iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Centros de recolha animal cada vez mais cheios desde o fim do abate de animais de companhia  (Lida 151 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Nandito

 
Centros de recolha animal cada vez mais cheios desde o fim do abate de animais de companhia

Por: Rui Carvalho Araújo 27 Setembro, 2021 • 13:09


É essencial "fazer um levantamento nacional de todos os animais que há abandonados em todas as associações"
Fonte imagem: © Miguel Pereira/Global Imagens
tsf.pt

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários considera que não se acautelou a sobrelotação dos abrigos, quando foi implementada a lei que proíbe o abate de animais errantes. O ministro do Ambiente admite que a legislação, por si só, não resolve o problema dos animais abandonados e assegura que a questão está a ser resolvida, ainda que possa demorar alguns anos.

João Pedro Matos Fernandes considera que o primeiro passo é saber quantos animais existem em Portugal, porque, de outra forma, vai existir "muita dificuldade em controlar completamente o problema". Uma posição que vai ao encontro do que a Ordem dos Médicos Veterinários já sugeriu ao Governo.

O bastonário Jorge Cid diz que é essencial "fazer um levantamento nacional de todos os animais que há abandonados em todas as associações, para microchipá-los e depois fazer esterilizações em massa de todos esses animais". Jorge Cid perspetiva que, "se houver vontade política e se houver vontade de resolver este assunto, em cinco anos este assunto estará resolvido".

Ouçam a explicação em áudio no link da noticia oficial em baixo

O ministro do Ambiente não consegue "ter uma perspetiva tão otimista" quanto ao prazo de resolução do problema, "enquanto não for concluído o trabalho" que o Executivo encomendou à Universidade de Aveiro, que consiste num censo nacional de animais errantes.

João Pedro Matos Fernandes defende que a estratégia do Governo também passa pela esterilização e pela promoção de campanhas de adoção, uma política que "no próximo ano será mais evidente", mas que já está a ser financiada.

Até lá, o Governo tem no terreno a elaboração de uma cartografia com todos os abrigos de animais que existem, com o objetivo de protegê-los em situações como fogos rurais. Questionado sobre a morte de 14 cães, no mês passado, que estavam num abrigo ilegal em Castro Marim, na sequência de um incêndio, o ministro do Ambiente afirma que estaria a mentir "se dissesse que estão ali [na cartografia] 100% dos abrigos, é impossível fazê-lo."

No entanto, João Pedro Matos Fernandes garante que esse levantamento está a ser robustecido com a ajuda dos municípios, para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer.


Fonte: tsf.pt         Link: https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/centros-de-recolha-animal-cada-vez-mais-cheios-desde-o-fim-do-abate-de-animais-de-companhia-14165148.html
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo