Deficiente-Fórum
..:: Deficiente-Forum - Mundo Animal : Responsável: Nandito => Notícias & Eventos => Tópico iniciado por: Nandito em 12/08/2022, 17:06
-
Covilhã cria comissão de apoio à população e banco alimentar para animais
DN/Lusa
12 Agosto 2022 — 14:14
(https://static.globalnoticias.pt/dn/image.jpg?brand=DN&type=generate&guid=cc832339-66f2-4315-b4d2-e7aa4152ad8d&w=800&h=450&t=20220812131503)
O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira© Filipe Pinto/Global Imagens
"Estamos a inventariar os prejuízos para agilizar no acesso às medidas de apoio que já existem e a outras que possam surgir", afirmou o autarca da Covilhã.
A Câmara da Covilhã criou uma comissão de apoio e acompanhamento à população e um banco alimentar para animais, para fazer face, no imediato, às dificuldades causadas pelo incêndio que teve início sábado, no concelho.
"Ontem [quinta-feira] reunimos o Conselho Municipal de Segurança, na modalidade restrita. Tomaram-se uma série de medidas e deliberações, partindo do pressuposto que a área ardida é de 3.500 hectares de matos e florestas. Decidimos criar uma comissão de apoio e acompanhamento à população, um banco alimentar para animais, para distribuição de rações e alimentos para os mesmos, e apoiar com uma equipa veterinária municipal, para avaliar e cuidar de animais feridos", afirmou hoje à Lusa, Vitor Pereira.
O incêndio rural que lavra desde sábado na serra da Estrela atingiu os concelhos da Covilhã (distrito de Castelo Branco), Manteigas, Gouveia e Guarda (distrito da Guarda), passado a meio da manhã de quinta-feira para o concelho de Celorico da Beira (distrito da Guarda).
O presidente deste município do distrito de Castelo Branco disse ainda que a reunião serviu também para ratificar o despacho de ativação do Plano Municipal de Proteção Civil, que aconteceu na segunda-feira e que teve efeitos imediatos, por ser uma competência dele próprio, enquanto presidente.
"Vamos ajudar a operacionalizar as madeiras ardidas, de acordo com o plano do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF)", adiantou Vitor Pereira, sublinhando ainda que, "no curto e médio prazo, relativamente à matéria ardida", o município vai apoiar.
"O ICNF vai ter um mecanismo de compensação financeira e nós vamos ajudar nessa tarefa", salientou.
A Câmara da Covilhã vai também desenvolver medidas de estabilização de emergência dos solos e apostar na reflorestação.
"Estamos a inventariar os prejuízos para agilizar no acesso às medidas de apoio que já existem e a outras que possam surgir", frisou.
O autarca deixou "uma palavra de agradecimento aos operacionais e de carinho e afeto para as populações que foram fustigadas pelo fogo, pelos prejuízos, por todas estas contrariedades e angústias".
"A Câmara Municipal está atenta e ao lado da população, passando já à ação", concluiu.
Fonte: dn.pt Link: https://www.dn.pt/sociedade/covilha-cria-comissao-de-apoio-a-populacao-e-banco-alimentar-para-animais-15088270.html