Deficiente-Fórum
..:: Deficiente-Forum - Mundo Animal : Responsável: Nandito => Notícias & Eventos => Tópico iniciado por: Nandito em 15/02/2022, 23:34
-
Alegados maus-tratos a cavalos em Valongo estão sob investigação
15 de fevereiro 2022 às 22:03
"Vimos muitos animais em mau estado, que se apresentavam subnutridos, mas o dono da exploração alegou já terem sido recolhidos assim. Cabe agora à DGAV fazer a verificação das informações recolhidas", disse o veterinário da autarquia de Valongo.
(https://cdn1.newsplex.pt/fotos/2022/2/15/810000.jpg?type=Artigo)
Fonte de imagem: ©Dreamstime
A Câmara de Valongo, a Brigada de Proteção Ambiental da PSP e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) estão a investigar alegados maus-tratos numa exploração de cavalos na zona de Ermesinde. As autoridades foram alertadas por uma denúncia anónima, tendo na segunda e terça-feira aparecido na exploração, situada na freguesia de Sampaio, para avaliar o atual estado dos animais, revelou Fernando Rodrigues, veterinário da autarquia, em declarações à agência Lusa.
"Fui juntamente com a DGAV verificar se havia maus-tratos a animais e se havia cadáveres de animais na exploração, como dava a entender a denúncia feita. Percorremos todo o perímetro da exploração, e fora dela, e não encontrámos animais mortos", disse o veterinário, que afasta o cenário de "maus-tratos a animais".
"Vimos muitos animais em mau estado, que se apresentavam subnutridos, mas o dono da exploração alegou já terem sido recolhidos assim. Cabe agora à DGAV fazer a verificação das informações recolhidas", acrescentou o veterinário.
Fernando Rodrigues quis clarificar que também há "animais em bom estado", situação que não abona em favor dos alegados "maus-tratos a animais" com que avança a denúncia. E hoje foi feita "a verificação, um a um, dos 83 cavalos que estão na exploração", além de lhes ter sido "garantido alimento",
Segundo o médico veterinário, a DGAV, que "ficou com o dispositivo do chip dos cavalos, vai averiguar se a exploração está licenciada - e caso não esteja será levantado um auto -, a proveniência dos animais e se foram entregues naquele estado de debilidade, pois se o chip estiver ativo estará indicado o dia e a hora em que o cavalo foi entregue ao novo proprietário".
Fonte: sol.sapo.pt Link: https://sol.sapo.pt/artigo/762502/alegados-maus-tratos-a-cavalos-em-valongo-estao-sob-investigacao-#