iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Dia Mundial do Cão: como podes viajar nos transportes públicos com animais  (Lida 7800 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Nandito

 
Dia Mundial do Cão: como podes viajar nos transportes públicos com animais

Adriana Santos
Hoje às 08:30



Cães em transportes públicos (Foto: O. Kurt/Unsplash)

Se já quiseste levar o teu quatro patas contigo num transporte, mas ficaste na dúvida se podias ou não, então este artigo é para ti

Hoje, 26 de agosto, celebra-se o Dia Mundial do Cão e, para marcar o dia, vamos ajudar-te a perceber se podes (ou não) viajar com o teu animal de estimação em transportes públicos. Isto porque se tens um cão, é normal que o queiras levar para todo o lado.

Antes de mais, de acordo com o Decreto-Lei n.º 58/2008, é permitido transportar animais de companhia gratuitamente desde que não sejam perigosos e estejam num contentor próprio que possa ser transportado como volume de mão.

Também é possível levar o animal fora da transportadora desde que esteja açaimado e com trela curta e que venha acompanhado pelo boletim de vacinas atualizado e a licença municipal. Neste caso, é necessário ter título de transporte próprio.


Fonte de imagem: away.iol.pt

Ainda assim, cada empresa pode criar as suas próprias regras para o transporte do animal.

Descobre como podes levar o teu cão em autocarros, metros e comboios.

Cães em autocarros

Quer viajes pela Carris, em Lisboa, pela STCP, no Porto, ou pela SMTUC, em Coimbra, as regras são sempre as mesmas: apenas é permitido levar o teu animal de estimação caso este não represente um perigo para os demais utilizadores e venha numa transportadora limpa e em bom estado de conservação. O animal não poderá ocupar um lugar.

Em viagens de longo curso pela Rede Expressos, a regra é a mesma – apenas é permitido transportar animais em transportadoras e desde que o volume tenha um tamanho adequado para ir no local apropriado. A grande diferença é que é obrigatório comprar o bilhete animal.

Não é possível levar animais em viagens internacionais.


Fonte de imagem: away.iol.pt

Cães dentro do metro

No Metro do Porto, apenas podes levar o teu animal de estimação caso este seja de pequeno porte e vá dentro de uma transportadora. Já no Metro de Lisboa, podes levar o teu cão tanto numa transportadora adequada, como fora dela, desde que açaimado, com trela curta e com o boletim de vacinas e a licença municipal.

Cães nos comboios

Quando o animal vai devidamente acondicionado numa transportadora que possa ser levada como volume de mão, o seu transporte é gratuito em qualquer comboio da CP.

Caso queiras levar o teu animal sem ser numa caixa transportadora, também o podes fazer. Nesse caso, tem de ir devidamente açaimado, com trela curta e acompanhado do boletim de vacinas e licença.

Vê as nossas dicas para levares o teu animal de estimação no carro https://away.iol.pt/mobilidade/viagem/6-dicas-para-transportar-um-animal-de-estimacao-no-carro/20211207/61af48270cf21847f09e4fc5

Se não levares o teu animal numa transportadora e se viajares nos comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra, o transporte é gratuito. Se fores de Alfa Pendular ou Intercidades, pagas o bilhete inteiro, e se fores de Regional ou InterRegional, pagas meio bilhete. Para adquirires o título de viagem, tens de fazê-lo obrigatoriamente na bilheteira mediante apresentação do boletim e vacinas com o código do chip ou do Documento de Identificação de Animal de Companhia (DIAC).


Fonte de imagem: away.iol.pt

Outras questões a ter em conta
Independentemente do tipo de transporte público, é proibido levares animais de raça potencialmente perigosa. De acordo com o Decreto-Lei n.º 312/2003, as raças potencialmente perigosas são cão de fila brasileiro, dogue argentino, pit bull terrier, rottweiler, staffordshire terrier americano, staffordshire bull terrier e tosa inu.

É também importante salientar que os animais só podem andar de transportes públicos caso estejam de boa saúde. Normalmente, apenas é permitido o transporte de um animal por pessoa.

Cães de auxílio, que incluem cães-guia, cães para surdos e cães de serviço, para pessoas com deficiência – que pode ser mental, orgânica ou motora – podem ser levados nos transportes públicos, independentemente de já estarem treinados ou em fase de treinamento. Neste caso, não precisam de ir açaimados.






Fonte: away.iol.pt                   Link: https://away.iol.pt/mobilidade/caes/dia-mundial-do-cao-como-podes-viajar-nos-transportes-publicos-com-animais/20220826/6307b17d0cf2ea4f0a595a7d
 

Online Nandito

 
Vai passar a haver o Dia Mundial do Cão da Serra da Estrela... e está para breve

SIC Notícias
Lusa
25 ago 2024 10:00



Bambu Productions

A iniciativa é da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela que "quer fazer tudo para divulgar, promover e preservar uma das grandes raças autóctones portuguesas".

O cão da Serra da Estrela vai ser celebrado no dia 8 de setembro no primeiro Dia Mundial dedicado aqueles caninos, para divulgar e promover aquela raça que "será a melhor do mundo".

A iniciativa é da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela que "quer fazer tudo para divulgar, promover e preservar uma das grandes raças autóctones portuguesas".

"Achamos que, para além de ser um património muito valioso entre as nossas raças autóctones, merece o nosso esforço em criar um evento que possa dignificar o cão e também as pessoas. A parte social que o cão teve ao longo destes milhares de anos, mas principalmente desde os últimos três séculos, merece essa dignificação", disse à agência Lusa o presidente da Associação, Paulo Peralta da Costa.

No dia 8 de setembro, a Associação desafia os donos dos animais em vários países do mundo a vir para a rua e reunirem-se nos parques, em passeios ou piqueniques de confraternização.

"Iremos estar na rua com os animais. Cada um que venha à rua traga o seu cão e envie fotos que vão ser publicadas numa página do Facebook. Vamos divulgar ao máximo para que a raça seja reconhecida por aquilo que ela é, como raça de trabalho de excelência, e nos dias de hoje mais do que isso", sustentou Paulo Peralta da Costa.

Para o presidente da Associação, o cão da Serra da Estrela é "provavelmente o melhor do cão do mundo", sendo "muito cuidadoso em família e com um temperamento fantástico, para além da beleza própria, quer seja na variedade de pelo comprido, quer seja na rusticidade da variedade de pelo curto".

O dirigente realçou que se trata de uma raça milenar que sempre foi usada para a proteção dos rebanhos e das propriedades e que perdeu muito desta dinâmica devido ao despovoamento do interior.

"Felizmente ainda existem uns quantos carolas que se dedicam à função do cão. Hoje, o cão da Serra da Estrela está disseminado um bocadinho por todo o mundo", assinalou Paulo Peralta da Costa.

A associação considera que o Dia Mundial do Cão da Serra da Estrela será também uma forma de valorizar todos aqueles que ainda têm a carolice de trabalhar na pastorícia, manter um bocadinho de vida no interior e que tem o cão para sua proteção.

A iniciativa será promovida em parceria com o Estrela Mountain Dog Club, associação do Reino Unido, onde há 13 anos é organizado anualmente um piquenique com animais, tutores e admiradores da raça.

"Aproveitando esse encontro, achámos que podíamos contribuir um bocadinho mais. Criámos ligações internacionais aos clubes da raça espalhados por todo o mundo e propusemos-lhes criar o Dia Mundial do Cão da Serra, no dia em que é feita aquela atividade, por forma a divulgarmos a raça e a colocar a raça no figurino canino que ela merece", salientou o presidente da Associação Portuguesa.

Os dinamizadores do Dia Mundial do Cão da Serra da Estrela lembram que a raça tem outras aptidões menos conhecidas como cão de terapia assistida, cão-guia, cão de trabalho de forças militares / policiais e até em busca e salvamento.

A Associação Portuguesa Cão da Serra da Estrela, criada em 1986, tem cerca de 600 associados, entre criadores, tutores e apreciadores da raça.





Fonte: sapo.pt                    Link: https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/vai-passar-a-haver-o-dia-mundial-do-cao-da_66caf3d206bfd4647300fef8
 

Online Nandito

 
Ter um animal de estimação faz bem à saúde (física e psicológica). Conheça cinco benefícios

Por Margarida Lopes Em 16:00, 25 Ago, 2024



A propósito do Dia Internacional do Cão, que se comemora amanhã, dia 26 de Agosto, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos veterinários (APIFVET) relembra que os animais de estimação estão associados a benefícios para a saúde dos seus tutores, quer a nível do bem-estar físico como psicológico.

Cinco benefícios de ter animais de companhia:

Saúde cardiovascular

Vários estudos indicam que ter um animal de estimação pode ajudar a reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Redução do stress

A interacção com animais de estimação pode reduzir significativamente os níveis de cortisol, uma hormona associada ao stress. Além disso, pode aumentar a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar.

Menos alergias
 
Vários estudos sugerem uma associação entre a exposição a gatos e cães durante o primeiro ano de vida de um bebé e uma menor incidência de alergias em crianças. Os estudos sugerem que a exposição precoce a alérgenos de animais de estimação pode promover uma resposta imunológica mais regulada.

Combate à solidão e à depressão

Animais de estimação oferecem companhia constante e podem ajudar a combater sentimentos de solidão e depressão. A presença de um gato ou cão em casa pode proporcionar um sentido de propósito e rotina, aspectos cruciais para a saúde mental.

Actividade física

Os cães ajudam os seus donos a serem mais activos, com os passeios obrigatórios, que além das caminhadas, envolvem normalmente um tempo reservado a brincadeiras, o que ajuda a cumprir as recomendações de actividade física diária.





Fonte: hrportugal.sapo.pt                   Link: https://hrportugal.sapo.pt/ter-um-animal-de-estimacao-faz-bem-a-saude-fisica-e-psicologica-conheca-cinco-beneficios/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
 

Online Nandito

 
Ter um cão pode fazer maravilhas pela sua saúde. Saiba como

26/08/24 09:56 ‧ Há 1 Hora por Notícias ao Minuto
Lifestyle Animais de estimação



© Shutterstock

Todos os anos, a 26 de agosto, celebra-se o Dia Mundial do Cão. Recorde os benefícios de ter um em casa.

Cães são considerados - desde sempre - os melhores amigos dos humanos. Porquê? Existem múltiplas razões para os patudos merecerem este título. Por isso, neste Dia Mundial do Cão, 26 de agosto, relembramos os benefícios para a saúde de ter um cão em casa.

 
Segundo os cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, autores do 'Get Healthy, Get a Dog', um relatório especial de saúde, existe "um número crescente de estudos mostra que ter um cão pode proporcionar companhia; ajudá-lo a ser mais ativo; tornar as crianças mais calmas, mais seguras e mais responsáveis; melhorar a vida das pessoas idosas; ajudá-lo a ser mais calmo, mais atento e mais presente na sua vida; torná-lo mais sociável e menos isolado; e aliviar o stress".

Para além disto, outros estudos concluíram que os donos de cães têm "uma tensão arterial mais baixa e níveis de colesterol mais saudáveis, assim como um menor risco de doença cardíaca" do que as pessoas sem cães.

Claro, os donos de cães também "são menos propensos a crises de solidão, ansiedade e depressão" e, aliás,  a simples ação de "acariciar o seu cão pode fazer com que se sinta menos stressado".






Fonte: noticiasaominuto.com                   Link: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2621150/ter-um-cao-pode-fazer-maravilhas-pela-sua-saude-saiba-como
 

Online Nandito

 
26 de Agosto - Dia do cão: Núcleo de Cinotecnia da Marinha já realizou 130 ações este ano

ATUALIDADE - 2024-08-26, 10:30



O Núcleo de Cinotecnia da Marinha, integrado na Escola de Fuzileiros, realizou até ao momento em 2024, 130 ações, nomeadamente ações na busca e deteção de estupefacientes, ações na busca e deteção de explosivos, participação em demonstrações de capacidades e participações em diferentes cerimónias militares e civis

​​​​Criado em 1974, o Núcleo Cinotécnico da Marinha celebra este ano 50 anos de existência. O Núcleo, que conta atualmente com 6 tratadores certificados, tem como atuação principal a busca e deteção de odores (estupefacientes e explosivos).
 
Desenvolve um projeto de formação, treino e emprego de cães de ação tática, para que possa dar resposta às necessidades das unidades operacionais nestas áreas.
 
O Núcleo de Cinotecnia possui nas suas fileiras 14 Canídeos, 10 formados e certificados nas várias vertentes, nomeadamente na busca e deteção de estupefacientes, na busca e deteção de explosivos e em  ação tática, tendo recebido recentemente um reforço de 4 canídeos que se encontram em formação nas vertentes de odores e ação tática.
 
Por: Marinha Portuguesa





Fonte: avozdoalgarve.pt                    Link: https://www.avozdoalgarve.pt/d/26-de-agosto-dia-do-cao-nucleo-de-cinotecnia-da-marinha-ja-realizou-130-acoes-este-ano/79848
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo