iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica  (Lida 353 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AREZ

 


Hoje, dia 21 de Junho, comemora-se o Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também conhecida como doença do neurónio motor e doença de Lou Gehrig, é uma doença rara, neurodegenerativa progressiva, que afeta o sistema nervoso e acarreta paralisia motora irreversível, de maneira limitante.

É caracterizada por rigidez muscular, espasmos musculares, e provoca paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar.

A ELA normalmente aparece por volta dos 50 anos, mas também pode surgir em pessoas mais novas.

Tem como sintomas principais a perda gradual de força e coordenação muscular, a incapacidade de realizar tarefas rotineiras (como subir escadas, andar e levantar), dificuldades para respirar e engolir, engasgar com facilidade, gagueira (disfemia), cãibras musculares, contrações musculares, problemas de dicção, alterações da voz, rouquidão e perda de peso.

A ELA não afeta os sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato) e raramente atinge o funcionamento da bexiga, dos intestinos ou a capacidade de pensamento e raciocínio de uma pessoa.


Fonte : Netfarm**
« Última modificação: 21/06/2019, 15:45 por AREZ »
 

Online Nandito

Re: Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica
« Responder #1 em: 21/06/2021, 11:51 »
 
Dia Mundial da ELA
Atualizado: 21/06/2021



O dia 21 de junho é o Dia Mundial da ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica - criado com o objetivo de dar visibilidade pública e consciencializar a sociedade sobre esta doença que causa a perda do controlo muscular.
 
Esta efeméride ganhou um destaque mediático especial em 2014, quando o “Desafio do balde de gelo” (Ice Bucket Challenge) se tornou viral. Este desafio consistia em tomar um banho de água gelada e fazer uma doação para o ALS Association, que representa as Pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica e outras doenças do sistema neuromuscular nos Estados Unidos da América.
 
Em apenas um mês, entre Agosto e Setembro de 2014, foram contabilizados cerca de 115 milhões de dólares em doações, que impulsionaram a investigação da doença.

A Esclerose Lateral Amiotrófica ainda tem causa desconhecida e não há cura. No entanto, terapias e medicamentos podem retardar a doença e reduzir as suas consequências..
 
Mais informação aqui: http://www.apela.pt/

Fonte: inr.pt      Link: https://www.inr.pt/noticias-eventos/-/journal_content/56/11309/554942
"O Senhor detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça"  Provérbios 15:9"
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo