ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Alentejo regista aumento de animais errantes, alerta CAGIA  (Lida 17 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Online Nandito

 
Alentejo regista aumento de animais errantes, alerta CAGIA

O Digital
03 Outubro 2025 10:54



Alentejo regista aumento de animais errantes, alerta CAGIA

O Dia Mundial do Animal, assinalado este sábado, 4 de outubro, fica marcado por um alerta do Canil e Gatil Intermunicipal (CAGIA) sobre o aumento de animais errantes. No Alentejo, os dados do CAGIA confirmam a tendência de crescimento. Em 2022 foram recolhidos 275 cães, número que subiu para 282 em 2023. Já em 2024 [...]

O Dia Mundial do Animal, assinalado este sábado, 4 de outubro, fica marcado por um alerta do Canil e Gatil Intermunicipal (CAGIA) sobre o aumento de animais errantes.

No Alentejo, os dados do CAGIA confirmam a tendência de crescimento. Em 2022 foram recolhidos 275 cães, número que subiu para 282 em 2023. Já em 2024 o total foi de 372.


Entretanto, em 2025, só até 30 de setembro, foram recolhidos 358 cães. Assim, prevê-se que o número final ultrapasse todos os anos anteriores.

Por outro lado, a recolha de gatos tem diminuído. Tal resultado deve-se ao programa CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), que controla colónias felinas em vários municípios da região.

Ao nível nacional, os dados seguem a mesma tendência. Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), existem atualmente cerca de 930 mil animais errantes em Portugal Continental.

De acordo com o ICNF, em 2023 foram recolhidos das ruas 45 148 animais. Este é o valor mais elevado de sempre registado no país.

No Dia Mundial do Animal, o CAGIA relembra que o abandono é crime em Portugal desde 2014. Além disso, reforça a obrigatoriedade da identificação eletrónica de cães, gatos e furões.


Entre 2022 e 2024, apenas 0,02% dos animais recolhidos pelo CAGIA regressaram aos seus tutores graças ao microchip. O dispositivo facilita a recuperação de animais perdidos.

O CAGIA recorda ainda que a Convenção Europeia para a Proteção dos Animais de Companhia entrou em vigor em Portugal em 1994. Este marco reforçou a importância da proteção e bem-estar animal.

Criado em 2010, o CAGIA serve 12 municípios do Alentejo. Além da recolha de animais errantes, promove campanhas de adoção, ações de sensibilização e garante cuidados de saúde animal.






Fonte: sapo.pt                    Link: https://sapo.pt/artigo/alentejo-regista-aumento-de-animais-errantes-alerta-cagia-68df9da5aeaacd60681bb14c
"A justiça é o freio da humanidade."
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo