ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: 3 de Dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência  (Lida 8461 vezes)

paulomiguel e 10 Visitantes estão a ver este tópico.

Online pantanal

 
O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa promove, no próximo dia 3 de dezembro de 2025, entre as 09h00 e as 13h00, uma iniciativa comemorativa do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, reforçando o seu compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades.

O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, em Faro, vai desenvolver uma intervenção integrada que articula o percurso académico e desportivo dos seus estudantes. A valorização do desporto como ferramenta de desenvolvimento pessoal, social e cívica é uma prioridade, assim como a criação de um ambiente escolar inclusivo.

A iniciativa visa promover inclusão através do desporto adaptado, e o programa inclui a sessão “A Mente de um Campeão”, com a participação de atletas da seleção nacional de andebol em cadeiras de rodas, terminando com uma demonstração prática.

Destaca-se igualmente a participação dos atletas Rui Rodrigues e Gabriel Miranda, da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, que integram a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas e estão a competir neste momento no Campeonato Europeu, na Lituânia, entre os dias 25 e 30 de novembro.

O evento é de entrada livre e terá lugar no dia 3 de dezembro, entre as 9h00 e as 13h00, na Escola Secundária Pinheiro e Rosa.



Fonte: https://jornaldoalgarve.pt/agrupamento-de-escolas-pinheiro-e-rosa-assinala-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia/
 

Online migel

 
Mensagem para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


O SECRETÁRIO-GERAL

3 de dezembro de 2025

As pessoas com deficiência estão a transformar sociedades, liderando a inovação, influenciando políticas e mobilizando-se pela justiça. No entanto, muitas vezes, são privadas de um lugar na tomada de decisões.

A Declaração Política de Doha, adotada no mês passado durante a Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social, reafirma uma verdade fundamental: não pode haver desenvolvimento sustentável sem a inclusão das pessoas com deficiência.

As pessoas com deficiência impulsionam o progresso benéfico para todos. A sua liderança melhorou a preparação para catástrofes, expandiu a educação e o emprego inclusivos e garantiu que as respostas humanitárias cheguem aos que estão em maior risco.

Muitas das inovações que moldam o nosso dia a dia, desde mensagens de texto a tecnologias de comando por voz, começaram como soluções desenvolvidas por e para pessoas com deficiência.

Ainda assim, há barreiras sistémicas que persistem: a discriminação, a pobreza e os serviços inacessíveis continuam a limitar a participação de mais de mil milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo.

Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comprometamo-nos a trabalhar lado a lado com as pessoas com deficiência, em toda a sua diversidade, como parceiros iguais.

Quando a inclusão é real, todos beneficiam. Juntos, podemos construir sociedades mais acessíveis e resilientes, onde todos prosperamos.


Fonte: https://unric.org/pt/mensagem-para-o-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia-2/
 

Online Nandito

 
Caminhada pela Inclusão assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em Loulé

By Jorge Matos Dias on 5 de Dezembro de 2025







Cerca de 80 utentes da EXISTIR – Associação para a Intervenção e Reabilitação de Populações Deficientes e Desfavorecidas – percorreram esta quarta-feira as ruas de Loulé numa caminhada inclusiva, iniciativa que marcou as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Acompanhados por técnicos e pela direção da instituição, os participantes fizeram uma pausa em frente aos Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo executivo municipal, que se quis associar à iniciativa. O momento serviu não só para dar visibilidade ao trabalho da EXISTIR, mas também para sensibilizar a comunidade para a importância da inclusão.

“Queremos mostrar que todos podem e devem estar incluídos na comunidade, e que estas pessoas não têm de estar fechadas em casa, como infelizmente ainda acontecia há alguns anos“, afirmou Dário Bernardo, presidente da associação.

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto, sublinhou a necessidade de igualdade de oportunidades. “Ao longo destes anos como autarca, tenho contactado com muitas pessoas que vivem nesta situação e que têm uma capacidade enorme. Encontrei aqui um rapaz em cadeira de rodas que foi trabalhador temporário na Junta de Quarteira e que, até de muletas, fazia calçada. Temos de construir um mundo verdadeiramente igualitário, onde todos tenham as mesmas oportunidades“, destacou.

A caminhada prosseguiu pela Rua das Lojas, onde os participantes puderam interagir com a população, terminando com uma fotografia de grupo. No entanto, a própria atividade revelou desafios por superar: muitos utentes não conseguiram participar devido a limitações físicas do percurso, uma situação que a autarquia já anunciou pretender rever no futuro.

Celebrado anualmente a 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem como objetivo promover os seus direitos, bem-estar e participação plena em todas as esferas da sociedade. As comemorações de 2025 decorrem sob o tema “Promover sociedades inclusivas para pessoas com deficiência para avançar no progresso social”.






Fonte: planetalgarve.com                        Link: https://planetalgarve.com/2025/12/05/caminhada-pela-inclusao-assinala-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia-em-loule/
"A justiça é o freio da humanidade."
 

Online migel

 
AFONSO TAVARES FOI O MENTOR, MÁRCIA COSTA A “APRENDIZ”

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o BCR uniu duas figuras do Basquetebol nacional
COMPETIÇÕES
3 DEZ 2025


Hoje, 3 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Para celebrar a data, a FPB lançou o repto a Márcia Costa, jogadora do GDESSA e da seleção nacional sénior feminina, de experimentar Basquetebol em cadeira de rodas, tendo como mentor Afonso Tavares, atleta do GDD Alcoitão, referência da seleção sub23 e membro da seleção sénior de BCR.

Entre “provocações” amigáveis e muitas gargalhadas, a química da dupla veio à tona e ficou registada nas câmaras da . “Estou a sentir que estou a ser bastante ousada”, brincou Márcia Costa, que fez um balanço positivo da experiência e deixou uma mensagem para todos os fãs de Basquetebol. “Vejam Basquetebol, vejam BCR. Apareçam nos pavilhões!”.



Fonte: https://www.fpb.pt/noticia/afonso-tavares-foi-o-mentor-marcia-costa-a-aprendiz/


 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo