iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Tudo relacionado com o Coronavírus  (Lida 54214 vezes)

0 Membros e 5 Visitantes estão a ver este tópico.

Online migel

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #60 em: 18/03/2020, 11:33 »
Benfica apoia 3000 idosos e doa ventiladores no combate ao Covid-19



2020/03/17 20:24 Texto por Redação E1

Em tempos de crise, o futebol une-se por um bem maior. O Benfica vai ajudar 3000 idosos e vai apoiar o Serviço Nacional de Saúde no combate ao coronavírus.  Em nota publicada no site oficial, o clube encarnado confirmou que, em parceria com a Guarda Nacional Republicana, e por este ser um grupo de risco elevado, 3000 idosos «já sinalizados ao abrigo do "Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança» vão receber uma ajuda, com a «atribuição de 3000 packs alimentares individuais sob a sigla "Juntos cuidamos de si"».  Também para fazer face à epidemia do novo coronavírus, o Benfica vai oferecer ainda três ventiladores às organizações de saúde de Lisboa, Porto e Coimbra.  Numa altura em que as consequências a médio prazo do Covid-19 são ainda algo desconhecidas, o Benfica prometeu «novas formas inovadoras de contribuir positivamente enquanto parceira ativa do Estado e da Sociedade Civil».

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=280630&fbclid=IwAR3B6tiZRHjVCaJMAu6hAoxjhrjh6Va8mldUO0y8-0V52_X6vwiJVpeT_OQ
 

Online migel

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #61 em: 18/03/2020, 11:48 »
Associação Portuguesa de Deficientes - Madeira restringe deslocações à sede

PAULO VIEIRA LOPES /MADEIRA /17 MAR 2020 / 16:10 H.


A Associação Portuguesa de Deficientes emitiu um comunicado dando conta das restrições dos seus associados às suas sedes, onde se inclui a sede na Região Autónoma da Madeira.

“Face à situação que vivemos com a epidemia do Covid-19 , alertamos que a Associação de Pessoas com Necessidades Especiais - Associação Sem Limites, activou o seu Plano de Contingência ao Novo Coronavírus (Covid-19), desta forma pedimos que restrinja as suas deslocações à sede da associação. Sempre que necessitar , o atendimento poderá ser feito através dos nossos contactos telefónicos ou via e-mail (tlf.: 291774219 ou apdmadeira@gmail.com e aslimites@hotmail.com)”, lê-se no comunicado.




Fonte: https://www.dnoticias.pt/madeira/associacao-portuguesa-de-deficientes-madeira-restringe-deslocacoes-a-sede-NH5933078
 

Online Pantufas

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #62 em: 18/03/2020, 11:59 »
Governo vai fornecer refeições à população em situação de sem-abrigo
A medida será implementada através do Instituto de Segurança Social da Madeira.

TÂNIA COVA /FUNCHAL /16 MAR 2020 / 19:41 H.
Governo vai fornecer refeições à população em situação de sem-abrigo


O Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM, garante o apoio e implementação de medidas tendentes à inclusão social e protecção da população sem-abrigo.

No âmbito dos planos de contingência para prevenção da propagação da COVID-19, para além dos apoios económicos disponíveis, que incluem: aquisição de medicação e realização de exames clínicos; ajudas técnicas (principalmente óculos) e apoio para transporte, o Governo Regional, continua, igualmente, a cooperar com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) para uma resposta abrangente e protectora da população em situação de sem-abrigo.

Nesse sentido, através dos acordos de cooperação existentes, podemos referir que a Associação Protectora dos Pobres colocou doseadores em todas as entradas da Instituição para aplicação dos utentes e funcionários. Foi, também, criada uma sala de isolamento, com todas as condições recomendadas.

Foram, igualmente, efectuadas acções de sensibilização a motivar para os cuidados de higiene a adoptar, além de medidas de protecção dos cidadãos utilizadores da referida instituição, nomeadamente afastamento dos lugares disponibilizados no refeitório e promoção junto dos utentes da refeição tipo take-away, de forma a evitar a permanência em espaços reduzidos e partilhados.

Relativamente a outra IPSS que actua nesta área social, o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, igualmente apoiada pelo Governo Regional da Madeira, o Instituto de Segurança Social da Madeira irá fornecer refeições prontas a consumir, a serem distribuídas pelo CASA, a famílias do concelho de Santa Cruz (freguesias da Camacha, Caniço e Santa Cruz). Com esta medida serão asseguradas 170 refeições, durante 5 dias por semana, a utentes residentes naquele concelho.

O Governo Regional da Madeira continua, assim, a sua missão de apoiar toda a população, sobretudo a que se encontra mais vulnerável.


Fonte: https://www.dnoticias.pt/madeira/governo-vai-fornecer-refeicoes-a-populacao-em-situacao-de-sem-abrigo-FK5927513#
 

Offline loira

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #63 em: 18/03/2020, 18:19 »
Boa Tarde,
devido a esta situação que todos nos encontramos peço aqui uma ajuda a quem me possa explicar o seguinte:
sendo deficiente e doente crónica, o meu marido está de quarentena voluntária (para evitar contágio)e é trabalhador por conta de outrem.
Existe apoio para estes casos?Obrigado.
 

Offline AREZ

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #64 em: 18/03/2020, 18:34 »
Boa Tarde,
devido a esta situação que todos nos encontramos peço aqui uma ajuda a quem me possa explicar o seguinte:
sendo deficiente e doente crónica, o meu marido está de quarentena voluntária (para evitar contágio)e é trabalhador por conta de outrem.
Existe apoio para estes casos?Obrigado.



Boa Tarde

PERANTE O ACTUAL QUADRO DE EMERGÊNCIA ,

os esclarecimentos das duvidas deverão ser feitos pela linha 300502502.

Cumprimentos

AREZ
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Neo, loira

Online migel

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #65 em: 19/03/2020, 19:26 »
"Isolamento obrigatório só para doentes" ou pessoas sob viligância


O primeiro-ministro anunciou hoje as medidas para cumprir o estado de emergência, incluindo o "isolamento obrigatório" para doentes com Covid-19 ou que estejam sob vigilância ativa, sob o risco de "crime de desobediência".
"Isolamento obrigatório só para doentes" ou pessoas sob viligância


© Getty Images

19/03/20 19:16 ‧ HÁ 7 MINS POR LUSA

PAÍS COVID-19

Quanto aos restantes cidadãos, que não estejam doentes ou em vigilância, o recolhimento não é obrigatório, devendo cumprir um "dever geral de recolhimento domiciliário", afirmou António Costa após a reunião do Conselho de Ministros que aprovou as medidas para aplicar o estado de emergência decretado na quarta-feira pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, depois da autorização do parlamento e do parecer favorável do executivo.


Às pessoas que constam de grupos de risco, "com mais de 70 anos ou pessoas com morbilidades" é "imposto um dever especial de proteção".

E "só devem sair em circunstâncias muito excecionais", como a compra de bens, ir a um banco, aos CTT tratar "da reforma" ou ao centro de saúde, fazer "pequenos passeios higiénicos" ou "para passear animais de companhia".

"Deve evitar, a todo o custo, para sua proteção qualquer deslocação para fora da residência", insistiu, pedindo que prossiga "o esforço que as famílias, vizinhos, nas redes sociais, municípios e juntas de freguesia para apoiar muitos destes idosos de forma a permitir evitar deslocações desnecessárias".

Aos restantes cidadãos, "ao conjunto da população" que não está nem doente, nem em vigilância nem pertence aos grupos de risco, impende o dever é de "recolhimento domiciliário", devendo evitar a deslocações fora do domicílio, "além das que são necessárias".

Há um conjunto de atividades, como sejam sair para trabalhar, acompanhamento de menores em período de recreação, ou passear animais de companhia, exemplificou.


Notícias ao Minuto
 

Online migel

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #66 em: 19/03/2020, 19:27 »
Estados Unidos já passaram os 10.000 casos de contaminação

Os Estados Unidos superaram hoje a marca de 10.000 casos confirmados de Covid-19, segundo uma contagem da Universidade Johns Hopkins.
Estados Unidos já passaram os 10.000 casos de contaminação


© iStock/NeilLockhart

19/03/20 19:15 ‧ HÁ 9 MINS POR LUSA

MUNDO COVID-19


Os EUA são já o sexto país com maior número de casos confirmados, atrás da China, Itália, Irão, Espanha e Alemanha, sendo seguidos pela França e pela Coreia do Sul.

As autoridades norte-americanas alertam para o facto de a propagação do novo coronavírus atingir já todos os 50 estados, referindo que o estado de Nova Iorque, com mais de 4.000 casos registados é a região mais afetada, embora seja, na costa oeste, o estado de Washington aquele onde ocorreu maior número de mortes.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.900 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 85.500 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 176 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália, com 2.978 mortes em 35.713 casos, a Espanha, com 767 mortes (17.147 casos) e a França com 264 mortes (9.134 casos).

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.


Notícias ao Minuto
 

Online rui sopas

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #67 em: 20/03/2020, 20:34 »
Portuenses unem-se à janela para cantar 'Porto Sentido' de Rui Veloso

Cantor partilhou nas redes sociais vídeo com o momento captado de uma janela.
Portuenses unem-se à janela para cantar 'Porto Sentido' de Rui Veloso


Notícias ao Minuto

20/03/20 19:56 ‧ Há 35 mins por Notícias Ao Minuto

País Vídeo
Partilhar

Durante os últimos dias, um pouco de toda a Europa, começaram a chegar-nos vídeos de iniciativas de vizinhos fechados em casa a tentar animar os seus companheiros de quarentena.

Esta sexta-feira, contudo, foi Rui Veloso a partilhar nas redes sociais imagens impressionantes captadas no Porto.

Num momento de 'comunhão' à janela, vários portuenses juntaram-se à janela para entoar a canção do música, Porto Sentido.

Confira as imagens captadas no Largo Curso Silva Monteiro.


Veja aqui: https://www.noticiasaominuto.com/pais/1438651/portuenses-unem-se-a-janela-para-cantar-porto-sentido-de-rui-veloso
 

Online rui sopas

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #68 em: 20/03/2020, 20:36 »
Bruxelas anuncia suspensão das regras da disciplina orçamental

O objetivo é garantir que os Estados-membros podem estimular a economia, em resposta à Covid-19.
Bruxelas anuncia suspensão das regras da disciplina orçamental


© Reuters

20/03/20 16:41 ‧ Há 3 Horas por Notícias ao Minuto com Lusa

A Comissão Europeia anunciou hoje uma suspensão "inédita" das regras de disciplina orçamental impostas aos países da União Europeia (UE) para permitir que os Estados-membros "estimulem o quanto quiserem" as suas economias, numa altura de crise devido à covid-19.

"Hoje -- e isto é inédito e nunca foi feito -- acionamos a cláusula geral de salvaguarda, o que significa que os Governos nacionais podem estimular a economia o quanto quiserem. Estamos a relaxar as regras orçamentais para os permitir fazê-lo", anunciou a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, num vídeo publicado na rede social Twitter.


Notícias ao Minuto
 

Online rui sopas

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #69 em: 20/03/2020, 20:38 »
Número de quartos para profissionais de saúde no Porto ultrapassa os 300

O número de quartos disponíveis no Porto para profissionais de saúde, para evitar o risco de contágio às famílias, já ultrapassa os 300, mais 120 que há quatro dias, informou hoje o município.


© Getty Images

20/03/20 19:57 ‧ Há 39 mins por Lusa


A coordenação é feita pela autarquia que, numa base diária, articula a disponibilidade de quartos com os hoteleiros da cidade e envia a lista atualizada às administrações hospitalares e à Ordem dos Médicos.

"Em apenas quatro dias, o número de quartos disponibilizados pelos empresários do setor do turismo subiu mais de uma centena de unidades. De cerca de 180, ultrapassa agora os 300 quartos disponíveis, evidenciando o elevado sentido cívico destes empresários e proprietários neste momento de emergência", assinala a Câmara do Porto numa nota publicada na sua página oficial.

"Todavia, não têm sido os únicos", salienta o município.

Também as grandes empresas da cidade, acrescenta, têm feito chegar à presidência da autarquia "disponibilidades financeira e logística para ajudar a combater a doença, numa demonstração de solidariedade sem precedentes".

Segundo a câmara, cabe a cada profissional de saúde que necessite de alojamento solicitar ao seu hospital o acesso à listagem para que, deste modo, possa contactar os estabelecimentos hoteleiros ou Alojamento locais e aferir a existência de vaga.

Esta iniciativa partiu dos estabelecimentos hoteleiros e de proprietários de Alojamento Local, que se têm mobilizado e disponibilizado as suas unidades a estes profissionais.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira. O número de mortos no país subiu para seis.

Dos casos confirmados, 894 estão a recuperar em casa e 126 estão internados, 26 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Das pessoas infetadas em Portugal, cinco recuperaram.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira, depois de a Assembleia da República ter aprovado na quarta-feira o decreto que lhe foi submetido pelo Presidente da República, com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.

O estado de emergência proposto pelo Presidente prolonga-se até às 23:59 de 02 de abril.

Hoje, o Governo voltou a reunir-se em Conselho de Ministros para debater as medidas de apoio social e económico para a população afetada pela pandemia de Covid-19, depois de na quinta-feira ter apresentado um primeiro lote de medidas de concretização do estado de emergência.

No Conselho de Ministros de quinta-feira foram aprovadas medidas como o "isolamento obrigatório" para doentes com Covid-19 ou que estejam sob vigilância ativa, sob o risco de "crime de desobediência", a generalização do teletrabalho" para todos os funcionários públicos que o possam fazer, o fecho das Lojas do Cidadão, bem como dos estabelecimentos com atendimento público, com exceção para, entre outros, as mercearias e supermercados, postos de abastecimento de combustível, farmácias e padarias.

O Governo decidiu criar, também, um "gabinete de crise" para lidar com a pandemia da Covid-19, que integra os ministros de Estado, da Saúde, da Administração Interna, da Defesa Nacional e das Infraestruturas.


Notícias ao Minuto
 

Online rui sopas

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #70 em: 20/03/2020, 20:41 »
FESAP apela ao Governo para cumprimento das regras de segurança

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP) apelou hoje ao Governo e às autarquias para cumprirem as regras de segurança, para evitar o contágio da covid-19 entre os trabalhadores que asseguram tarefas essenciais, na saúde ou em obras municipais.
FESAP apela ao Governo para cumprimento das regras de segurança



© Global Imagens

20/03/20 20:10 ‧ Há 27 mins por Lusa


"Num momento em que Portugal está em estado de emergência por força da necessidade de contenção e mitigação da pandemia do vírus da covid-19, a FESAP apela ao Governo e também às autarquias que multipliquem os esforços no sentido de fornecerem a todos os trabalhadores da Administração Pública as melhores condições de trabalho e os melhores equipamentos, no sentido de que possam continuar a executar as suas funções nas mais elevadas condições de segurança sanitária", defendeu a federação num comunicado.

A FESAP lembrou os riscos que correm os trabalhadores que nos hospitais asseguram os necessários cuidados de saúde à população e que "estão na linha da frente do combate à covid-19".

