iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Cuidado. A lagarta do pinheiro já anda por aí e pode matar o seu cão  (Lida 548 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ana-S

 


A processionária, conhecida como lagarta do pinheiro, já começou a surgir em várias zonas do país, como é o caso de Oeiras, Almada, Sesimbra ou zona oeste do Algarve, e há que ter muita atenção ao passear o seu cão, já que é um perigo para ele e pode mesmo ser fatal.

A lagarta alimenta-se das agulhas do pinheiro e constrói o ninho nas extremidades dos ramos. Entre janeiro e maio, as lagartas começam a descer das árvores em procissão – daí o nome – e enterram-se no solo para passarem a borboleta (fase adulta).

É na altura em que se passeiam em procissão que mais chamam a atenção dos cães, que ficam curiosos com o movimento daqueles insetos de tom alaranjado e aspeto inofensivo. Mas a verdade é que são bastante perigosas para o seu animal.

“A lagarta do pinheiro possui uma toxina nos seus pelos, que constituem a sua proteção externa, e que tem a capacidade de produzir uma reação alérgica grave”, conforme explica à PiT a médica veterinária Susana Valadas Azinheira, diretora clínica do Alma Veterinária – Hospital.

Língua pode ser muito afetada pela lagarta do pinheiro
E como? “Pelo seu carácter curioso, os cães contactam com a lagarta pela mucosa oral e língua, produzindo localmente uma inflamação muito exuberante que induz um inchaço (edema) marcado e que pode evoluir para necrose da língua e reação anafilática grave”, acrescenta. Pode mesmo ser fatal.

Quando vemos estas filas de lagartas, temos a tendência natural de nos afastarmos, mas isso não acontece com os nossos cães – que sentem uma grande curiosidade. Quando se aproximam para as cheirar, esse contacto pode então a uma obstrução das vias aéreas e provocar necrose na língua do seu patudo. Por isso, atenções redobradas a partir de agora e evite zonas onde haja pinheiros e e outras árvores “resinosas”.

“No caso de o tutor identificar um edema súbito da língua ou salivação excessiva após passeio, deve dirigir-se com urgência ao seu médico veterinário”, sublinha Susana Valadas Azinheira.

fonte: https://pit.nit.pt/saude/cuidado-lagarta-do-pinheiro-ja-anda-por-ai-e-pode-matar-o-seu-cao?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR2SVGbkoJYCBUf9BQPhUFvHVZBRHkIriCrz4TRItwrGCov2vyRb25AXKWA#Echobox=1673366239
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo