manter o corpo são, como o exercício regular, uma dieta saudável e não beber álcool.

A equipa de investigadores realizou a pesquisa em 18 universidades ou centros de investigação nos Estados Unidos, Austrália e Japão, e registou os resultados da amostra ao mesmo tempo que combinou conhecimentos recolhidos em investigações académicas anteriores. Segundo a NHS (o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido), perante estes dados é importante reforçar que há muitos outros fatores que afetam as probabilidades de uma mulher vir a ter cancro da mama, entre eles o histórico familiar, genética, suplementação hormonal, se tiveram ou não filhos, consumo de álcool e o excesso de peso.

Apesar de a perda de peso mostrar uma influência positiva na diminuição do risco de ter cancro da mama, não tem efeito sobre os outros fatores que podem provocar a doença, pelo que as hipóteses não desaparecem tendo apenas isto em conta. Adicionalmente, as mulheres que já têm um peso considerado saudável não revelaram diferenças significativas no risco de cancro por perder peso.

fonte: https://nit.pt/fit/saude/perda-de-peso-pode-reduzir-o-risco-de-cancro-da-mama-nas-mulheres
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo