iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Portuguesa distinguida em Espanha propõe tratamento promissor para cancro da mama e do rim  (Lida 25 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Nandito

 
Portuguesa distinguida em Espanha propõe tratamento promissor para cancro da mama e do rim
Nuno de Noronha - 15 set 2021 15:05

Olívia Pontes propõe tratamento promissor ao nível do cancro da mama e do rim, que nos testes in vivo reduziu o tumor e sem reações adversas.


Olívia Pontes, aluna do doutoramento em Ciências da Saúde na Universidade do Minho Universidade do Minho

Olívia Pontes, aluna do doutoramento em Ciências da Saúde na Universidade do Minho, venceu o 1º Prémio do “V Research Pitches Contest”, um concurso de apresentações científicas em vídeo, organizado pelo Grupo Compostela de Universidades.

O prémio foi entregue pelo presidente da entidade, Marek Kręglewski, durante a assembleia-geral realizada em Santiago de Compostela, Espanha.

No seu doutoramento, Olívia Pontes estuda um novo tratamento para o cancro do rim mais comum (o carcinoma de células renais) e para o subtipo mais grave do cancro da mama (triplo negativo). Para tal, utiliza compostos derivados de cromenos, que são moléculas abundantes em plantas ou frutas, por exemplo, tendo perfil anti-inflamatório e antimicrobiano.

Olívia Pontes demonstrou agora que aqueles compostos “têm propriedades anticancerígenas potentes e seletivas”, inibindo diversas características ligadas à agressividade e progressão tumoral, como a migração e a invasão celular.

Mais: o novo tratamento conseguiu bloquear o crescimento tumoral em testes com modelos animais e perturbar a formação de novos vasos sanguíneos ligados ao tumor.

“Estes compostos de nova síntese podem contribuir para tratar e superar a resistência em tipos agressivos de cancro”, afirma Olívia Pontes.

Aliás, nos testes verificou-se que os cromenos só atacaram células cancerígenas, não se detetou reações adversas e o tumor reduziu o seu tamanho e volume. Abre-se assim uma esperança para cancros como o triplo negativo, ainda sem terapêutica eficaz, pois a quimioterapia, além de agressiva e com elevada toxicidade, não confere melhorias significativas no prognóstico.

O trabalho de Olívia Pontes na UMinho envolve o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina e o Centro de Química da Escola de Ciências, sendo orientado pela investigadora Marta Costa e pelas professoras Fátima Baltazar e Fernanda Proença. Nascida há 28 anos em Morais (Macedo de Cavaleiros), Olívia Pontes é licenciada em Genética e Biotecnologia pela UTAD e mestre em Bioquímica Aplicada pela UMinho. Venceu ainda prémios da Sociedade Internacional do Metabolismo do Cancro e da Associação Europeia de Investigação em Cancro, uma bolsa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e tem uma patente.

Na apresentação agora premiada, o júri do prémio elogiou a problemática da investigação, a fundamentação da sua pertinência, a descrição da metodologia proposta e o discurso convincente. O Grupo Compostela de Universidades nasceu em 1994 com o objetivo de promover a cooperação interuniversitária, contando atualmente com cerca de 60 instituições de ensino superior de todo o mundo. A UMinho, uma das Universidades fundadoras do Grupo, acolheu a assembleia-geral anual em 2011 e 2020.


Fonte: lifestyle.sapo.pt          Link: https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/portuguesa-distinguida-em-espanha-propoe-tratamento-promissor-para-cancro-da-mama-e-do-rim
"O Senhor detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça"  Provérbios 15:9"
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo