Deficiente-Fórum
..:: Deficiente-Forum - Mundo Animal : Responsável: Nandito => Notícias & Eventos => Tópico iniciado por: Nandito em 12/01/2023, 22:53
-
Abandono de animais aumentou com a inflação. Bloco propõe serviço público de cuidados veterinários
Luís Claro-
12.01.2023, 11:53
(https://onovo.pt/binrepository/616x380/0c0/616d380/none/12206/DGUE/whatsapp-image-2023-01-12-at-11-27_1-2456863_20230112112953.jpg)
Fonte de imagem: onovo.pt
BE apresentou um projecto de resolução na Assembleia da República com medidas de emergência e garante que o abandono está a aumentar devido à inflação. Constituir um serviço público de cuidados veterinários é uma das propostas.
O Bloco de Esquerda apresentou um projecto de resolução a recomendar ao Governo um conjunto de medidas para travar o abandono de animais. Os bloquistas começam por explicar que “um dos efeitos causados pela inflação é o aumento do abandono de animais de companhia” e pretendem criar um plano para mitigar esta realidade.
Constituir um serviço público de cuidados veterinários e de esterilizações, criar um programa de apoio de emergência a associações que cuidem de animais abandonados ou desenvolver uma campanha de sensibilização para a adopção são algumas das propostas dos bloquistas.
De acordo com os dados da PSP e da GNR, 637 animais foram abandonados até Dezembro de 2022. Em 2021, os centros de recolha receberam mais de 43 mil animais – mais 12 mil do que no ano anterior.
“Destes, apenas 25 mil foram adoptados e 2 mil foram eutanasiados. A estes números há que acrescentar os animais detidos e tratados por associações. É, portanto, um problema já de grande dimensão que se está a agravar à medida que o poder de compra das famílias diminuí”, refere o diploma.
Fonte: onovo.pt Link: https://onovo.pt/politica/abandono-de-animais-aumentou-com-a-inflacao-bloco-propoe-servico-publico-de-cuidados-veterinarios-DG13518469