Para a estrutura sindical, filiada na UGT, tem igualmente de ser assegurada a máxima proteção dos trabalhadores de outros setores essenciais, como os das forças de segurança, da proteção civil, dos bombeiros, da administração local, da segurança social ou da autoridade tributária e aduaneira, que têm de continuar a trabalhar para que o país não entre em colapso económico e social.

O secretário-geral da FESAP, José Abraão, disse à agência Lusa que estão particularmente preocupados com "a inaceitável forma como muitas entidades estão a encarar este grave surto, não adotando todas as medidas necessárias para a diminuição do risco de contágio por todos os trabalhadores que continuam ao serviço, sem ser em teletrabalho".

O sindicalista afirmou que a federação e os seus sindicatos recebem diariamente denúncias de que não está a ser fornecido a esses trabalhadores "o imprescindível equipamento de proteção individual".

José Abraão deu ainda como "mau exemplo" o transporte de trabalhadores, que continua a fazer-se em veículos lotados, sem respeito pelo distanciamento social que tem de ser observado, um problema que afeta particularmente trabalhadores destacados para a execução de obras municipais, para serviços de água e saneamento e para a recolha e transporte de resíduos.

"Não se entende por que motivo se tem de transportar todos os trabalhadores numa só viagem, quando se poderia fazê-lo em duas, três ou as que forem necessárias para diminuir ao máximo o risco dos trabalhadores e, por consequência, da restante população, pelo que se apela às câmaras e empresas municipais, às juntas de freguesia e às empresas concessionárias de serviços públicos de âmbito local que rapidamente resolvam estas situações", acrescentou.

Também hoje, dia para o qual os funcionários públicos tinham uma greve marcada, que foi desconvocada face à propagação da covid-19, a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, da CGTP, salientou "o papel decisivo e crucial dos trabalhadores da Administração Pública no combate à pandemia".

"Os serviços públicos são fundamentais nesta luta, em todas as frentes, desde a saúde à higiene urbana, energia, poder local, segurança social, forças de segurança, entre tantos outros setores, demonstrando bem a importância da garantia das funções sociais do Estado e do reforço dos direitos dos trabalhadores", declarou a Frente Comum num comunicado.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde elevou hoje o número de vítimas mortais da covid-19 para seis e o número de casos confirmados 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.



Notícias ao Minuto
 

Online rui sopas

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #71 em: 20/03/2020, 20:49 »
Primeiro caso de Covid 19 confirmado em Vila Real


20 Março, 2020
Notícias, Vila Real

Está confirmado o primeiro caso em Vila Real com o novo coronavírus

Trata-se de uma mulher de 33 anos, que veio do Porto já com sintomas e que ao regressar a casa a mãe levou-a ao Hospital, depois de realizado o teste no Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro deu positivo.

A mãe da doente está a aguardar pelo resultado do teste.

Segundo informações que a UFM teve acesso a primeira doente com Covid -19 em Vila Real terá vindo de fora do concelho.

As autoridades sanitárias lembram os cuidados básicos a ter como lavar sempre as mãos, evitar o contato direto com terceiros e respeitar a etiqueta respiratória.


Fonte: https://www.universidade.fm/primeiro-caso-de-covid-19-confirmado-em-vila-real/?fbclid=IwAR3-UmWczrXBDwXME7_LkxRpDxsGCnP0LN8mUz1ydpwAR9l7RRQTDgXi43s


 

Online Neo

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #72 em: 20/03/2020, 21:01 »
Materiais sobre Isolamento

- Alimentação
- Atividade Física

#FICAEMCASA
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

Online Neo

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #73 em: 20/03/2020, 21:03 »
GUIAS DE ORIENTAÇÃO

Media
- Lavagem das Mãos
- Lavagem das Mãos (álcool)
- Recomendações Media
- Recomendações Gerais

#FICAEMCASA
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

Online Neo

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #74 em: 20/03/2020, 21:06 »

#FICAEMCASA
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo