Deficiente-Fórum
..:: Deficiente-Forum - Mundo Animal : Responsável: Nandito => Notícias & Eventos => Tópico iniciado por: Nandito em 04/12/2025, 09:37
-
Deputado do Chega castrou ilegalmente gato na sede do Chega
Redação
4 de Dezembro 2025
às 09:18
(https://sol.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/12/pedrofrazao.gato_.instagram-e1764839881971.jpg)
Cirurgia foi realizada por Pedro Frazão numa sala de reuniões, sem condições clínicas e em total violação das regras legais para intervenções veterinárias.
O deputado do Chega Pedro Frazão realizou uma castração ilegal ao gato António, um dos animais de estimação do partido, dentro da própria sede. A denúncia foi revelada esta semana pela revista Sábado, que teve acesso a fotografias da intervenção.
Segundo a publicação, a cirurgia aconteceu a 5 de fevereiro de 2021, quando Frazão, veterinário de profissão, era vogal da direção do Chega. As imagens mostram o animal deitado sobre uma toalha colocada numa secretária de uma sala de reuniões, um espaço frequentemente usado para encontros com jornalistas.
A Sábado ouviu o bastonário da Ordem dos Veterinários, Pedro Fabrica, que esclareceu que cirurgias como a esterilização “só podem ser realizadas em centros de atendimento médico-veterinários autorizados pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária” ou, em casos específicos, nos gabinetes médico-veterinários de Centros de Recolha Oficial e apenas para animais recolhidos ou abrangidos por programas municipais.
As fotografias divulgadas mostram ainda o rasto de sangue deixado pela intervenção e evidenciam, segundo o bastonário, a ausência de requisitos mínimos de segurança: “É necessário garantir rigor técnico, condições físicas adequadas, meios apropriados, assepsia e adequação dos locais onde estas cirurgias se realizam”.
Fonte: sol.sapo.pt Link: https://sol.sapo.pt/2025/12/04/deputado-do-chega-castrou-ilegalmente-gato-na-sede-do-chega/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=app&utm_campaign=destaques